A Associação de Futebol de Setúbal, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), realizou, esta quinta-feira (23), duas ações de demonstração da modalidade Walking Football, naquele que foi um momento inicial da promoção e divulgação da atividade no âmbito da nossa região.
 
No Campo António Xavier de Lima (AD Quinta do Conde), no período da manhã, e no Campo dos Pescadores (GD Pescadores da Costa de Caparica), à tarde, o dia proporcionou confraternização e primeiros contactos com a bola aos participantes, homens e mulheres com mais de 50 anos, faixa etária a quem está reservada esta variante adaptada de futebol, a andar.
 
 
 
Com o objetivo de incentivar a prática desportiva, o Walking Football visa, igualmente, promover a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa, o combate ao isolamento, sedentarismo, depressão e melhorar os índices de saúde.
 
Nas duas ações realizadas, coube ao treinador de Walking Football da FPF, André Coelho, assumir as explicações teóricas e práticas, momentos, sempre sublinhados pela boa-disposição, que não demoraram a gerar particular entusiasmo dos participantes, a integração na atividade e a vontade expressa de manter a ligação regular com a prática da modalidade e a respetiva divulgação.
 
 
 
 
A Direção da AF Setúbal esteve representada nas ações pelo presidente, Francisco Cardoso, bem como pelos diretores Amadeu Mota, Amândio de Jesus e José Teixeira. Os dirigentes associativos, que enalteceram a importância da prática do Walking Football, saudaram os participantes e o envolvimento dos dois clubes anfitriões, nas pessoas dos respetivos presidentes da Direção, e das autarquias locais – câmaras de Sesimbra, Almada e Seixal e junta da Quinta do Conde, que estiveram representadas por autarcas e técnicos - e deixaram a garantia de apoio a todas as iniciativas que visem o fomento da modalidade e a criação de equipas no nosso distrito.
 
 
 
 
Por parte da FPF, o diretor Arménio Pinho, agradeceu à AF Setúbal pela realização das iniciativas, bem como o envolvimento das entidades locais, salientando, igualmente a parceria com o Centro para a Economia e Inovação Social, e deixou a mensagem de que o Walking Football é uma prática que deixa antever um grande sucesso no que respeita aos números de participação, num desporto inclusivo que pretende ser um espaço de divertimento de homens e mulheres no âmbito de uma atividade prazerosa.
 
A FPF esteve, igualmente, representada por Rute Silva, gestora nacional do projeto Walking Football.
 
Refira-se que as duas ações promovidas pela AF Setúbal, contaram com o envolvimento do Gabinete Técnico associativo, tendo o coordenador técnico distrital, Pedro Santos, assumido a responsabilidade operacional.
 
A Direção da AF Setúbal agradece à AD Quinta do Conde e ao GD Pescadores da Costa de Caparica pela cedência das respetivas instalações.
 
Fique a saber
 
O Walking Football tem regras específicas, sendo que a básica é que os jogadores não podem correr, tendo de manter sempre um pé a tocar no solo.
 
Cada equipa é formada por cinco elementos, homens e mulheres, sem guarda-redes.
 
O campo tem as dimensões máximas de 20m x 40m e a duração do jogo é de 40 minutos, 20 cada parte.
 
Os jogadores não podem dar mais de três toques consecutivos na bola, a qual não pode subir acima de um metro. O golo só é válido se marcado dentro da área.
 
Quaisquer informações adicionais relacionadas com a atividade do Walking Football no nosso distrito podem ser solicitadas através dos seguintes e-mails: [email protected] ou [email protected] .