O Atlético Clube de Arrentela celebrou, este sábado, no Campo da Boa-Hora, 100 anos de uma História associativa bem vincada pela promoção e desenvolvimento da atividade desportiva.
 
Emblema de referência no concelho do Seixal, filiado na Associação de Futebol de Setúbal, o clube, que começou por denominar-se Arrentela Foot-Ball Club, até 1943, é desde então o Atlético Clube de Arrentela, destacado símbolo da nossa região que tem orgulho no passado e, alicerçado na dedicação e trabalho nos dias que correm, olha com renovada confiança para fazer mais e melhor em nome do futuro.
 
A prática do futebol continua a evidenciar um espaço significativo naquilo que é o dinamismo do clube arrentelense, a crescer a olhos vistos. Mais praticantes, mas equipas e melhores condições de apoio à atividade são uma realidade no seio de um emblema que é, reconhecidamente, parte integrante da vida comunidade local. E, quando assim é, a sua relevância é inquestionável.
 
 
 
A tarde soalheira deu ainda mais brilho à cerimónia dedicada à celebração do centenário, presenciada por dezenas de jovens futebolistas do clube e pelos convidados institucionais, assinalando-se entre outros autarcas locais, a presença do presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, que a par de dirigentes e técnicos do clube, vivenciaram um momento solene envolto em natural emoção, fervor clubístico e reconhecimentos.
 
Foi neste âmbito que António Cunha, presidente da Direção do AC Arrentela, saudou todos os presentes no evento comemorativo afirmando, desde logo, no início da intervenção institucional, o “enorme orgulho e emoção” que decorreu da celebração dos 100 anos do Atlético Clube de Arrentela.
 
 
“Um século de história, feito de conquistas, desafios, dedicação e, acima de tudo, de pessoas que sempre acreditam neste clube e no seu valor para a comunidade”, enalteceu, antes de assumir que “o Atlético Clube de Arrentela não é apenas um clube desportivo: é uma família, um ponto de encontro, um símbolo de união e de identidade para a Arrentela e para o concelho do Seixal”.
 
“Este centenário é um tributo a todos os que vestiram esta camisola, a todos os dirigentes, a atletas, sócios e simpatizantes que, ao longo de gerações, mantiveram viva esta chama”, salientou o presidente, desejando “que este marco seja não apenas uma celebração do passado, mas também uma inspiração para o futuro”.
 
 
Em pleno piso sintético do requalificado Campo da Boa-Hora, António Cunha assegurou que “juntos, continuaremos a escrever a história gloriosa do Atlético Clube de Arrentela”, dando vivas ao clube e à Arrentela.
 
A convite do clube filiado, a Direção da Associação de Futebol de Setúbal esteve representada na cerimónia festiva pelo diretor José Teixeira, que não deixou de felicitar o mais recente emblema centenário do nosso universo associativo, um momento “de extremo significado para todos” e que “constitui um marco inesquecível na sua existência” decorrente de “um período, com certeza, de muito esforço coletivo, de muitas preocupações e obstáculos a ultrapassar, mas também de muitos momentos felizes e êxitos saborosos”.
 
Ao valorizar “o empenho, a dedicação e a competência de todos os que no dia-a-dia, dão corpo ao trabalho aqui desenvolvido”, o diretor da AF Setúbal, visando um desejado equilíbrio do número de praticantes de ambos os géneros, incentivou os responsáveis do clube a potenciar a atividade da prática futebolística no feminino, reforçando aquilo que é uma ambição das estruturas do futebol.
 
Ao garantir que “a AF Setúbal está naturalmente disponível, como é sua obrigação, para apoiar os clubes, na medida das suas possibilidades”, José Teixeira renovou as felicitações pelo centenário do Atlético Clube de Arrentela.
 
Momento da entrega da placa comemorativa que assinala os 100 anos AC Arrentela oferida pela Direção da AF Setúbal
 
Instante que registou o reconhecimento institucional do clube filiado à AF Setúbal
 
No decurso da cerimónia solene, o clube promoveu um conjunto de homenagens e distinções a personalidades e instituições parceiras.
 
Um dos momentos que assumiu especial destaque foi protagonizado pelo sócio n.º 1 do AC Arrentela, Jorge Silva, que conta 96 anos de vida e 93 de associado arrentetelense.
 
Jorge Silva foi alvo de especial homenagem do seu clube de sempre
 
Brindado com fortes aplausos de reconhecimento e homenagem pela ligação ao clube, Jorge Silva libertou entusiásticas palavras de enaltecimento e de agradecimento ao seu emblema de sempre.
 
O Atlético Clube de Arrentela foi fundado em 4 de outubro de 1925.