A Direção da Associação de Futebol de Setúbal, através do vice-presidente, João Aires, e do diretor, Amândio de Jesus, esteve representada, esta segunda-feira (6), na sede do 1º de Maio FC Sarilhense, no evento de apresentação da primeira edição do Troféu Manuel Fernandes, organizado pela Câmara Municipal da Moita, representada pelo edil Carlos Albino.
 
 
Com uma taça municipal de futebol sénior em disputa pelas equipas sediadas no concelho moitense e filiadas na AF Setúbal: União Futebol Clube Moitense, o Clube Recreio e Instrução, o Sporting Clube Vinhense e União Desportiva e Cultural Banheirense, o Troféu Manuel Fernandes, que decorrerá, entre 15 de outubro e 27 de dezembro, no Campo Municipal do Vale da Amoreira, é uma competição que homenageia e evoca a memória de um dos maiores nomes da história do futebol português. Manuel Fernandes é reconhecido tanto pela sua carreira brilhante como futebolista e treinador, como pelo forte vínculo ao concelho da Moita, a Sarilhos Pequenos e ao 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, clube onde deu os primeiros passos como futebolista.
 
João Aires, no âmbito do evento de apresentação do troféu, felicitou a iniciativa da autarquia moitense, a qual faz "justa homenagem a Manuel Fernandes, um homem e um desportista de referência, a quem se reconhece ter sido um exemplo de respeito, dos valores sociais e do Fair Play".
 
 
 
O vice-presidente da AF Setúbal, saudando a participação de quatro emblemas filiados no universo associativo, desejou que o torneio seja uma promoção ao futebol distrital, em que a competição seja celebrada com o devido Fair Play e disputada com base naquilo que eram os ideiais de Manuel Fernandes: ser protagonista de um desporto positivo e de sã competitividade.
 
Refira-se que o torneio municipal, devidamente homologado, contará com a nomeação de árbitros dos quadros da entidade associativa.
 
 
 
De acordo com a organização, o Troféu Manuel Fernandes é mais do que um torneio desportivo. É uma homenagem a um símbolo maior do futebol português e uma oportunidade de promover o espírito de união entre clubes, atletas e comunidade. O que se pretende é que este evento desportivo seja vivido com a mesma paixão, entrega e dedicação que Manuel Fernandes sempre demonstrou dentro e fora de campo, convidando-se, claro, todos os adeptos do desporto a estarem presentes nesta iniciativa.
 
 
C/CM Moita
Fotos: CM Moita