O Pavilhão Desportivo Municipal N.º 2 do Montijo recebeu, este sábado (17), ao longo do período da manhã, a realização do 9.º Encontro de Petizes e Traquinas JOGA + Futsal 2023/2024, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal em colaboração com a Academia Desportiva Infantil e Juvenil Bairro Miranda.

Ao todo foram 132 meninas e meninos que participaram em mais uma iniciativa de desenvolvimento do futsal de base na nossa região, sendo 60 petizes e 72 traquinas. Crianças que deram largas à alegria, em mais uma jornada de ensinamentos no âmbito da prática da modalidade, num contexto desportivo informal onde impera a partilha e é cimentado o Fair-Play.

Uma manhã que proporcionou a realização de 37 minijogos, pelas 13 equipas de petizes e 11 conjuntos de traquinas que ganharam continuados incentivos e aplausos vindos da bancada pontuando cada jogada e, naturalmente, nos momentos que assinalaram a festa do golo, celebrada sempre de forma muito especial.

O 9.º JOGA + Futsal 2023/2024 contou com a participação de 11 emblemas filiados no universo associativo da AF Setúbal, a saber: ADIJ Bairro Miranda, GMD União e Progresso, CR Sobredense, CA Santa Marta do Pinhal, AMA Zona Sul, AD Samouquense, Real Alcochete ACD, e AC Benfica na Charneca de Caparica, CD Colégio Minerva, AJ Os Caramelos e Juventude AC.

Foi a segunda vez que a ADIJ Bairro Miranda partilhou a organização do JOGA + Futsal com a AF Setúbal e Luís Fernandes, diretor para o futsal do emblema montijense, mostrou a satisfação pelo renovado abrir de portas.

“O balanço é bastante positivo. Foi muito interessante ver a dinâmica proporcionada, não só pelos atletas, como também pelos familiares. Foi um gosto termos colaborado neste evento e estaremos cá para os próximos, porque temos todo essa vontade de estar presentes neste género de participações, que são dedicadas ao desenvolvimento do futsal e para que as crianças possam ter uma oportunidade de praticar o desporto que mais gostam”, começou por enaltecer o responsável da ADIJ Bairro Miranda.

Os sublinhados elogiosos à realização do 9.º JOGA + Futsal 2023/2024 foram reforçados na avaliação do emblema coorganizador: “Numa escala de 0 a 10, se a organização não andou na casa dos 10, andou lá muito perto. Acho que correu tudo muito bem, a envolvência organizativa da AF Setúbal permite que tudo seja muito bem realizado e da nossa parte tudo fizermos para manter o nível organizativo de excelência, o que creio que conseguimos”, realçou Luís Fernandes a propósito daquilo que foi evidenciado “numa manhã muito divertida”.

Sobre a importância do JOGA +, o diretor para o futsal da ADIJ Bairro Miranda não hesita em considerar “extramente importante, uma vez que é direcionado para escalões que não têm competição regular e se não forem promovidas estas ações, o que vai acontecer é que os clubes vão ter de procurar jogos por si, o que não é fácil. O JOGA + acaba por fomentar uma manhã bem passada de futsal e, ainda por cima, com a organização da AF Setúbal que dinamiza um evento que é muito bem planeado e estruturado. Por isso, considero fundamental para estes escalões este tipo de eventos”.

A ADIJ Bairro Miranda tem na formação a maior aposta. De benjamins a juvenis e uma equipa sénior de futsal feminino são as equipas de competição e se somarmos os praticantes petizes e traquinas, devidamente inscritos na AF Setúbal com seguro desportivo, o emblema sediado no concelho do Montijo apresenta-se por esta altura com cerca de 120 atletas.

“Somos um clube inclusivo, mas estamos sempre dependentes de saber quem é que vai aparecer na próxima época. Temos alguns escalões bastante consolidados, que nos conferem continuidade, mas outros nem tanto”, regista Luís Fernandes antes de libertar uma ambição: “Desejamos ter uma equipa feminina de formação”.

Refira-se que a ADIJ Bairro Miranda é um dos emblemas da nossa região a quem se reconhece como referência na prática do futsal no feminino.

De acordo com Luís Fernandes, “acima de tudo, a ambição é continuar a desenvolver de forma adequada a atividade formativa de futsal e tentar apresentar o máximo de equipas possível, permitindo a regularidade e a evolução da prática aos atletas”.

O 9.º JOGA + Futsal 2023/2024 contou com a organização da AF Setúbal, cuja Direção esteve representada pelo diretor Amândio de Jesus, estando a operacionalização a cargo do responsável para área do futsal, Pedro Henriques, e por dirigentes e técnicos da ADIJ Bairro Miranda.

A Direção da AF Setúbal agradece à ADIJ Bairro Miranda pelo acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização do evento.

Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.