O Pavilhão Antoine Velge (Vitória FC), em Setúbal, abriu as portas, este sábado (15), à realização da 11.ª jornada do JOGA +, dedicado ao futsal, na presente época. No emblemático recinto desportivo setubalense foram mais de duas centenas de crianças aquelas que brilharam mais alto na ação que marcou a estreia da Academia de Futsal Estrelas de Setúbal no que respeita à envolvência organizativa de uma etapa JOGA +.
Naquela que foi a terceira vez, esta época, em que o JOGA + Futsal, ultrapassou, consecutivamente, as duas centenas de participantes, a manhã vivida pelas crianças e técnicos na quadra e pelos familiares na bancada resultou em mais um momento de especial entusiasmo, divertimento e convívio proporcionado por uma iniciativa da Associação de Futebol de Setúbal que continua a recolher o reconhecimento generalizado.
Em Setúbal, o evento associativo que visa potenciar o desenvolvimento e promoção da prática desportiva de base, reuniu um total de 208 meninas e meninos (74 petizes e 134 traquinas) que representaram 14 emblemas filiados na AF Setúbal, nos 59 minijogos dinamizados nos três campos desenhados no pavilhão.
Clubes participantes: AF Estrelas de Setúbal, ADIJ Bairro Miranda, AD Quinta do Conde, AJ Os Caramelos, AMA Zona Sul, CA Santa Marta do Pinhal, CR Piedense, CR Sobredense, CD Colégio Minerva, GD Alegria e Trabalho, GMD União e Progresso, Juventude AC, Portugal CR e URJ Fernão Ferro.
Miguel Praxedes, coordenador técnico da Academia de Futsal Estrelas de Setúbal (AF Estrelas de Setúbal), considerou que a estreia do emblema na qualidade de anfitrião do JOGA + “foi uma experiência muito boa. Correu tudo às mil maravilhas”.
“A organização do evento, que está bem estruturada” foi um dos motivos reconhecidos pelo responsável da AF Estrelas de Setúbal, que se mostrou satisfeito por todos quantos colaboraram no apoio organizativo terem “conseguido responder bem à expetativa, tendo em conta que foi a nossa estreia a receber o JOGA +”. Miguel Praxedes acrescentou que “foi muito importante termos acolhido o JOGA +, porque permitiu reforçar a projeção e visibilidade da AF Estrelas de Setúbal”.
Sobre aquilo que é a dimensão da atividade proporcionada pelo JOGA +, Miguel Praxedes não hesita em considerar que “é uma grande mais-valia para o desenvolvimento da formação de base dos atletas que estão a começar. Este tipo de encontros permite-lhes conviver num contexto adequado e acho isso importantíssimo”, salientou, antes de assinalar que a iniciativa concentra cada vez mais meninas.
No que respeita à realidade da AF Estrelas de Setúbal, que tem vindo a assumir uma parceria com o Vitória FC, são cerca de 70 os atletas, desde petizes a infantis, que dinamizam a atividade no seio do emblema, que olha o futuro com o objetivo de manter viva a prática do futsal formativo de base na cidade sadina.
Abrir a prática ao escalão de iniciados é uma possibilidade, mas nunca passar disso, porque “a realidade não permite mais”. “O grande objetivo é continuar a crescer, mas sempre na base da formação”, rematou Miguel Praxedes.
A organização do mais recente JOGA +, pela AF Setúbal, foi operacionalizada pelo responsável para área do futsal, Pedro Henriques, em conjunto com dirigentes, técnicos e colaboradores da AF Estrelas de Setúbal.
A Direção da AF Setúbal, que esteve representada no evento pelo presidente Francisco Cardoso, a par dos diretores Amadeu Mota e Amândio de Jesus, agradece à AF Estrelas de Setúbal o acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização daquele que foi o 11.º JOGA + dedicado ao futsal na presente época.
Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em estreita colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.