Entre sexta e domingo, no concelho de Oeiras, 31 árbitros de futebol e de futsal dos quadros da AF Setúbal integraram a primeira ação de formação e avaliação da época 2019/20, numa iniciativa promovida pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Associação de Futebol de Setúbal.

O evento, que decorreu além-região pelo terceiro ano consecutivo, voltou a culminar uma jornada de particular importância formativa, a qual envolveu os elementos da estrutura do CA, da Comissão de Apoio Técnico (futebol e futsal) e, à semelhança das iniciativas anteriores, o contributo de convidados de eleição, que neste caso foram Florentino Mendonça, João Capela, Hélder Malheiro e ainda o treinador Henrique Silva.

“O balanço é altamente positivo. Três dias de trabalho, que reconhecidamente, foram aproveitados pelos árbitros”, começou por avaliar o presidente do CA da AF Setúbal, José Manuel Esteves, a propósito daquela que foi a ação formativa de início de época, a qual contou com componentes práticas e teóricas, envolvendo testes de avaliação físicos e escritos, dinamizadas no Estádio Nacional e no pavilhão da ES Vieira da Silva, em Carnaxide.

Em resultado da concentração de três dias, que teve como ponto de estada uma unidade hoteleira em Oeiras, José Manuel Esteves não hesitou em vincar que “esta ação reforçou a união dos árbitros e dos núcleos de arbitragem de futebol e de futsal, contribuindo, com a prestigiada participação dos convidados, para o fomento do conhecimento e proximidade da nossa arbitragem”.

Pelo terceiro ano consecutivo o arranque das ações formativas do CA contou com o apoio da Direção da AF Setúbal, a qual esteve representada na sessão de abertura pelo presidente Francisco Cardoso, o qual elogiou a organização do evento, saudando a presença de todos e desejando uma época que vá ao encontro dos objetivos dos árbitros, sinónimo de um bom trabalho em nome do futebol e futsal da nossa região.

Sobre a colaboração institucional, mais uma vez, assumida pela Direção da AF Setúbal, José Manuel Esteves reiterou o “agradecimento do CA pelo apoio fundamental, evidenciando o investimento que continua a ser promovido na qualidade e no futuro da arbitragem que é representativa da AF Setúbal”. 

Refira-se que estiveram presentes na ação, 23 árbitros e árbitros assistentes de futebol e 8 árbitros de futsal, de ambos os géneros.