Pelo segundo ano consecutivo o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal promoveu com a envolvência dos núcleos de árbitros do universo associativo a festa de final de época.

Na II Gala de Encerramento da Atividades 2018/19, evento realizado no último dia 23 de junho, numa unidade hoteleira em Caparica, Almada, cerca de duzentas pessoas, entre árbitros, dirigentes associativos e federativos e autarcas, assinalaram, em clima de particular confraternização, o fechar de mais uma temporada em nome da arbitragem distrital.

Tal como idealizado, o momento festivo envolveu a realização das cerimónias de distinção aos árbitros, com cada núcleo (Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul, Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal, Núcleo de Árbitros de Futebol de Pinhal Novo e Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro) representado pelos seus dirigentes a premiar individualmente o mérito dos respetivos associados.


O Conselho de Arbitragem da AF Setúbal promoveu a entrega dos troféus aos primeiros classificados dos cursos de candidatos nas variantes de futebol e de futsal, assim como de diplomas aos primeiros classificados de cada categoria.

Entre as diversas distinções, destaque para o reconhecimento a dois árbitros que terminaram a carreira, casos de João Lisboa (futebol) e Ricardo Brito (futsal) e para as menções à promoção de Pedro Pereira, que subiu à categoria C2 (futsal) e de Dinis Gorjão e João Marques, que ascenderam ao estágio de C1 e categoria C2, respetivamente, na arbitragem de futebol.

O futebol de praia mereceu igual sublinhado pelos desempenhos dos árbitros Sérgio Carvalho, André Botelho e Pedro Cardador, cujo aproveitamento foi sinónimo de promoção a C2 da FPF.

Uma época de eleição

José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, depois de agradecer de forma especial “aos representantes dos núcleos que se empenharam desde a primeira hora para que este evento tenha o sucesso que todos nós pretendemos”, às autarquias da região que colaboraram com os núcleos, contribuindo para que “os nossos árbitros se vão aperfeiçoando técnica e fisicamente ao longo das épocas”, bem como “a todos os elementos dos CTR’s, das CAT’s e das CAV´s, e aos formadores e assessores de árbitros e observadores, porque sem eles não seria possível uma época tão produtiva e tão realizada”, reconheceu, antes de elencar os nomes de eleição da nossa arbitragem que mais se distinguiram.

No universo federativo, José Manuel Esteves, salientou o registo de uma época “excelente” a nível nacional para os árbitros da região.

“Nos elementos indicados aos seminários, apraz-nos registar as entradas dos nossos observadores, João Lopes (futsal), obtendo o 1º. lugar, e do Mário Dionísio (futebol), que com o seu 8º. lugar, garantiram os seus lugares nos quadros da federação para a próxima época”.

Refira-se que, Bruno Paixão (VAR) esteve igualmente presente no seminário, o qual ficando aprovado, irá aumentar o quadro de observadores representantes da nossa associação no plano federativo.

Outro motivo de satisfação, testemunhado pelo líder do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, foi a entrada em C3 Avançado dos nossos três árbitros, que no seminário obtiveram o 1º. lugar (Fábio Varanda), o 7º. lugar (Tiago Rodrigues) e o 15º. Lugar (Pedro Cardador).

Parceria importante com a AF Lisboa

Na sequência de uma colaboração interassociativa estabelecida com o Conselho de Arbitragem da AF Lisboa desde a época passada, José Manuel Esteves elogiou a dinâmica do projeto desenvolvido e vincou que essa parceria “tem dado bons resultados para ambas as associações”.

Depois de registar que na época 2018/19 foram realizados 5121 jogos de futebol, a que se somaram 1388 de futsal e 82 de futebol de praia, José Manuel Esteves lembrou aos árbitros que “se não estudarem e não se prepararem fisicamente, todos, nunca serão árbitros de corpo inteiro, pelo que não passarão de simples apitadores por muitos anos que cá andem”.

Elogios à Direção da AF Setúbal

A disponibilidade da Direção da AF Setúbal em assegurar as melhores condições possíveis aos árbitros da região mereceu o renovado reconhecimento do presidente do Conselho de Arbitragem.

“Nunca é demais o agradecimento à Direcção da AF Setúbal por toda a disponibilidade para estes eventos, assim como, para outros que solicitamos e fomos sempre atendidos de forma imediata, como por exemplo, na formação, com os estágios de início de época para os árbitros C3 A. Um bem-haja a todos eles, na pessoa do seu presidente Francisco Cardoso”, destacou José Manuel Esteves.

No âmbito da operacionalidade dos serviços administrativos ligados à arbitragem da AF Setúbal, o presidente do CA não esqueceu um agradecimento às funcionárias Madalena Resgate e Patrícia Carrão pela colaboração mantida com todos os elementos do órgão.

“Vamos conseguindo levar a nau a bom porto, com honestidade e respeito por quem trabalha, sempre em defesa do bom nome da AF Setúbal e de todos os agentes da arbitragem”, finalizou José Manuel Esteves.



Na foto da esquerda para a direita: Carlos Sevilha (vice-presidente da Direção da AF Setúbal), Francisco Cardoso (presidente da Direção da AF Setúbal), Luciano Gonçalves (presidente da APAF), Luís Estrela (presidente do Conselho de Arbitragem da AF Lisboa), José Fontelas Gomes (presidente do Conselho de Arbitragem da FPF) e José Manuel Esteves (presidente do Conselho de arbitragem da AF Setúbal)


Declarações institucionais

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal

“Agradecer, em nome da Direção da AF Setúbal, o empenho do Conselho de Arbitragem e dos nossos núcleos de árbitros, pela concretização desta festa que, pelo segundo ano consecutivo, é reveladora de um trabalho conjunto e da união de esforços em nome da arbitragem setubalense, setor que a Direção da AF Setúbal está, como sempre esteve, disponível para colaborar e fortalecer”.

“Parabéns, portanto, pela excelente organização deste prestigiado evento”.

  

José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF

“Agradecendo o honroso convite do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal e dos núcleos, elogio, desde já, o trabalho realizado pelas respetivas estruturas que demonstra sucesso e que decorre da muita dedicação, persistência, exigência e rigor, fatores que estão na base para o alcançar dos objetivos de topo da arbitragem nacional”.

“O trabalho do conselho de arbitragem é notório, com 68 árbitros formados este ano, revelador do papel formativo e daí os meus parabéns por este contributo”.

“Hoje, a arbitragem é um mundo extremamente exigente, onde quem não trabalha não tem sucesso e não agarra as oportunidades que permitem fazer mais e melhor pela arbitragem nacional”.

“Destaco, com particular saudação, a parceria dinamizada pelos conselhos de arbitragem de Setúbal e de Lisboa, que permite a partilha de experiências e formas de trabalhar”.

“Uma palavra especial para os núcleos de árbitros, cujo trabalho é marcante na região de Setúbal. Um trabalho difícil, árduo, mas feito de forma empenhada e humilde. Sei o esforço que envolve a dinâmica de um núcleo e por isso muito obrigado pelo vosso trabalho”.

“Tudo isto é, igualmente, fruto do apoio da Direção da AF Setúbal, que tem um presidente sempre disponível e pronto a ajudar, dentro das possibilidades, porque melhorando a arbitragem, melhoramos o futebol”.

“O Conselho de Arbitragem da FPF continua a fazer tudo para que a arbitragem esteja melhor e a fomentar o espírito de equipa e de entreajuda”.

“Parabéns a todos e obrigado pelo contributo que continuam a dar à nossa arbitragem e que continuem a visar os seus objetivos”.


Luís Estrela, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Lisboa

“Começo por agradecer o convite e endereçar os parabéns, a todos os envolvidos, pela excelente organização do evento”.

“A parceria que temos é para continuar e seguir a dar bons frutos para os árbitros de Lisboa e Setúbal, e igualmente, de Santarém, que se juntou a anos este ano. Uma parceria que assenta no princípio da defesa da arbitragem, não de forma especifica de um determinado conselho ou associação, porque a arbitragem é muito mais do que isso.”

“Parabéns a todos pelos objetivos e dizer que se, de alguma forma, que é impossível atingir os patamares de topo da arbitragem, não desistam. O exemplo do Dinis Gorjão é disso revelador, um árbitro que continuou a trabalhar e a lutar e na próxima época é C1”.


Luciano Gonçalves, presidente da Direção da APAF

“Agradecendo o convite, saúdo a organização do evento partilhada pelo Conselho de Arbitragem e núcleos de árbitros da AF Setúbal, vincando o reconhecimento e importante apoio da Direção, através do presidente Francisco Cardoso”.

“Cumprimentando os árbitros, observadores e técnicos, dirijo uma palavra especial aos respetivos familiares, porque muitas vezes são esquecidos ao longo da época competitiva”.

“Esta é uma mensagem que deixo a todos, valorizem a arbitragem, no que ela deve ser valorizada. Foquem-se na carreira, mas quanto baste. A carreira não terá sucesso se for esquecido o que faz ser árbitro de topo, que é a família e o convívio entre amigos”.

“Aproveitem todos os momentos, dignificando a arbitragem e trabalhando com foco e competência e agarrem as oportunidades, mas acima de tudo sejam felizes. Parabéns a todos.”