A Associação de Futebol de Setúbal realizou, esta quinta-feira, no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcochete, o 2.º Convívio de Futsal Feminino, iniciativa dedicada a clubes filiados e estabelecimentos de ensino, que visa a promoção e o incremento do futsal feminino no nosso distrito, e cuja organização decorre de uma parceria com o Desporto Escolar da Península de Setúbal, tendo, mais uma vez, contado com a colaboração da Câmara Municipal de Alcochete.
De cinco equipas participantes na edição de estreia, em dois patamares etários, o mais recente evento reuniu um total de 18 conjuntos, com o escalão de infantis a ser acrescentado na calendarização.
Quanto à adesão de atletas, o evento ganhou um aumento assinalável, passando de 28 para um total de 105.
Foram realizados mais de três dezenas de jogos.
Equipas participantes
Infantis: Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama-EB 2/3 Aranguez, Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca, CAAF – AF Colégio Atlântico “A”, CAAF – AF Colégio Atlântico “B”, Escola Secundária D. João II e Escola Básica 2/3 de Pegões.
Iniciados: Agrupamento de Escolas de Sampaio, CAAF- AF Colégio Atlântico “A”, CAAF AF Colégio Atlântico “B”, Escola Secundária D. João II, Escola Básica 2/3 de Pegões “A” e Escola Básica 2/3 de Pegões “B”.
Juvenis: Agrupamento de Escolas de Sampaio, AF Colégio Atlântico, Escola Secundária D. João II, Escola Básica 2/3 de Pegões e Grupo Desportivo Alegria e Trabalho.
Dirigentes, técnicos, professores e atletas deram corpo à dinamização de uma iniciativa ímpar que, mais uma vez, realçou a importância da atividade desportiva num contexto de promoção do desporto, no feminino, que fortalece o relacionamento institucional entre o universo representativo da AF Setúbal e o desporto escolar.
Ricardo Azevedo, treinador de futsal da estrutura técnica da Federação Portuguesa de Futebol, acompanhado de perto a dinâmica do evento e considerou o Convívio de Futsal Feminino promovido pela AF Setúbal “uma iniciativa de louvar, e um exemplo que outras associações distritais podiam seguir”, realçou.
“Esta iniciativa promove a prática do desporto infantil e juvenil, e no feminino, num ambiente de convívio e partilha de experiências, o que muito contribuiu para a formação de pessoas”, destacou o responsável técnico federativo, considerando ser “um momento espetacular”.
A Direção da AF Setúbal, que continua a reforçar a aposta no incremento da prática formativa no feminino, esteve representada no evento pelo presidente e diretor Francisco Cardoso e Amândio de Jesus, respetivamente.
O líder diretivo agradeceu a presença do técnico nacional e testemunhou a evolução daquilo que foi o dinamismo registado da primeira para a segunda ação, reconhecendo a participação de todos os participantes.
Pedro Santos, coordenador técnico distrital, e Pedro Henriques, responsável para a área do futsal, lideraram a operacionalidade do evento.
No que respeita à vertente competitiva, o 2.º Convívio de Futsal Feminino registou a vitória do CAAF – AF Colégio Atlântico “A”, no patamar de infantis. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama-EB 2/3 Aranguez e Escola Básica 2/3 de Pegões foram 2.º e 3.º classificados, respetivamente.
Os troféus e as medalhas foram entregues pelo diretor da AF Setúbal, Amândio de Jesus, e por Pedro Matos, em nome do Desporto Escolar da Península de Setúbal
Nas iniciadas, CAAF- AF Colégio Atlântico “A” e CAAF- AF Colégio Atlântico “B” ocuparam os dois primeiros lugares do pódio, por esta ordem, sendo que a 3.ª posição foi para a Escola Secundária D. João II.
Quanto ao escalão de juvenis, o triunfo foi conseguido pelo Grupo Desportivo Alegria e Trabalho. O Agrupamento de Escolas de Sampaio foi 2.º classificado e a formação do AF Colégio Atlântico, 3.º.
A Associação de Futebol de Setúbal, enaltecendo a dinamização que foi proporcionada na ação, agradece a todos quantos participaram no 2.º Convívio de Futsal Feminino, bem como ao Desporto Escolar da Península de Setúbal e à Câmara Municipal de Alcochete pela parceria e colaboração evidenciada.