A Seleção Nacional de Futsal perdeu, esta quarta-feira, diante da congénere de Espanha, por 1-0, num duelo ibérico de preparação no Multiusos de Sines. 

FOTOGALERIA

Antes do apito inicial, registou-se um minuto de silência em memória das vítimas da tragédia de Valência. João Matos, também antes do encontro, recebeu a placa alusiva às 200 internacionalizações.

Quanto ao jogo, lance perigoso aos 2' com Lúcio e Afonso a obrigarem Chemi a estar atento. Portugal ia conseguindo impor o seu jogo no meio-campo espanhol, tentando desequilíbrios.

Depois de um remate forte de Tiago Brito, Ricardo Mayor rematou por cima após jogada nas costas da defensiva lusa. No mesmo minuto 5', Pany respondeu com um remate cruzado. Pouco depois, Esteban cria dois lances de golo, mas André Correia esteve imparável. À passagem do minuto 8, um lance de golo para cada lado. Chino esteve perto de marcar e Pany, no seguimento de uma jogada individual pela esquerda, forçou Chemi a uma defesa apertada.

Depois de um período em que a Equipa das Quinas entrou mais forte e pressionante, verificou-se mais equilíbrio. Aos 10’, bola ao poste. Livre ensaiado de Portugal e André Coelho atirou ao ferro da baliza espanhola. Aos 13’, grande jogada individual de Bruno Coelho, com Chemi a evitar o 1-0. Portugal chegou cedo à quinta falta, mas não foi isso que suavizou a pressão lusa. A fechar a primeira parte, Pany conduz um contra-ataque e Tiago Brito pica a bola por cima de Chemi. O remate saiu ao lado naquela que foi a melhor oportunidade do primeiro tempo.

Na segunda metade do encontro, Espanha marcou aos 23', com Esteban a faturar pelo buraco da agulha da baliza defendida por Edu. No minuto seguinte, Rivillos atirou ao poste. Na resposta, Tiago Brito testou os reflexos de Feixas.

Aos 31', João Matos esteve perto do empate, mas o seu remate foi ao poste após desvio num espanhol. A Equipa das Quinas estava por cima do jogo e foi acumulando vários lances de perigo. Lúcio Rocha e Pany procuravam desequilibrar nas alas, mas os remates teimavam em entrar. Portugal ia colocando a Roja em sentido, mas o guarda-redes Feixas ia conseguindo anular os ataques lusos. João Matos, Kutchy e Lúcio Rocha tiveram lances perigosos dentro da área espanhola, mas a baliza adversária manteve-se a zero até ao final.

A Equipa das Quinas, orientada por Jorge Braz, prepara o arranque da qualificação para o Europeu 2026. Recorde-se que Portugal, no Grupo 7, enfrentará Andorra, Países Baixos e Macedónia do Norte na Ronda Principal de Qualificação, que se inicia em dezembro.

Este é um regresso da Seleção a Sines. A última presença havia sido em 2018, num duplo compromisso com a Sérvia, também em jogos de preparação.

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Multiusos de Sines

Árbitro: Cristiano Santos
Segundo árbitro: Rúben Santos
Terceiro árbitro: Miguel Castilho
Cronometrista: Filipe Duarte

PORTUGAL 0-1 ESPANHA (0-0 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): André Correia, André Coelho, Afonso, Lúcio Rocha e Kutchy,
Suplentes: Edu, João Matos - Cap., Tiago Sousa, Bruno Coelho, Pany, Erick, Tiago Brito, Silvestre e Neves
Treinador: Jorge Braz
Golos: 
Disciplina: cartão amarelo a Silvestre (37')

ESPANHA (cinco inicial): Chemi, Cecilio, Alberto, Bebe e Mario Rivillos - Cap.
Suplentes: Miquel Feixas, Ricardo Mayor, Dani Zurdo, Pani, Esteban, Mínguez, Chino, Renato e Daniel
Treinador: Jesús Velasco
Golos: Esteban (23')
Disciplina: cartão amarelo a Esteban (17') e a Alberto (24')

AF Setúbal no reconhecimento institucional

O encontro, que mais uma vez colocou Sines e a nossa região no centro de todas as atenções do futsal português, foi uma organização da Federação Portuguesa de Futebol com a colaboração da Associação de Futebol de Setúbal e da Câmara Municipal de Sines.

No âmbito do evento, a Direção da AF Setúbal, representada presidente Francisco Cardoso, partilhou o tradicional momento dedicado ao reconhecimento institucional entre as entidades ligadas ao jogo, nomeadamente a Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Setúbal, Câmara Municipal de Sines e Real Federação Espanhola de Futebol, nas pessoas dos respetivos responsáveis e dirigentes.

 

 

c/FPF