A seleção distrital de futebol feminino da AF Setúbal perdeu, por 2-1. este sábado, no Campo Pepita, na Trafaria, diante congénere de Santarém, naquele que foi o segundo e último jogo da nossa formação na Série 4 da Fase Zonal do Torneio nacional Interassociações 2024/2025, que começou na sexta-feira e termina amanhã, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal, por deleção da Federação Portuguesa de Futebol.
 
 
 
 
A AF Santarém inaugurou o marcador, aos 13 minutos, por Matilde Roberto, mas a nossa seleção conseguiu empatar, aos 17 minutos, através de Carolina Janeiro, resultado que se registou ao intervalo.
 
Na segunda parte, Carolina Ribeiro, aos 66 minutos, voltou a adiantar a AF Santarém (2-1), num resultado que mais não se alterou até ao final da partida.
 
 
Rita Bento, guarda-redes que assumiu a condição de capitã da seleção da AF Setúbal, considerou que “o jogo foi equilibrado, mas faltou-nos arriscar um pouco mais”, assegurando que o conjunto setubalense “deu tudo até ao fim”, mas “não conseguiu evidenciar todas as qualidades”, para registar um desfecho favorável.
 
 
Apesar de tudo, Rita Bento, sublinhou que o futebol feminino no nosso distrito continua a evoluir e estes momentos de representação ao nível de seleção podem servir para inspirar outras meninas a praticar a modalidade.
 
Cláudia Cruz, selecionadora da AF Setúbal, considerou que “o resultado, não era o que esperávamos”. “Entrámos no jogo à procura de um resultado positivo e infelizmente não conseguimos”.
 
Segue-se a fase final, em março de 2025, e a selecionadora distrital vai “procurar resultados mais positivos”.
 
 
Reconhecendo o trabalho essencial dos clubes e o que isso representa para potenciar as seleções distritais, Cláudia Cruz considera que “há que continuar a promover o crescimento do futebol no feminino, sendo que a formação é de extrema importância”, vincou a selecionadora.
 
O último dia de concentração da seleção da AF Setúbal não terminou sem que toda a comitiva tivesse felicitado, primeiro no campo, após o final do jogo, e no hotel, durante o almoço, a jogadora Sofia Duarte, que neste sábado celebrou 14 anos.
 
Muitos parabéns, Sofia!
 
A competição termina este domingo, com as seleções de Lisboa e Santarém a discutirem o primeiro lugar da classificação geral da prova.
 
Classificação Geral (1.ª jornada):
AF Lisboa - 1 jogo, 3 golos marcados, 0 golos sofridos, 3 pontos;
AF Santarém - 1 jogo, 2 golos marcados, 1 golo sofrido, 3 pontos;
AF Setúbal – 2 jogos, 1 golo marcado, 5 golos sofridos, 0 pontos.
 
A Série 4 da Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações 2024/2025 é organizada pela AF Setúbal, por delegação da Federação Portuguesa de Futebol, e conta com a colaboração da Câmara Municipal do Seixal, Amora Futebol Clube e Clube de Futebol da Trafaria.
 
Fotos: Diogo Nora/AF Setúbal