A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal. 


Lei 14 – O pontapé de penálti

 

FUTEBOL

(O pontapé de penálti)

 

Sabia que um pontapé de penálti é assinalado quando um jogador cometer uma infracção punida com pontapé-livre direto dentro da sua própria área de penálti?

Sabia que a bola tem de estar imóvel, assim como, os postes a barra transversal e a rede das balizas?

Sabia que o executante do pontapé de penálti deve ser claramente identificado e que o guarda-redes deve permanecer na linha de baliza entre os postes e de frente para o executante?

Sabia que todos os restantes jogadores devem encontrar-se a pelo menos 9,15 metros da marca de penálti, atrás dessa marca, dentro do terreno de jogo e fora da área de penálti?

Sabia que a bola tem de ser pontapeada para a frente e que o jogador pode executar o pontapé de penálti com o calcanhar?

Sabia que se um jogador executar um pontapé de penálti para trás, esse pontapé é anulado e o jogo recomeçará com um pontapé-livre indireto contra a equipa desse jogador? 

Sabia que se um jogador colega de equipa do executante identificado executar o pontapé o jogo recomeçará com um pontapé-livre indireto contra a equipa desse jogador e ele será advertido?

Sabia que se o jogador executante simular pontapear a bola depois de ter concluído a corrida o jogo recomeçará com um pontapé-livre indireto contra a equipa desse jogador e ele será advertido?

Sabia que se antes de a bola entrar em jogo um jogador de cada equipa invadir a área de penálti qualquer que seja o resultado do pontapé o mesmo será repetido?

Sabia que como está referido na Lei 7 o árbitro pode conceder um tempo adicional para permitir que um pontapé de penálti seja executado e concluído no final de cada parte do jogo?

 

 

FUTSAL 

(Pontapé de grande-penalidade)

 

Sabia que o executante do pontapé de grande-penalidade deve estar devidamente identificado?

Sabia que os jogadores, à exceção do executante, deverão encontrar-se, fora da área de grande-penalidade, atrás da marca da grande-penalidade e à distância mínima de 5 metros dessa marca?

Sabia que o executante do pontapé de grande-penalidade deve pontapear a bola para a frente?

Sabia que na marcação do pontapé de grande-penalidade, não se aplica a regra dos 4 segundos?

Sabia que se o executante do pontapé de grande-penalidade não pontapear a bola para a frente, os árbitros interrompem o jogo e ordenam o seu recomeço com um pontapé-livre indireto a ser executado pela equipa defensora?

Sabia que se um pontapé de grande-penalidade for executado por um colega de equipa do jogador previamente identificado, os árbitros interrompem o jogo, advertem o infrator por comportamento antidesportivo e ordenam o seu recomeço o jogo com um pontapé-livre indireto, a favor da equipa defensora?

Sabia que se o executante do pontapé de grande-penalidade pontapeia a bola para a frente para permitir que um colega de equipa a remate para a baliza, os árbitros validam o golo, desde que observado todo o procedimento para o pontapé de grande-penalidade estipulado na Lei 14?

Sabia que se um período for prolongado para a execução dum pontapé de grande-penalidade, os árbitros devem permitir que o guarda-redes defensor seja substituído por outro jogador ou por um substituto habilitado, ainda que neste caso se deva seguir o procedimento de substituição?

 

 

FUTEBOL DE PRAIA

(O pontapé de penálti) 

 

Sabia que a bola é colocada na marca do pontapé de grande-penalidade imaginária no centro da linha da área de grande-penalidade, a 9 metros do centro da baliza?

Sabia que o jogador executante do pontapé de grande-penalidade deve estar claramente identificado, sendo o jogador que sofreu a falta, exceto se se encontrar gravemente lesionado, e neste caso será o seu substituto a executar o pontapé?

Sabia que o executante do pontapé de grande-penalidade deve chutar a bola para a frente?

Sabia que se o executante do pontapé de grande-penalidade pontapeia a bola para a frente para permitir que um colega de equipa a remate para a baliza, os árbitros validam o golo, desde que não tenha sido cometido nenhuma infração por essa equipa?

Sabia que se for outro jogador que não o designado a executar o pontapé de grande-penalidade, deverá ser concedido um pontapé-livre à equipa adversária e o jogador deverá ser advertido por comportamento antidesportivo?