A arbitragem do Universo AF Setúbal a crescer com vista para o futuro! Entre sexta-feira e domingo, foram oito os jovens árbitros da nossa região aqueles que tiveram, este ano, a oportunidade de participar no Encontro Nacional do Árbitro Jovem, evento anual organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) que, na sua 17.ª edição, reuniu 110 árbitros com menos de 18 anos, em representação de todas as associações de futebol distritais e regionais.

 

Afonso Rocha e Francisco Veiga (Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal), Guilherme Rosário e Tomás Dias (Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal), João Claudino e Hilário Lopes (Núcleo de Árbitros de Futebol de Pinhal Novo), Dulce Soares (Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro) e Diogo Mafra (Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul), numa comitiva liderada por Paulo Parreira, elemento do Conselho de Arbitragem da AFS com o pelouro da Formação, constituíram a representação da arbitragem da AF Setúbal num ação “muito positiva”.






O evento revestiu-se de mais um grande momento formativo para a arbitragem nacional. Os mais de 100 jovens árbitros (categoria CJ) foram avaliados pelo seu comportamento e realizaram testes escritos e vídeo-testes e no final, em função dos resultados obtidos, ficou espelhada uma classificação da qual sobressaíram, nos lugares de destaque, dois nomes da representação da AF Setúbal: Dulce Soares e Afonso Rocha.

 

Presença na Supertaça Cândido de Oliveira

 

A premiação da APAF pelos destacados resultados obtidos pelos jovens árbitros passa pela integração em equipas de arbitragem que vierem a ser nomeadas para algumas das finais das competições seniores de futebol e de futsal, organizadas pela FPF e Liga.

 

Neste sentido, as avaliações de topo conseguidas por Dulce Soares e Afonso Rocha vão permitir à dupla de jovens árbitros integrarem a equipa de arbitragem que vier a ser nomeada para o jogo de futebol referente à edição 2018/19 da Supertaça Cândido de Oliveira.  

 

Três dias de entusiasmo

 

Paulo Parreira não hesitou, na hora de fazer um balanço da presença da arbitragem da AF Setúbal no evento, em considerar a ação “muito positiva”.

 

“Foi uma jornada de formação muito interessante, a qual envolveu a participação de um conjunto de formadores de excelência, das mais diversas áreas”, elogiou o elemento do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, responsável pelo pelouro formativo.



 

“Todos estiveram muito bem e reconheceram que saíram mais entusiasmados e motivados para seguir a construir uma carreira na arbitragem”, elogiou sobre a participação dos oito jovens num evento onde tiveram a “oportunidade de partilhar experiências com os colegas e, entre outros momentos de grande interesse, presenciar toda a preparação que antecedeu o jogo SC Braga-Rio Ave FC por parte da equipa de arbitragem nomeada para o encontro da Liga NOS”, vincou Paulo Parreira.

 

Refira-se que o desafio mencionado, disputado no Estádio Municipal de Braga, contou a presença de todos os participantes no 17.º Encontro Nacional do Árbitro Jovem.

 

“Estes jovens são o futuro da nossa arbitragem regional e a nossa ambição é que muitos mais possam integrar, o mais cedo possível, um percurso formativo, que lhes permita garantir mais e melhores conhecimentos de forma a potenciar uma carreira projetada para os níveis superiores”.

 

“A AF Setúbal, Conselho de Arbitragem e os núcleos de árbitros continuam, afincadamente, a trabalhar nessa, necessária, prospeção, de forma a fortalecer o quadro de árbitros da nossa região”.

 

Recorde-se que durante este mês vão começar novos cursos de árbitros de futebol e de futsal. Ver AQUI mais informações.