A abordagem sobre um conjunto de problemáticas relacionadas com o Tráfico Humano no Desporto assumiu destaque, esta terça-feira, no Auditório Municipal Rui Guerreiro, em Pinhal Novo, naquela que foi a segunda das quatro ações agendadas da Semana da Ética e Integridade, iniciativa no âmbito das comemorações do 97.º aniversário da Associação de Futebol de Setúbal, assinalado neste domingo.

Perto de 80 participantes marcaram presença no evento, que reuniu convidados especiais, dirigentes associativos e de clubes filiados, técnicos, atletas e encarregados de educação, num final de tarde em que foram refletidas diversas perspetivas, realidades e implicações sobre o tráfico humano no desporto.

Numa saudação institucional de boas-vindas, Francisco Cardoso, presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, agradeceu à Câmara de Palmela pela cedência do auditório municipal que acolheu a sessão, bem como aos convidados e demais participantes pela presença no evento. “A temática escolhida para este segundo dia visou abordar uma problemática que podemos pensar que só acontece aos outros, mas a verdade é que pode acontecer na nossa ‘casa’ sem nos apercebermos”, salientou o dirigente associativo, afirmando ser muito importante este tipo de ações no sentido de contribuir com a partilha de informação relevante para que a mesma seja divulgada ao máximo.

No âmbito da dinamização de uma mesa-redonda, com a moderação assumida pela jornalista Sandra Ferro, Ana Soares (Associação para o Planeamento da Família), Vasco Malta (Organização Internacional para as Migrações), João Santos (Agência para a Integração, Migração e Asilo) e Edinho (antigo futebolista e atual diretor desportivo) foram os convidados especiais que, no segundo dia da Semana da integridade, muito contribuíram com a partilha de informação e testemunhos de particular interesse, que motivaram destacada interação entre todos os participantes no evento organizado pela AF Setúbal, que todos elogiaram e reconheceram como uma iniciativa de acrescida relevância.

No registo das notas finais, Ana Soares considerou que “é muito importante continuarmos, todos, envolvidos neste tipo de ações e falar sobre os diversos crimes que podem estar relacionados com o desporto. Devemos ter toda a atenção do que se passa à nossa volta e alertar se for caso”.

Vasco Malta, a quem coube uma apresentação inicial, defendeu a valorização da condição humana em quaisquer circunstâncias. “Uma pessoa nunca pode perder o seu valor”, vincou, deixando alertas para o devido apoio da sociedade para as vítimas de tráfico humano.

Por sua vez, João Santos, sublinhou “a importância das ações de prevenção por parte de todos nós”. “Temos de cada vez mais ferramentas ao nosso alcance para combater esta problemática da sociedade. Há tráfico humano no desporto, mas também o há noutras áreas”.

Edinho deu ênfase à palavra: “realidade”. “Nós somos confrontados, todos os dias, com situações duvidosas. Portanto, não há como fugir. Há, sim, que agir”, rematou.   

No final do evento, o presidente da Direção da AF Setúbal reiterou o agradecimento institucional pela disponibilidade de Ana Soares, Vasco Malta, João Santos e Edinho e Sandra Ferro pela prestimosa colaboração especial e a todos os demais participantes que muito enriqueceram a dinâmica da sessão.  

Refira-se que a Semana da Ética e Integridade prossegue esta quarta-feira, no Fórum Municipal de Alcochete, às 19 horas, com a temática a incidir sobre o Assédio no Desporto.