A Associação de Futebol de Setúbal realizou, esta terça-feira, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, a edição 2024 da Cerimónia de Entrega de Placas e Diplomas às Entidades Formadoras Certificadas. Foram atribuídas
59 distinções.
Na presença de cerca de 200 convidados, o evento reafirmou a importância do Processo de Certificação de Entidades Formadoras e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos clubes, num distrito de Setúbal que já tem os 13 concelhos representados por entidades com marca distintiva.
Câmara Municipal de Almada, enquanto autarquia anfitriã da cerimónia, e Associação de Futebol de Setúbal e Federação Portuguesa de Futebol, instituições parceiras na dinamização do incremento do processo certificativo, assumiram destaque no início da cerimónia, com os respetivos representantes a registarem saudações institucionais.
Filipe Pacheco, vereador do município almadense, assumiu que foi “com enorme satisfação” que a autarquia recebeu a cerimónia. “Ficamos muito felizes quando instituições com a AF Setúbal realizam estes eventos em Almada, não só de cariz cerimonial, mas também desportivo”.
O autarca, que saudou a AF Setúbal e os seus corpos sociais pelo aumento do número de clubes certificados e pelo acompanhamento dinamizado no âmbito do respetivo processo, enalteceu, igualmente a FPF pelo apoio dado aos emblemas reforçando o desenvolvimento do futebol formativo e amador.
Evidenciando um conjunto de iniciativas que têm vindo a contribuir para que o desporto no concelho almadense ganhe maior projeção, Filipe Pacheco, instantes antes de promover um agradecimento institucional à AF Setúbal e à FPF, felicitou os clubes certificados pelo compromisso de fazerem mais e melhor.
Por sua vez, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, não hesitou em começar a sua intervenção com um reconhecido agradecimento à Câmara Municipal de Almada pela colaboração que permitiu levar a efeito a organização da cerimónia num espaço de excelência como o Fórum Municipal Romeu Correia.
O líder diretivo da AF Setúbal, agradecendo a presença de todos os representantes dos clubes certificados e das 13 autarquias do distrito, bem como do presidente da FPF, Fernando Gomes, realçou os relevantes contributos institucionais que têm vindo a ser disponibilizados aos clubes.
Francisco Cardoso, no âmbito da realidade da AF Setúbal, destacou a evolução positiva do número de praticantes, que no final da última época contavam cerca de 16 mil, e por esta altura, já atingem mais de 13.500. Número que o presidente associativo realça ser decorrente do trabalho desenvolvido pelos clubes, a quem agradeceu, lembrando que “todos juntos, somos mais fortes”.
Naquilo que é o cenário das entidades formadoras certificadas, o presidente da AF Setúbal sublinhou o aumento de 16 distinções em reação à última época, num percurso que tem vindo a assegurar objetivos traçados. “Todos estão de parabéns e esta evolução dá-nos grande alento para continuar nesta caminhada”.
O presidente da AF Setúbal, agradecendo o continuado apoio dos colegas de Direção e da estrutura associativa, que têm reafirmado a coesão e disponibilidade em prol da instituição, destacou o facto inédito de o mapa do nosso distrito ter em todos os 13 concelhos entidades formadoras certificadas, o que realçou com particular satisfação.
Realçando o dedicado trabalho dos elementos da subcomissão de certificação da AF Setúbal, Francisco Cardoso, agradeceu toda a colaboração dos diretores federativos Júlio Vieira e Rui Manhoso.
“Muito obrigado a todos os clubes e parabéns pelo vosso trabalho e empenho”, concluiu Francisco Cardoso.
A fechar o leque de intervenções institucionais, o presidente da FPF, Fernando Gomes, dirigindo uma palavra de apreço ao líder diretivo e aos órgãos sociais da AF Setúbal, e um registo de agradecimento à CM Almada, saudou todos os presentes e revelou “grande satisfação” pela evolução do número de entidades certificadas.
O presidente federativo enalteceu o trabalho desenvolvido pelos clubes, realçou o apoio das autarquias, e encorajou os emblemas que ainda não foram ao processo de certificação que o façam, atendendo à grande importância que esse registo envolve.
Fernando Gomes felicitou todos os clubes certificados e agradeceu por todo o trabalho que continuam a desenvolver.
Nesta sequência, numa iniciativa da Direção da AF Setúbal, Fernando Gomes foi alvo de um reconhecimento institucional “por todo o apoio que protagonizou em prol do futebol distrital e nacional”. Um momento que agradeceu e que partilhou com toda a estrutura federativa que o tem acompanhado.
A cerimónia, apresentada por Pedro Santos, coordenador técnico distrital e um dos elementos da subcomissão de certificação da AF Setúbal, prosseguiu com a entrega das distinções às 59 entidades certificadas em representação dos 13 concelhos do nosso distrito.
Os 13 concelhos do nosso distrito estiveram representados na cerimónia
Concelho de Alcochete
Concelho de Sesimbra
Concelho do Barreiro
Concelho do Montijo
Concelho da Moita
Concelho de Alcácer do Sal
Concelho de Grândola
Concelho de Santiago do Cacém
Concelho de Sines
Concelho de Palmela
Concelho do Seixal
Concelho de Setúbal
Concelho de Almada
A Direção da AF Setúbal reitera destacado agradecimento institucional à Câmara Municipal de Almada por toda a colaboração evidenciada no âmbito da organização da edição 2024 da Cerimónia de Entrega de Placas e Diplomas às Entidades Formadoras Certificadas da Associação de Futebol de Setúbal.