O inestimável contributo que a Associação de Futebol de Setúbal tem dado ao longo dos 96 anos, que agora comemora, para a promoção e desenvolvimento da prática desportiva, deve merecer o nosso agradecimento, enquanto instituição dirigente do futebol em Portugal, mas também o justo reconhecimento da região que serve e do próprio País.

O centenário aproxima-se a passos largos e o que está para trás é um trajeto que honra a Associação, os clubes e todos aqueles que têm contribuído para a sua já longa e rica história.

Foram 13 os clubes fundadores, hoje são 98 os filiados. Todos eles dinamizam o tecido desportivo do País e que fomentam a atividade desportiva graças a uma entrega e um entusiasmo que muitas vezes supera as dificuldades e faz autênticos milagres.

O sentido de responsabilidade e a convicção inabalável que só com melhores condições seremos capazes de oferecer melhor prática desportiva e promover o caminho do desenvolvimento, começa por exigir mais de nós próprios.

É por isso que o trabalho que a Associação de Futebol de Setúbal tem feito ao nível da certificação dos seus clubes deve merecer, nesta hora de celebração, o devido destaque. O aumento de 45 por cento de clubes reconhecidos e certificados na temporada de 21/22 em relação à anterior, é demonstrativo da dinâmica associativa.

Quero, pois, saudar nesta ocasião tão especial não apenas a Associação como instituição e nesse sentido todos os seus órgãos sociais, mas também os seus sócios, clubes, praticantes, treinadores, dirigentes, árbitros e todos os colaboradores que trabalham em prol do futebol e do desporto do País.

Parabéns e bem hajam!

Fernando Gomes
Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol