A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal. 



Lei 16

 


FUTEBOL

 

(O pontapé de baliza)

 

Sabia que um pontapé de baliza é assinalado quando a bola ultrapassar totalmente a linha de baliza tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, sem que seja obtido golo?

 

Sabia que se pode marcar um golo directamente de um pontapé de baliza, mas somente contra a equipa adversária?

 

Sabia que se a bola entrar diretamente na baliza do executante, é concedido um pontapé de canto à equipa adversária?

 

Sabia que num pontapé de baliza a bola pode ser colocada em qualquer ponto da área de baliza?

 

Sabia que a bola está em jogo logo que seja pontapeada e se mova claramente não sendo necessário sair da área de penálti?

 

Sabia que se após a bola estar em jogo o executante tocar a bola novamente antes de esta ter sido jogada por outro jogador é assinalado um pontapé-livre indireto contra a sua equipa? E se for com a mão passará a livre-direto?

 

Sabia que se um jogador atacante entrar na área de penálti antes de a bola estar em jogo e cometer uma falta ou sofrer uma falta o pontapé de baliza é repetido e o jogador infrator pode ser advertido ou expulso, dependendo da infracção?

 

 

FUTSAL

 

(O lançamento de baliza)



Sabia que um lançamento de baliza é concedido quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza, seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, sem que se tenha marcado um golo em conformidade com a Lei 10?

Sabia que não se pode marcar golo diretamente a partir de um lançamento de baliza?

Sabia que o guarda-redes executante pode lançar a bola – com as mãos – a partir de qualquer ponto da área de grande-penalidade?

Sabia que o guarda-redes executante tem somente 4 segundos para a execução?

Sabia que não sendo a bola lançada diretamente para fora da área de grande-penalidade será repetido o lançamento de baliza, mas a contagem dos 4 segundos continua aonde se encontrava?

Sabia que se, após a bola entrar em jogo, o guarda-redes executante tocar a bola novamente (exceto com as mãos) e antes que esta tenha tocado outro jogador, será concedido um pontapé-livre indireto mas se tocar a bola intencionalmente com as mãos e antes que esta tenha tocado outro jogador será concedido um pontapé-livre direto à equipa adversária, se a falta for cometida fora da sua área de grande-penalidade.

 

Sabia que o lançamento de baliza pode ser executado com jogadores adversários do guarda-redes executante dentro da área de grande-penalidade desde que nenhum desses jogadores tocar a bola ou impedir o correto procedimento do lançamento de baliza?

Sabia que não é necessário que o guarda-redes tenha a bola nas mãos para que os árbitros iniciem a contagem dos 4 segundos?

 

Sabia que se o guarda-redes infringir a regra dos 4 segundos a sua equipa será punida com um pontapé-livre indireto em cima da linha da área de grande- penalidade?

 

Sabia que após a bola entrar em jogo, o guarda-redes executante tocar a bola novamente no seu meio-campo, cedida deliberadamente por um colega de equipa e antes de tocada por um adversário será concedido um pontapé-livre indireto à equipa adversária?

 

 

FUTEBOL DE PRAIA

 

(O lançamento de baliza)

 

Sabia que todas as questões colocadas para o Futsal, exceto as duas últimas, também se aplicam ao Futebol de Praia?

 

Sabia que se o guarda-redes demora mais do que 4 segundos a executar o lançamento de baliza, a sua equipa será punida com um pontapé-livre a ser executado pela equipa adversária desde o ponto imaginário do centro da linha imaginária do meio-campo?