A equipa sub-19 da Escola de Futebol Feminino de Setúbal foi reconhecida, no último sábado, com a mostragem de um Cartão Branco Fair Play.

A garantia de que o mesmo número de jogadoras estaria assegurado no início do encontro Escola FF Setúbal-CD Marítimo Olhanense, referente à 4.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino Sub-19, Futebol 9, realizado no Campo Vítor Baptista, em Setúbal, foi assumida pelo treinador da equipa de futebol setubalense, perante a limitação apresentada pelo conjunto adversário.

“Reparamos que o Marítimo Olhanense chegou ao jogo com poucas jogadoras, mas efetivamente só confirmamos quando já estavamos no aquecimento. O árbitro disse-me que o adversário só tinha 8 jogadoras. Lembrou-me que podia jogar com nove contra oito ou então, se assim entendesse, poderia jogar apenas com oito”, começou por contar Nuno Antunes, treinador das sub-19 da Escola FF Setúbal.

Nuno Antunes, treinador da Escola FF Setúbal

O técnico do emblema sadino avaliou e considerou, desde logo, que o desequilíbrio de forças “não ia ser bom” e comunicou aos árbitros a decisão: “jogamos oito contra oito”, admitindo que foi o que fez mais sentido. “A reação da minha equipa foi tranquila e as jogadoras perceberam que era o melhor para os dois conjuntos”.

A consequência da atitude de Nuno Antunes refletiu o reconhecimento da equipa de arbitragem com a mostragem do Cartão Branco Fair Play, o que aconteceu, perante os espetadores, nos instantes que antecederam o início da partida.

“Foi um momento de especial orgulho, com as jogadoras a aplaudirem… Foi bonito”, confessou Nuno Antunes, para quem a exibição do Cartão Branco é “uma boa forma de reconhecer o Fair Play”.

“Esta foi a primeira vez que me foi exibido um Cartão Branco”, revelou o treinador de futebol, de 33 anos, professor de Educação Física, no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, em Setúbal, e que começou a treinar em 2009.

No final do jogo, a equipa de arbitragem fez questão de oferecer o cartão branco a Nuno Antunes. “Foi a parte mais divertida, que partilhei com a equipa, num ambiente de grande contentamento”.

Num remate final, Nuno Antunes não hesitou em considerar a implementação do Cartão Branco Fair Play como “uma estratégia importante para reforçar as boas práticas, que as vezes podem passar despercebidas”.

“É um reforço para mantermos presente aquilo que acontece de bom. Ajuda-nos a pensar que mais coisas destas podem acontecer e é potenciador para a mudança de alguns comportamentos”, avaliou.

A Direção da AF Setúbal saúda, com particular reconhecimento, a atitude do treinador e da equipa da Escola de Futebol Feminino de Setúbal.

Recorde-se que o Cartão Branco Fair Play visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e os comportamentos eticamente relevantes evidenciados por praticantes, dirigentes, outros agentes desportivos diretamente envolvidos no jogo, assim como os espectadores.

A implementação do Cartão Branco Fair Play decorre de uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), que conta desde o arranque, na época desportiva de 2014/2015, com a parceria da Associação de Futebol de Setúbal.

Fotos: EFFS/DR