A Associação de Futebol de Setúbal, de acordo com os dados de contabilização da Federação Portuguesa de Futebol no que respeita a praticantes federados com uma inscrição válida na época 2021/2022, conta um total de 12 593 registos, a 31 de maio de 2022, o que representa uma marca inédita, em função deste critério federativo.

Este valor absoluto, que envolve o futebol, futsal e futebol de praia, é significativo tendo em atenção as adversidades e limitações sentidas nas últimas duas temporadas, devido à pandemia de Covid-19. Recorde-se que, no âmbito dos patamares jovens, apenas foi permitido, a partir do dia 19 de abril de 2021, o início dos treinos coletivos, conforme a Orientação n.º 036/2020 da DGS, na sua versão revista em 31/03/2021, para a retoma das atividades desportivas.

Perante este cenário, os clubes e sociedades desportivas filiadas no universo da AF Setúbal, fruto da resiliência e do trabalho desenvolvido, evidenciaram um registo elogiável a todos os níveis, contribuindo para o reforço da tendência de crescimento da quantidade de praticantes.

No âmbito dos números refletidos nos diversos gráficos que suportam esta informação, sobressaem aumentos em valores absolutos nos patamares seniores de futebol e futsal.

A prática no feminino assume, igualmente, um crescimento importante nas quadras e nos relvados.

Nota para o facto de as inscrições de futebol de praia ainda não terem fechado pelo que o número tenderá a aumentar