Beto Severo, antigo futebolista internacional português, foi o treinador que conduziu, esta época, agora finda, a equipa de futebol júnior do Clube Desportivo da Cova da Piedade à inédita subida à primeira divisão nacional.

Uma conquista trilhada numa época em que os jovens piedenses, na II divisão, vincaram bem a sua qualidade competitiva, que começou por sobressair com o 1.º lugar na Série E e, mais tarde, culminado com o triunfo na prova referente à 2ª fase de promoção da Zona Sul, o que garantiu, desde logo, a subida de patamar competitivo.

Por isso, a questão da conquista do título nacional unificado, que acabou por sorrir ao Boavista, no passado fim-de-semana, não deve beliscar a caminhada triunfal dos piedenses e a página gloriosa que escreveram.

“Foi uma temporada extramente positiva. Atingimos os objetivos traçados e colocamos o emblema do clube na divisão que merece”, começou por destacar Beto, 41 anos, naquela que foi a sua estreia na Cova da Piedade.

Ao olhar para a experiência vivida, o treinador não hesita em afirmar que a envolvência no seio do grupo “foi muito gratificante”. “Fizemos um bom trabalho de formação, com jovens de grande capacidade e, creio que conseguimos potencializar as suas qualidades como jogadores e também como homens”, destacou.

Em termos pessoais, o antigo internacional luso (72 internacionalizações em diversas categorias), que alinhava sobretudo como central, revelou o sentimento de “grande satisfação por ter trabalhado com um grupo fantástico, recheado de miúdos fantásticos”.

Instado a avaliar a importância da subida dos juniores piedenses para o futebol da nossa região, Beto garante que “é sempre para o distrito ver reforçada a sua força formativa no futebol nacional. Este é um sinal que o de que se está a trabalhar bem e um contributo para fazer o clube crescer, já que, note-se, a equipa sénior continua no patamar profissional e os juniores e juvenis avançam nas primeiras divisões nacionais”.



Projeto a dar frutos

Para o presidente da Direção do Cova da Piedade, Paulo Veiga, a promoção da equipa júnior foi sentida “com enorme alegria”. “É o reflexo de um projeto que tem vindo a ser dinamizado e que está a dar os seus frutos”, sustenta.

O dirigente, que não refreou elogios a todos os que contribuíram para o sucesso, sublinhou que esta conquista “é nota do bom trabalho da nossa formação a culminar uma grande época”.

Paulo Veiga assinala que a subida dos juniores piedenses é muito importante e motivador para o futuro da formação da nossa região. “Passamos a ter duas equipas na I divisão (a par do Vitória FC), o que vem provar, que o nosso distrito tem uma grande potencialidade de jovens jogadores e esta nossa conquista é mais um exemplo disso mesmo”, rematou.

A AF Setúbal saúda o Clube Desportivo Cova da Piedade, com particular entusiasmo para os elementos que estiveram associados à equipa de juniores, pela brilhante conquista.