O União Futebol Comércio e Indústria festejou, no passado dia 23 de junho, numa unidade hoteleira de Setúbal, o seu 101.º aniversário. Evento de celebração que reuniu largas dezenas de convidados, entre representantes dos órgãos sociais do clube, autarquias locais, dirigentes associativos, com a AF Setúbal a ser representada pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso, técnicos, atletas, associados e adeptos do emblema alvinegro.



 

Na sequência da noite festiva de fervor alvinegro, que contou com diversos apontamentos musicais e de dança, Luís Lança, presidente da Direção do UF Comércio e Indústria, no seu discurso institucional, começou por mostrar “enorme satisfação por ver a sala repleta de sócios, simpatizantes e amigos do UF Comércio e Indústria”, facto que agradeceu e que espelhou a vitalidade do centenário clube sadino, que não há muito tempo “parecia ter o seu destino traçado, com o encerrar de portas”.

 

Na verdade, tal cenário jamais foi uma realidade, apesar do dirigente alvinegro lembrar “que o último ano foi difícil, com muitos obstáculos”. “Mas, a nossa vontade e o nosso querer mostrou que é possível, os fundadores deste grandioso clube merecem-no esse respeito e que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que o futuro seja risonho”, declarou.



 

E com os olhos postos no futuro, Luís Lança não perdeu de vista a ambição de ver concretizada uma nova infraestrutura.

 

“O futuro começa com a criação Academia Alvinegra no Campo da Bela Vista, um projeto em parceria com a Câmara de Setúbal, em que o clube vai investir na implementação de um campo relvado sintético para apoio à evolução dos escalões formativos do clube”, destacou, antes de lembrar que a época 2017/18 registou um total de 207 atletas inscritos no seio da AF Setúbal, “como não se via há muitos anos”.

 

Presidente da AF Setúbal realçou renovada dinâmica

 

Francisco Cardoso, no seu discurso institucional, não hesitou em afirmar que “o UF Comércio e Indústria está vivo e bem vivo, o que deve ser motivo de orgulho para os seus associados e para a cidade”.

 

O presidente da AF Setúbal enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos dirigentes do clube sadino e lembrou que, recentemente, “o futebol do UF Comércio e Indústria reforçou a mobilização da cidade em torno do clube”.



Os presidentes Francisco Cardoso (AFS) e Luís Lança (UFCI) 

no momento em que o clube foi presenteado pela instituição distrital 


“A renovada aposta na formação, que deixa antever a implementação de mais e melhores condições para a sua prática, é sinónimo de ambição e de um futuro positivo, como a tendência do número de praticantes revela”, registou Francisco Cardoso sobre a importância do emblema fundador da AF Setúbal.

 

Refira-se que as palavras elogiosas para o valoroso trabalho que o UF Comércio e Indústria tem vindo a apresentar, bem como reforçado o apoio institucional, foram igualmente vincadas pelos representantes das autarquias locais, câmara municipal e juntas de freguesia.

 

A cerimónia festiva dos 101 anos do UF Comércio e Indústria envolveu a entrega de Prémios de Mérito Alvinegro a atletas e técnicos do clube, bem como uma homenagem ao associado Jaime Anjos, pela sua histórica dedicação ao emblema sadino.

 

O União Futebol Clube Comércio e Indústria foi fundado a 24 de junho de 1917.

É um dos 13 sócios fundadores da AF Setúbal.