Aurélio Pereira, antigo treinador e reconhecido diretor desportivo com especial dedicação no âmbito do futebol formativo, faleceu esta terça-feira. Tinha 77 anos.
 
Carinhosamente conhecido como o ‘senhor formação’, Aurélio Pereira, que exerceu, na maioria dos anos que esteve ligado ao futebol, a atividade ao serviço do Sporting CP, fica eternamente associado a um profissional de excelência que teve na descoberta de talentos uma vocação.
 
Paulo Futre, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, entre tantos outros futebolistas lusos que se projetaram no panorama internacional foram apontados por Aurélio Pereira. Nomes que despontaram e que resultaram da vocação em detetar jovens talentos e de um trabalho que foi precursor.
 
Recebeu a Ordem de Mérito da UEFA – e do Desporto – foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa como Comendador da Ordem de Instrução Pública.
 
Entre um destacado conjunto de distinções de que foi alvo, nomeadamente promovidas pelo Sporting Clube de Portugal e pela Federação Portuguesa de Futebol, com a atribuição das Quinas de Ouro em 2023, dá nome ao estádio da academia sportinguista em Alcochete.
 
Neste momento de pesar, a Associação de Futebol de Setúbal, homenageando a memória do histórico responsável técnico cujo nome fica profundamente ligado ao historial do futebol português, endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Aurélio Pereira, num sentimento extensível a todos os emblemas que representou.