O Pavilhão do Portugal Cultura e Recreio, no concelho do Seixal, foi, este domingo (24), ao longo do período da manhã, o palco que centrou todas as atenções do 11.º Encontro de Petizes e Traquinas JOGA + Futsal 2023/2024, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal em colaboração com o Portugal Cultura e Recreio, o que aconteceu pela terceira vez, a segunda nesta temporada.

No recinto desportivo do emblema seixalense contou-se a participação de um total de 178 meninas e meninos (123 traquinas e 55 petizes). Um significativo número de crianças que, mais uma vez, deram mais cor a uma atividade que promove o desenvolvimento do futsal de base, vincando ensinamentos, mas sobretudo, o divertimento, a partilha e o convívio à volta da bola.

Foi com este espírito que as largas centenas de pessoas presenciaram, ao longo da manhã, uma jornada de atividade desportiva que registou a realização de 49 minijogos protagonizados pelas 31 equipas (11 de petizes e 20 de traquinas)  representantes de 13 emblemas do nosso universo associativo, a saber: Portugal CR, ADIJ Bairro Miranda, AD Quinta do Conde, AD Samouquense, AMA Zona Sul, CDR Águias Unidas, C Benfica na Charneca de Caparica, FC Barreirense, FC São Francisco, GMD União e Progresso, CA Santa Marta do Pinhal, CD Colégio Minerva, GD Alegria e Trabalho.

Ao avaliar o evento deste sábado, Carlos Nunes, presidente da Direção do Portugal Cultura e Recreio, considerou que “o balanço foi positivo”. “Temos que enaltecer os clubes que estão a criar e a desenvolver trabalho com equipas de formação na base e que, neste evento, contribuíram, mais uma vez, para proporcionar uma grande manhã de atividade desportiva, onde quase 200 crianças divertiram-se a jogar e a evidenciar talento”.

Foi a terceira vez do JOGA + Futsal no Portugal CR e o presidente do clube olha com satisfação para o nível evolutivo do evento em que, pela segunda ocasião na presente época, assume estatuto de anfitrião. “Há, claramente, uma evolução em termos de participantes no JOGA + Futsal, quer em quantidade, quer na capacidade técnica que demonstram. Estes encontros são essenciais para o desenvolvimento da prática, uma vez que não há competição para estes escalões, o que permite um reforço no desenvolvimento formativo”, salientou Carlos Nunes, reconhecendo “o trabalho árduo da AF Setúbal, que tem vindo a manter contatos regulares com todos os clubes, potenciando maior adesão de participantes, o que é muito importante e positivo”.

O Portugal CR tem neste momento mais de 120 atletas inscritos na AF Setúbal, desde petizes a seniores, estando os juniores a disputar a Taça Nacional. Uma realidade que permite ao presidente do clube assegurar que “o Portugal Cultura e Recreio é um dos clubes da região que, cada vez mais, se afirma positivamente no panorama da promoção e desenvolvimento do futsal”, lembrando que “nestes últimos três anos, temos sempre promovido equipas a taças nacionais”.

Ao olhar para o futuro, Carlos Nunes aponta para o objetivo de “aumentar o número de praticantes, que em média são, por esta altura, 25 atletas por escalão e dar continuidade ao dedicado trabalho que tem vindo a ser feito para engrandecer cada vez mais o clube”.

O 11.º JOGA + Futsal 2023/2024 contou com a organização da AF Setúbal, cuja Direção esteve representada pelo vice-presidente João Aires e pelo diretor Amândio de Jesus, e operacionalizada pelo responsável para área do futsal, Pedro Henriques, e por dirigentes e técnicos do Portugal CR.

A Direção da AF Setúbal agradece ao Portugal Cultura e Recreio pelo acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização do evento.

Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.