O Grupo 5 da Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações Feminino Sub-14 de Futebol 7 ficou concluído, na manhã deste domingo, com a vitória, por 4-0, da seleção da AF Santarém diante da AF Évora, no terceiro e último jogo calendarizado nos três dias do evento, que decorreu no Campo Municipal Vítor Batista, em Setúbal.

A seleção distrital escalabitana, que ao intervalo já vencia por 3-0, com golos de Carolina Ribeiro, aos 6 e 18 minutos, e Leonor Silva (10), justificou o triunfo numa partida em que o resultado final ficou estabelecido aos 49 minutos, por intermédio de Gabriela Gameiro.

Com esta vitória, as sub-14 da AF Santarém garantiram a qualificação para a Liga de Prata, na fase final nacional do Torneio Interassociações, enquanto o jovem selecionado eborense irá disputar a Liga de Bronze.

A competição, recorde-se, começou na sexta-feira e terminou este domingo depois de jogadas as três partidas que envolveram as seleções representantes dos distritos de Setúbal, Évora e Santarém.

Partidas realizadas:

1.º jogo (6 janeiro 2023, 18 horas)

AF Setúbal, 3 – AF Évora, 0

Marcadoras: Inês Horta (2) e Diana Almeida

Veja ou reveja os golos do jogo AQUI

 

2.º jogo (7 janeiro 2023, 16 horas)

AF Setúbal, 4 – AF Santarém, 1

Marcadoras: Stela Cruz (2) e Diana Almeida (2), para a AF Setúbal; Gabriela Gameiro, para a AF Santarém

Veja ou reveja os golos do jogo AQUI

 

3.º jogo (8 janeiro 2023, 10h30)

AF Évora, 0 - AF Santarém, 4

Marcadoras: Carolina Ribeiro (2), Leonor Silva e Gabriela Gameiro

Veja ou reveja os golos do jogo AQUI

 

Assim, contas feitas, a classificação final do Grupo 5 ficou ordenada da seguinte forma:

1.º AF Setúbal (2 vitórias; 7 golos marcados e 1 golo sofrido) – 6 pontos

2.º AF Santarém (1 vitória e 1 derrota; 5 golos marcados e 4 golos sofridos) – 3 pontos

3.º AF Évora (2 derrotas; 0 golos marcados e 7 golos sofridos) – 0 pontos

De acordo com o cenário classificativo do Grupo 5, a AF Setúbal ficou qualificada para disputar a Liga de Ouro (agrupamento que vai reunir as 8 seleções mais bem classificadas nos sete grupos da Fase Zonal), enquanto a AF Santarém e a AF Évora irão disputar a Liga de Prata e Liga de Bronze, respetivamente.

A Fase Final do Torneio Nacional Interassociações Feminino Sub-14 de futebol 7 está agendada para decorrer, entre 28 e 30 de abril, em Leiria.

Recorde-se que na edição 2022, a seleção da AF Setúbal classificou-se em 7.º lugar na Liga de Ouro.

Entretanto, no âmbito da realização do jogo que fechou a dinâmica competitiva do Grupo 5, a Direção da AF Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal promoveram um momento de troca de lembranças institucionais que assinalam a realização do torneio na cidade setubalense.

O presidente da Direção da AF Setúbal Francisco Cardoso entregou ao vereador do Desporto do município sadino Pedro Pina a placa de reconhecimento pela colaboração institucional evidenciada pela autarquia

 

A Câmara de Setúbal, na qualidade de concelho anfitrião do evento, assinalou a realização do evento interassociativo com a oferta de uma lembrança institucional de reconhecimento à organização que esteve a cargo da AF Setúbal.

O vereador Pedro Pina entregou a lembrança ao vice-presidente Desportivo da AF Setúbal, João Aires, num momento partilhado pelos diretores da associação distrital Amadeu Mota (na foto, à esquerda) e José Teixeira

Recorde-se que o Grupo 5 da Fase Zonal da edição 2023 do Torneio Nacional Interassociações de futebol 7, decorreu entre 6 e 8 de janeiro, na cidade do Sado, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal, por delegação da Federação Portuguesa de Futebol, e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Setúbal.