A Seleção Nacional de Futebol de Rua foi apresentada oficialmente, esta terça-feira (19), na Cidade do Futebol, antes de partir para o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, que decorre em Oslo, entre 23 e 30 de agosto. A 20.ª edição da competição reúne 500 atletas de 48 países, numa celebração do desporto enquanto motor de inclusão social.
Entre os oito jogadores que vão vestir as cores de Portugal está Bruno Silva, guarda-redes, que representa o CRIAR-T, atleta convocado em representação do nosso distrito.
A Direção da AF Setúbal, através do presidente Francisco Cardoso e de Carlos Dinis (vice-presidente) marcou presença no evento, que renuiu representantes da FPF, da Associação CAIS e de várias entidades parceiras.
Bruno Silva e Francisco Cardoso na apresentação da seleção lusa de futebol de rua
A equipa nacional é liderada por Bruno Seco (selecionador desde 2011), com Rafael Santos (team manager) e Nuno Rodrigues (treinador de competências). O estágio final decorre em Lisboa, de 13 a 22 de agosto, em parceria com a Fundação Benfica e com o apoio das Juntas de Freguesia de Benfica e Marvila e da FPF.
Portugal parte para Oslo depois de um quinto lugar alcançado em Seul, em 2024. Desde 2004, a Seleção soma 18 participações em mundiais, um mundialito e um europeu — com vitórias nestes dois últimos. Os melhores resultados em Campeonatos do Mundo foram o 2.º lugar em 2009 e o 3.º em 2015.
Eis os convocados para o Mundial 2025:
Rúben Costa (PAX Jovem, Beja)
Alexandra Araújo (O Companheiro, Lisboa)
Bruno Silva (CRIAR-T, Setúbal)
Júlio Netto (Adamastor, Viseu)
Miguel Pereira (CD Navais, Porto)
Rosa Peixe (NDS, Guarda)
João Ferreira (Município de Aveiro, Aveiro)
Tiago Santos (AMDpT, Madeira)
JG/AFS com FPF