O Palmelense Futebol Clube assinalou, esta segunda-feira (8), em sessão solene comemorativa, realizada no Cineteatro São João, em Palmela, os seus 100 anos de um historial com marca no distrito e que começou a ser escrito em 8 de abril de 1924, data da fundação de um emblema impulsionado por “um grupo de jovens que tinham o desejo de praticar desporto, com especial incidência na prática do futebol”, como recordou Vítor Hugo Alves, presidente da Direção do Palmelense FC, no arranque do seu discurso institucional do centenário do clube.

“Nessa altura jogava-se à bola por baixo da fonte de Santa Ana”, o que tendo em conta a regularidade desses encontros, levou à criação do Palmelense FC, que teve em José Trajano o primeiro presidente.

Na presença de diversas personalidades, entre autarcas locais, dirigentes do movimento associativo regional e nacional, sócios e demais representantes do emblema palmelense, convidados de uma cerimónia festiva, cuja abertura contou com uma atuação musical interpretada por músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária e da Banda da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e gímnica pela classe de ginástica rítmica do clube, o líder diretivo do Palmelense FC sublinhou que o emblema, agora com estatuto centenário, foi um dos fundadores da Associação de Futebol de Setúbal e da Associação de Atletismo de Setúbal.

O futebol foi a prática que motivou a fundação do emblema e aquela que gerou destacada paixão, tendo a expressão competitiva assumido especial notoriedade em provas nacionais, nomeadamente na 3.º divisão e “diz-se que em 1946/47, um grupo de jogadores, apenas de Palmela, disputou a 2.ª Divisão Nacional”, realçou Vitor Hugo Alves, antes de recordar os nomes de Octávio Machado, Jaime Graça, Gomes Costa, Ventura, Quim Chula, Virgílio Camolas, históricos futebolistas formados no clube e que ganharam destaque em equipas representadas no campeonato primodivisionário português.

Mas, a atividade desportiva no Palmelense projetou-se para novas práticas. Andebol, basquetebol, ciclismo e o atletismo “atingiram uma prestação elevada”, vincou Vítor Hugo Alves.

Nos dias que correm, e honrando um passado recheado de História, o Palmelense FC tem a “missão de promover e difundir a prática desportiva junto da comunidade, proporcionando a todos os nossos atletas uma sólida formação cívica e desportiva de qualidade, baseada em valores desportivos e sociais”, garantiu o presidente que quer continuar a ver o clube enquanto “referência no panorama desportivo distrital, despertando nos jovens a vontade de se juntarem à nossa comunidade, não só pela excelência, mas principalmente, pela elevada qualidade dos nossos processos de formação desportiva e social”.

“Queremos ser reconhecidos como líderes de formação desportiva e formar atletas para elevar o rendimento competitivo, de modo a integrarem, no minino, as equipas principais do clube”, apontou o líder diretivo do emblema palmelense que, por esta altura, conta cerca de 450 praticantes no futebol, atletismo e ginástica rítmica.

Homenageando a memória dos seus fundadores e reconhecendo todos quantos, ao longo da História, têm contribuído em nome do clube, o Palmelense FC olha para o futuro com renova ambição, “depois de um período de grandes dificuldades financeiras e de atraso na remodelação das infraestruturas”. “O dinamismo e o entusiasmo voltaram a surgir e os problemas de ordem financeira têm vindo a ser corrigidos, existindo, neste momento, uma situação financeira estável”, registou, Vítor Hugo Alves, no final do seu discurso, rematado com um entusiasta: Viva o Palmelense Futebol Clube!

A convite da Direção do clube centenário, a Associação de Futebol de Setúbal esteve representada na cerimónia pelo presidente Francisco Cardoso. O dirigente associativo, ao realçar o estatuto de emblema fundador da instituição distrital, felicitou o Palmelense FC pelos seus 100 anos de vida, celebração prestigiante e honrosa de um emblema com marca histórica no futebol.

Francisco Cardoso, destacou o ecletismo do Palmelense FC, mas também a sua relevância desportiva e social, sendo uma força viva do nosso distrito, que tem vindo a evoluir e a projetar-se em nome do futuro.

Os presidentes Francisco Cardoso e Vítor Hugo Alves no momento que assinalou a entrega pela AF Setúbal da lembrança institucional por ocasião do centenário ao clube filiado

No âmbito das intervenções institucionais, refira-se que o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, considerando o clube parte integrante do património local, anunciou que a autarquia vai propor a atribuição da Medalha de Honra do Município ao Palmelense FC.

A cerimónia solene por ocasião do centenário do Palmelense FC foi, igualmente, momento para distinguir os sócios com 25 e 50 anos de filiação.

A apresentação do Livro e dos vinhos do Centenário foram iniciativas que marcaram, também, o evento festivo que não terminou sem que os presentes entoassem, com especial entusiasmo, os parabéns ao Palmelense Futebol Clube pelos seus 100 anos de vida.  

O Palmelense Futebol Clube foi fundado em 8 de abril de 1924.