O Grupo Desportivo da Escola Básica D. João I conquistou, este sábado, no Pavilhão Multiusos de Sines, a Taça AFS Futsal Seniores 2022/2023. A vitória, por 5-4, alcançada diante da Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde foi o desfecho que permitiu ao emblema da Baixa da Banheira libertar os festejos sobre uma proeza ímpar e que a somar ao título de campeão distrital da presente época, representa um feito acumulado inédito no clube, ou seja a concretização da chamada ‘dobradinha’.

A final da Taça AFS Futsal Seniores foi a última de um conjunto de quatro (iniciados, juvenis, juniores e seniores) organizadas, este sábado, pela Associação de Futebol de Setúbal, todas realizadas de forma sequencial no Pavilhão Multiusos de Sines, num dia que, com certeza, será lembrado na história da modalidade como de especial relevância para o futsal do nosso distrito e que foi vivido num clima festivo, de muito entusiasmo competitivo e Fair Play.

O jogo relativo à final maior do grande dia foi disputado sob a arbitragem de Sérgio Carvalho, Hugo Grilo (2.º árbitro), Ricardo Silva (3.º árbitro) e Inês Mafra (cronometrista) na presença de um número significativo de adeptos dos clubes finalistas, incansáveis no apoio às equipas, o que abrilhantou ainda mais uma final em que os jogadores, evidenciando qualidade individual e coletiva, foram figuras de destaque de um jogo disputado, até ao último segundo, em muito bom nível competitivo e sublinhado com reconhecido respeito.

Ficha do jogo

A sã competitividade que haviam espelhado durante o jogo foi reforçada pelas equipas finalistas nos instantes que marcaram a realização da cerimónia oficial de entrega das medalhas, com o Fair Play entre árbitros, vencedores e vencidos a ser protagonizado sem exceção, saudando-se mutuamente aquando da respetiva passagem pelo ‘Corredor do Fair Play’ que os encaminhava à distinção institucional. Momentos sempre reconhecidos pelos adeptos, vincados com aplausos.

Nesta sequência, Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, entregou o troféu aos vencedores, assinalando-se o auge da conquista pelo GDEB D. João I e de um dia de festa em que o futsal distrital foi o principal ganhador.

No âmbito da cerimónia protocolar, na qual marcou presença o vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, em representação da autarquia anfitriã da jornada competitiva, a Direção da AF Setúbal esteve ainda representada por João Aires, vice-presidente, e pelos diretores Amadeu Mota e Amândio de Jesus. Paulo Silva (Conselho de Arbitragem) e Carlos Gamito (Conselho Técnico) marcam igualmente presença em representação dos respetivos órgãos sociais da AF Setúbal.

A Direção da Associação de Futebol de Setúbal agradece a colaboração institucional da Câmara Municipal de Sines no âmbito da cedência do Pavilhão Multiusos de Sines e apoio à organização de um evento que, mais uma vez, dignificou o futsal do nosso universo associativo.

A Direção da AF Setúbal felicita o Grupo Desportivo da Escola Básica D. João I pela conquista da Taça AFS Futsal Seniores 2022/2023 e saúda a meritória participação da Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde.

Galeria de fotos