Cerca de centena e meia de crianças vivenciaram, este sábado, no Pavilhão Multiusos do CDR Águias Unidas, em Amora, Seixal, a 4.ª etapa da iniciativa informal da AF Setúbal “JOGA +” da presente época, reservada aos escalões de traquinas e petizes.

Com 13 emblemas da nossa região a apontarem para a respetiva representação com um total de 26 equipas, o “JOGA +” voltou a marcar pontos de particular destaque naquela que foi a primeira ação do género dinamizada no requalificado recinto do Clube Recreativo e Desportivo Águias Unidas, a segunda da presente edição da iniciativa organizada pela AF Setúbal em contexto de pavilhão.

De manhã cedo e até ao final da tarde, num ritmo pontuado pelo constante divertimento à volta da bola nos dois campos delimitados para o efeito, o mais recente sábado com marca “JOGA +” foi sinónimo da realização de jogos e golos a perder de conta num cenário de envolvimento desportivo espetacular, onde os incentivos dos familiares, a gestão do entusiasmo pelos responsáveis técnicos e a colaboração dos árbitros foram ingredientes de excelência para mais um dia assinalável de promoção do desporto de base e das boas práticas.

O outro lado do divertimento e da liberdade formativa

Marco Martins, coordenador técnico do CDR Águias Unidas, observou de perto o desenrolar do evento associativo dinamizado no palco que mais lhe é comum e não hesitou em assegurar o “JOGA +” prima pela diferenciação.

“É sempre útil e gratificante podermos ceder a nossa infraestrutura em prol da formação”, começou por sublinhar o responsável técnico do clube anfitrião, que viu de perto “a dinâmica proporcionada por um evento com muitos jogos, numa prática saudável, que não se foca nos resultados nem nas classificações, sobressaindo o objetivo maior de colocar as crianças a jogar, o que acontece de forma constante”. Um contexto que avaliou de “fantástico” e de “extremo valor”.

Marco Martins admite que a iniciativa “JOGA +”, que vai no segundo ano de ação organizada pela AF Setúbal, tende a evoluir e a melhorar em alguns aspetos, mas não hesita em assumir que “toda a promoção que seja feita nestes contextos não competitivos, e neste caso a fazer recordar os tempos do futebol de rua, é sempre bem-vinda, porque hoje em dia as crianças desta idades já têm programas de treinos muito ‘mecanizados’, e este tipo de eventos vai ao encontro de outras liberdades, permite mais brincadeira”.

“Quanto mais eventos destes houver, mais útil se torna a formação deles”, reconhece o coordenador técnico do CDR Águias Unidas, revelando que no seio do clube têm vindo a ser promovidos momentos semelhantes aos praticados no “JOGA +” no decorrer dos treinos semanais, “mesmo até aos iniciados”.

Neste sentido, Marco Martins não hesita em garantir que o CDR Águias Unidas voltará a estar representado numa próxima ação “JOGA +”, apontando o contexto em futebol de praia como uma das etapas.  

Colaboração institucional e proximidade reforçada

A quarta jornada da edição 2020 do “JOGA+” contou com o apoio fundamental do CDR Águias Unidas, na cedência do seu pavilhão de reconhecidas qualidades e no apoio logístico, tal como a colaboração institucional assumida pela Câmara Municipal do Seixal.

Ao longo do dia de atividade, operacionalizada pelo Gabinete Técnico, a Direção da AF Setúbal acompanhou de perto o evento através das presenças dos vice-presidentes João Aires e Carlos Carmelo.

Refira-se que o evento associativo envolveu um total de oito árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem, o qual esteve representado por Rui Macau.

Veja, através dos links, abaixo, os álbuns de fotos registadas no evento (facebook):

Grupos 1 e 2 Petizes

Grupos 3 e 4 Petizes

Grupos 1 e 2 Traquinas

Grupos 3 e 4 Traquinas

Recorde-se que, ao todo, serão nove as ações a dinamizar pela AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, num programa que se estenderá até ao dia 30 de maio.

O JOGA + é um projeto diferenciador, promovendo a realização encontros distritais de crianças (traquinas e petizes), que visam promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol de base, com ações dinamizadas em piso relvado (artificial e natural), rua, pavilhão e praia.