A Seleção Distrital de Futebol Sub-14 da Associação de Futebol de Setúbal terminou, este sábado, em Évora, a participação competitiva no Torneio Nacional Interassociações Lopes da Silva 2022, com um triunfo sobre a congénere de Coimbra, por 3-1, no desempate através de pontapés de penálti (2-2, no tempo regulamentar), garantindo um meritório 5.º lugar entre as 22 seleções que estiveram representadas na prestigiada prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, este ano em coorganização com as associações distritais de Beja e de Évora.

Depois da interrupção de dois anos devido à pandemia, o Lopes da Silva voltou a animar os jovens futebolistas representantes das 22 associações distritais e regionais, com a nossa seleção a melhorar o 10.º lugar obtido em 2019, no torneio realizado em Leiria e Santarém.

Com o regresso do Lopes da Silva, cuja edição 2022 decorre entre 18 e 25 de junho, abriu-se portas a um novo formato competitivo, mas a seleção da AF Setúbal não deixou de exibir talento e um percurso competitivo muito meritório, que com dois triunfos, na primeira fase, promoveu os nossos sub-14 à Liga de Platina (2.ª Fase), espaço reservado às seis seleções mais bem classificadas e às quais ficou reservada a discussão pelo título.

Nesse espaço de eleição, o nosso conjunto distrital voltou a evidenciar qualidade, mas não conseguiu vencer os dois jogos em disputa na Série ‘B’ e entrou para este sábado, com a firme ambição de conseguir a melhor classificação possível, no caso o 5.º lugar.

A decisão foi com a AF Coimbra e os jovens talentosos da AF Setúbal não perderam a oportunidade de fechar a participação com sorrisos de vitória. Contudo, a atribuição do 5.º posto classificativo apenas ficou consumada no recurso ao desempate de um 2-2 através dos pontapés de pénalti, na sequência de um jogo em que os quatro golos foram registados por Coimbra aos 20 e 31 minutos e Setúbal aos 24 (por Isaac Santos) e 44 minutos (Chrystyan Djaló), ambos de penálti.

Para desfazer a igualdade, os futebolistas da AF Setúbal, liderados pelo selecionador João Pedro Valente, tiveram de mostrar pontaria afinada e neste capítulo, a nossa seleção foi mais efizaz, não só no remate, mas também na proteção da baliza, com Chrystyan Djaló, António Ferreira e Rafael Ribeiro a concretizarem e o guarda-redes Martim Coelho a contribuir, igualmente, de forma decisiva, com duas defesas.

No final, os merecidos festejos de uma seleção que ganhou o reconhecimento generalizado da qualidade e talento que patenteou ao longo do evento.

Veja aqui os golos do jogo

Confira aqui a classificação final do Torneio Lopes da Silva 2022 conquistado pela AF Braga

A Associação de Futebol de Setúbal felicita a Associação de Futebol de Braga pela conquista do título, o primeiro da história conseguido pela seleção distrital bracarense.

Mensagem de felicitação do presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, à seleção sub-14:

“A Direção da Associação de Futebol de Setúbal saúda, com especial orgulho, a nossa seleção sub-14 pela meritória classificação obtida na presente edição do prestigiado Torneio Nacional Interassociações Lopes da Silva.

Ao longo desta semana, nos seis jogos realizados, acima da relevante prestação competitiva, ficou evidenciado o talento de 20 jovens futebolistas, mas igualmente, estou certo, o trabalho e a dedicação que são desenvolvidos diariamente no seio de todos os nossos clubes filiados e que potenciam a dinâmica formativa.

Parabéns e muito obrigado a todos os jovens futebolistas, à equipa técnica distrital e a todos os demais elementos que integraram a comitiva da Associação de Futebol de Setúbal por mais esta prestigiante participação”.

A Associação de Futebol de Setúbal enaltece, com particular agradecimento institucional, a organização da edição 2022 do Torneio Nacional Interassociações Lopes da Silva, levada a cabo pela Federação Portugesa de Futebol em estreita colaboração com as associações distritais de Beja e de Évora, as quais proporcionaram condições desportivas e de acolhimento de excelência.