Um total de 33 árbitros (24 de futebol e 9 de futsal) participaram, no último fim-de-semana, no Centro de Estágios de Rio Maior, naquela que foi a 1.ª Ação de Formação e Avaliação da época 2018/19, levada a cabo pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal (CA).

 

Esta ação, a segunda consecutiva realizada fora do âmbito geográfico da nossa região, que contou com o apoio da Direção da AF Setúbal, voltou a marcar pontos em nome da evolução da arbitragem distrital.



Elementos do CA da AF Setúbal, formadores convidados e os 33 árbitros


“O balanço é francamente positivo. Mais uma vez, todos os árbitros participantes, formadores e demais elementos do CA evidenciaram grande entusiasmo e compromisso no âmbito de uma jornada de grande importância para a arbitragem, que saiu reforçada”, começou por testemunhar ao afsetubal.fpf.pt José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


“O Centro de Estágio de Rio Maior permitiu a dinamização do leque de ações desenvolvidas, teóricas e práticas, em instalações de alto rendimento de excelência, o que contribuiu para o sucesso de uma iniciativa onde todos participaram ativamente e através da qual reforçaram o espírito de grupo”, destacou.



A ação contou com formação teórica e prática


José Manuel Esteves lembrou que os árbitros envolvidos “obtiveram renovados conhecimentos sobre a forma de arbitrar lecionados por técnicos experientes e conceituados, o que constitui sempre uma mais-valia”, elogiou.

 

“Todos saudaram e felicitaram a iniciativa, este ano, recordo, reforçada com a participação de árbitros de futsal”, assinalou o dirigente da arbitragem associativa, que não hesitou em agradecer à Direção da AF Setúbal, na pessoa do presidente Francisco Cardoso, pela “continuidade no apoio a esta ação, que representa um relevante investimento em nome da arbitragem distrital”.



Os 21 árbitros e três árbitras de futebol participantes na jornada



Foram nove os árbitros de futsal nomeados pelo CA para participarem na ação


Entretanto, o arranque das provas organizadas pela AF Setúbal para a nova época estão aí à porta.

 

Instado a registar uma mensagem aos árbitros, José Manuel Esteves não hesitou em sugerir que “aproveitem ao máximo o desempenho das suas funções e que assegurem, nos terrenos de jogo, o cumprimento das regras”.

 

O dirigente, numa perspetiva alargada aos demais agentes desportivos, vincou que “a arbitragem da nossa região merece confiança e tem novos valores a despontar”.

 

“Que tudo, como é desejo comum, corra dentro do melhor possível durante a época, sendo que para isso deverá imperar um respeito recíproco entre árbitros, dirigentes, técnicos, atletas e adeptos”.