Hoje é segunda-feira, mas este domingo foi um dia de primeira para o futebol de praia associativo.

 

A Associação de Futebol de Setúbal idealizou, promoveu e concretizou, este domingo, no Estádio Multiusos de Areia, na Costa da Caparica, a realização da I Taça Distrital AFS Sub-19, em futebol de praia.

 

Para começo, as primeiras linhas desta história, inédita, e que, com certeza, vai perdurar na memória do universo associativo, inscrevem, com particular destaque, os nomes de Grupo Desportivo da Costa da Caparica, Grupo Desportivo de Alfarim e Charneca de Caparica Futebol Clube.



GD Pescadores da Costa da Caparica




GD Alfarim




Charneca de Caparica FC


Foram estes os três emblemas que não hesitaram em chamar a si o estatuto de pioneiros e associarem-se à mais recente competição promovida pela AF Setúbal, cujo principal objetivo é seguir a fazer crescer a variante do futebol na nossa região.

 

Pescadores festejaram triunfo para a história

 

O sol da Caparica deu as boas-vindas à inédita competição e o areal urbano do Estádio Multiusos de Areia, na Costa da Caparica, inaugurado no passado dia 7 de julho, pela mão da Câmara Municipal de Almada, foi o palco das emoções.

 

A agenda da prova reservou três jogos, que foram disputados com grande entusiasmo e expetativa competitiva entre os mais jovens praticantes, presenciados por muitos adeptos nas bancadas a libertarem um caloroso apoio – foram cerca de 400 que passaram pelo recinto - e um troféu de vencedor erguido pela primeira vez na história da AF Setúbal.

 

No final, feitas as contas, a equipa do GD Pescadores da Costa da Caparica, fruto dos dois triunfos registados, festejou a conquista da taça maior.

 

Os resultados dos jogos e a classificação da I Taça Distrital AFS Sub-19:

 

1.º jogo (10 horas)

GD PESCADORES DA COSTA DA CAPARICA, 6 - CHARNECA DE CAPARICA FC, 5

(1.º período: 2-0; 2.º período: 5-4; 3.º período: 6-5)



2.º jogo (15 horas)


GD ALFARIM, 10 - CHARNECA DE CAPARICA FC, 7

(1.º período: 4-2; 2.º período: 5-4; 3.º período: 10-7)

 

3.º jogo (18h30)


GD ALFARIM, 4 - GD PESCADORES DA COSTA DA CAPARICA, 13

(1.º período: 2-6; 2.º período: 4-9; 3.º período: 4-13)

 

Classificação final1.º lugar - GD Pescadores Costa da Caparica, 6 pontos; 2.º lugar - GD Alfarim, 3 pontos; 3.º lugar- Charneca de Caparica FC, 0 pontos.

 

O presidente da JF Costa da Caparica, José Ricardo Martins, entregou o troféu maior ao capitão dos Pescadores, Ricardo Mendes

 



O capitão da equipa do GD Alfarim, André Dias, recebeu das mãos do presidente da Direção do clube, José Fernando Dias, a taça referente ao 2.º classificado



Rodrigo Rodrigues, capitão da equipa do Charneca de Caparica FC, foi presenteado pelo autarca caparicano com o troféu referente ao 3.º lugar 


Refira-se que o primeiro golo, de um total de 49 festejados, marcado na competição foi assinado por Diogo Nunes, jogador do GD Pescadores da Costa da Caparica.


 

Presidente da AFS garante futuro reforçado

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, mostrou grande satisfação institucional pela forma como a prova decorreu.

 

E, no final, aquando da cerimónia de entrega dos troféus, não hesitou em declarar de viva voz, o contentamento e agradecer os fundamentais apoios institucionais que permitiram a concretização do histórico evento.




Francisco Cardoso defende que a próxima edição da prova deve ser alargada a outros palcos da região

 

“Em nome da AF Setúbal, agradeço à Câmara Municipal de Almada, que nos disponibilizou este novo e acolhedor estádio e todas as condições logísticas de excelência que garantiram esta realização, e aos três clubes que não hesitaram em participar nesta competição, proporcionando esta primeira edição desta prova, nomeadamente o Grupo Desportivo da Costa da Caparica, Grupo Desportivo de Alfarim e Charneca de Caparica Futebol Clube. Estes três emblemas ficam na história da Taça Distrital AFS Sub-19”.

 

O dirigente associativo já olha para um renovado futuro da prova, ou seja a II edição da Taça Distrital AFS Sub-19 será uma realidade.

 

“Temos a certeza que no próximo ano, muitos mais clubes estarão a participar nesta prova. Nesse sentido, admitimos que a competição venha a ser disputada, não só na Costa da Caparica, mas também em Sesimbra ou em outros locais da nossa região que reúnam as condições necessárias”, anunciou.

 

Com a realização desta prova, a AF Setúbal deu mais uma demonstração de que o futebol de praia tem um lugar de destaque no seio associativo.

 

Prova disso, mesmo foi a nomeação de cinco árbitros recentemente formados na instituição.

 

“Esta competição contou com a envolvência direta do Conselho de Arbitragem da AFS, que nomeou para este evento árbitros formados no primeiro curso para árbitros de futebol de praia promovido pela nossa associação. Recordo, que essa ação formativa resultou na constituição do primeiro quadro distrital de árbitros de futebol de praia da AF Setúbal, o que é uma mais-valia para a nossa associação”, sublinhou.


Francisco Cardoso, que seguiu a competição de perto ao longo do dia, tal como o presidente e vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, José Manuel Esteves e Pedro Peixoto, respetivamente, bem como o diretor Carlos Carmelo, não esqueceu no decurso da sua intervenção, o apoio institucional da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, autarquia que se fez representar pelo seu presidente José Ricardo Martins, salientado a colaboração prestada e o contributo para a dinamização do futebol de praia na freguesia caparicana.

 

Declarações dos treinadores das três equipas participantes na I Taça Distrital AFS Sub-19, em futebol de praia:

 

Ricardo Silva, GD Pescadores da Costa da Caparica:


“Esta foi uma iniciativa bem organizada e muito importante para o desenvolvimento do futebol de praia”.

 

“A prova motivou os jovens, que na grande maioria experimentaram pela primeira vez a modalidade, e desejo que para o ano venha a ter mais equipas, porque as bases estão lançadas”.

 

“A nossa vitória é motivo de grande satisfação e importante para reforçar a dinâmica de um clube que tem tradição no futebol de praia”.

 

 

António Almeida, GD Alfarim:

 

“A realização desta prova, que se saúda, foi muito importante para o incremento do futebol de praia no distrito”.

 

“Os três clubes devem estar orgulhosos por verem o seu nome associado à primeira edição e ficarem na história da modalidade”.

 

“Desejo que o GD Alfarim continue a participar nesta prova, que muito contribuiu para a dinâmica formativa do futebol de praia”.

 

 

Ricardo Aires, Charneca de Caparica FC:

 

“Realço a excelente iniciativa da AF Setúbal em organizar esta prova e a participação das três equipas que fizeram história num excelente recinto desportivo edificado pela Câmara Municipal de Almada, que saudamos”.

 

“Esta competição serviu para fortalecer as raízes de uma modalidade que o Charneca de Caparica FC tem vindo a dinamizar, agora com a envolvência formativa”.

 

“Fiquei contente com a prestação dos nossos jovens, e com o fato de evidenciarem ambição competitiva. Com base no reflexo do dinamismo que o clube tem vindo a mostrar, podem contar o nosso clube para novos desafios no futebol de praia”.

 



Fotos: AF Setúbal e Joaquim Candeias