O seleção sub-17 da AF Setúbal somou este fim de semana, no Campo do Olival, em Águas de Moura, mais um brilhante capítulo em nome do futebol feminino do Universo AF Setúbal, depois de vencer os dois jogos referentes ao Grupo 6 da Fase Zonal do Torneio Interassociações, na variante de futebol de 9.

Dois jogos, duas vitórias, frente às congéneres de Beja e do Algarve, que garantiram o primeiro lugar do torneio e a qualificação das nossas sub-17 para o grupo de oito seleções (AF Setúbal, AF Lisboa, AF Aveiro, AF Leiria, AF Madeira, AF Braga, AF Viseu e AF Vila Real) – as sete primeiras classificadas e a melhor segunda posicionada (AF Viseu) nas fases zonais - que, em abril próximo, em Braga, vão medir forças pela conquista do triunfo na Fase Nacional da prova interassociativa organizada pela FPF.


O Grupo 6 centrou atenções, entre os dias 4 e 6, no Campo do Olival, em Águas de Moura, numa competição organizada pela AF Setúbal, com o apoio institucional do CDR Águas de Moura, que revelou, sobretudo, mais uma grande jornada de promoção do futebol no feminino.

Numa avaliação à prestação das nossas jovens futebolistas, João Pedro Valente, selecionador distrital de futebol da AF Setúbal, não hesitou apontar a mesma com “muito positiva”.

“Foram dois jogos, tal como havia antevisto, muito competitivos e equilibrados, mas nos quais a nossa seleção mostrou um grande espírito de grupo e talento individual”, argumentos que “justificaram as duas vitórias” e, fruto dos seis pontos somados, o primeiro lugar no torneio.

Ao lembrar as duas partidas, João Pedro Valente considera que a vitória diante da AF Beja, no encontro inaugural, ficou marcada por um jogo em que as nossas sub-17 “construíram inúmeras oportunidades de golo, mas a eficácia apenas resultou na vantagem mínima. A AF Beja deu boa réplica, mas justificamos o triunfo e demonstramos, desde logo, uma grande coesão do coletivo”.


No segundo e derradeiro desafio, a vitória frente à AF Algarve garantia o primeiro lugar à AF Setúbal e foi o que aconteceu, mas só depois de uma reviravolta no marcador.

“O facto de começarmos a perder não foi sinónimo de refrear a ambição e a motivação da equipa. As atletas souberam dar resposta à desvantagem com uma atitude competitiva personalizada e, mais uma vez, alicerçada na união do grupo. Foi essa a chave para dar a volta ao resultado e sair com um triunfo merecido, apesar do equilíbrio e da qualidade bem demonstrada pela seleção algarvia”, avaliou o selecionador da AF Setúbal, que se estreou, em competição, com as cores da instituição.


Resultados dos jogos do Grupo 6

Sexta-feira, 19 horas

AF Setúbal, 1 – AF Beja, 0

Golo: Mara Pereira

 

Sábado, 15 horas

AF Setúbal, 2 – AF Algarve, 1

Golos AFS: Inês Pinto

 

Domingo, 10h30

AF Beja, 0 – AF Algarve, 0

 

O primeiro lugar no torneio da fase zonal veio assim premiar um conjunto de atletas que formaram uma seleção muito renovada, com muitas jogadoras em estreia pela seleção distrital.

“Foi, portanto, uma jornada muito positiva, onde imperou o fair-play e dignificou a AF Setúbal, que veio dar uma boa resposta ao mês e meio de trabalho de preparação, no qual foi reforçada a confiança do grupo que formou a seleção e para o qual muito contribuíram todas as atletas que estiveram envolvidas nas convocatórias”, enalteceu.   

João Pedro Valente partilhou, igualmente, a prestação da seleção distrital com os clubes do universo associativo, reconhecendo o trabalho regular que seguem a desenvolver, bem com os familiares das atletas e demais adeptos, a quem agradeceu e apoio significativo demonstrado ao longo desta etapa e bem demonstrado nos dois jogos realizados no âmbito da prova.

Refira-se que a arbitragem da AF Setúbal esteve igualmente representada no torneio.

A árbitra Sophia Rosa liderou, com distinção, a equipa que arbitrou a partida entre a AF Beja e a AF Algarve.

Sophia Rosa, ao centro, arbitrou o jogo que fechou a competição


Técnicos distritais e FPF elogiaram evolução

José Borges, líder técnico da seleção da AF Algarve, felicitou a “boa organização do evento por parte da AF Setúbal” e não hesitou em considerar que o selecionado que representa “dignificou a Associação de Futebol do Algarve”.

“Estamos satisfeitos pela forma como nos apresentamos no torneio. As nossas atletas foram competitivas”.

Por sua vez, Vítor Rodrigues, responsável técnico da AF Beja, considerou que as três seleções promoveram uma “competição equilibrada e bem organizada, exibindo o seu melhor e refletindo o trabalho desenvolvido nos respetivos distritos, com o apoio dos clubes e dos familiares que têm contribuído para a evolução das atletas”.

“Agora é seguir o trabalho do desenvolvimento do futebol feminino num caminho de paixão e motivação”, declarou o técnico da AF Beja.

Pela FPF, Marisa Gomes, Treinadora Nacional de Futebol Feminino, avaliou positivamente a competição realizada em Águas de Moura, a qual rotulou de “excelente”, destacando “a organização e consistência das seleções e o aumento da competitividade fruto do trabalho de todos os envolvidos”, o que “valorizou um torneio muito equilibrado, como demostraram os resultados dos jogos”.

“Há crescimento. As atletas têm evoluído muito e a fase final ainda vai ser mais interessante. Esse é o caminho”, apontou a treinadora da FPF.

Entretanto, o trabalho da AF Setúbal no âmbito das seleções distritais prossegue com o foco na observação e preparação das atletas do escalão sub-14, com vista à formação da nossa representação regional no Torneio Nacional Interassociações, na variante de futebol de 7, a decorrer entre os dias 8 e 12 de abril.