Terminou este domingo, na Nazaré, a época competitiva de futebol de praia, com a atribuição dos títulos das duas divisões nacionais (Elite e Nacional) e a confirmação das equipas que vão elencar os respetivos patamares na temporada 2017/18.

 

A AF Setúbal esteve representada na época agora finda por sete emblemas e o balanço da prestação das nossas equipas só pode ser considerado positivo.

 

Vitória FC segura estatuto de Elite

 



Depois de uma fase regular em que os resultados obtidos não foram os melhores, a equipa do Vitória Futebol Clube, única representante da AF Setúbal na Divisão Elite, teve de encarar a fase final da competição envolvida num quarteto em que o objetivo maior era garantir um dois lugares que evitavam a despromoção.



 

As areias nazarenas revelaram-se acolhedores à ambição dos vitorianos. Dois triunfos em três jogos foram suficientes para garantir a manutenção entre os primodivisionários.

 

Dupla do Nacional de grande mérito

 

Grupo Desportivo Alfarim e Barreiro Stara Zagora Futebol Clube foram as duas equipas que mais se destacaram na fase zonal Sul e por isso chegaram à etapa decisiva da competição, na qual entraram oito emblemas com os olhos postos nos dois lugares de acesso à Divisão Elite.

 

O conjunto de Alfarim, que não havia cedido qualquer ponto na fase regular, esbarrou numa sexta-feira menos conseguida e acabou eliminado logo no primeiro dia da competição reservada à luta pela promoção à divisão maior.



 

Recorde-se que foi a terceira vez que a equipa do GD Alfarim marcou presença na fase final do Campeonato Nacional.



 

Igualmente, a representar a AF Setúbal, mas em estreia absoluta nas decisões finais, esteve a equipa do Barreiro Stara Zagora.



 

Depois do 2.º lugar registado na fase zonal, os barreirenses entraram na derradeira etapa da competição nacional com o sonho de chegar mais longe, mas apesar da boa réplica no jogo dos quartos-de-final, o desfecho ditou a eliminação.



 

Quadro de todos os resultados das fases finais da Divisão Elite e Divisão Nacional:

 

Quartos-de-final da Divisão Nacional

AD Buarcos 2017 4 – 5  Benfica Caldas da Rainha

Leixões SC 6–1 GD Alfarim

Barreiro Stara Zagora FC 2–5 GD Chaves

ACD ‘O Sótão’ 3–4 Varzim SC

 

Meias-finais da Divisão Nacional

Leixões 4-2 GD Chaves

Varzim 4-1 Benfica Caldas Rainha

 

Final da Divisão Nacional

 

Leixões 3-1 Varzim

 

Divisão Elite - Manutenção/Descida (1.ª jornada)

Casa Benfica Loures 4-2 Vila Franca do Rosário

Vitória FC 6-5  Os Belenenses

 

Divisão de Elite - Manutenção/Descida (2.ª jornada)

Belenenses 6-4 C Benfica Loures

Vila Franca Rosário 8-10 Vitória FC

 

Divisão de Elite - Manutenção/Descida (3.ª jornada)

Vila Franca Rosário 8-6 Belenenses

C Benfica Loures 5-3 Vitória FC

 

 

Divisão de Elite - Apuramento de Campeão (1.ª jornada)

CD Nacional 0-5 SC Braga

GR Amigos Paz 2-7 Sporting CP

 

Divisão de Elite - Apuramento de Campeão (2.ª jornada)

Sporting CP 7-4 CD Nacional

SC Braga 6-1 GR Amigos Paz

 

Divisão de Elite - Apuramento de Campeão (3.ª jornada)

CD Nacional 10-9 GR Amigos Paz

SC Braga 7-6 Sporting CP  

 

Feitas as contas, o Braga conquistou o título de campeão nacional da Divisão Elite e o Leixões o cetro da Divisão Nacional.

 

Sobem à Divisão Elite Leixões e Varzim.

 

São despromovidos à Divisão Nacional o Belenenses e Vila Franca do Rosário.

 

Sesimbra e Costa da Caparica entram nas contas

 

Esta época voltou a ter a nossa região como palco maior das competições federativas do futebol de praia.

 

No Estádio da Praia do Ouro, em Sesimbra, e no Estádio Multiusos de Areia, na Costa da Caparica, a AF Setúbal organizou as jornadas da Fase Zonal Sul e duas etapas da Divisão Elite, promovidas pela FPF.

 

Dois recintos de eleição, gentilmente cedidos pelas câmaras municipais de Sesimbra e Almada, autarquias que reforçaram a ligação aos eventos através de relevantes apoios institucionais concedidos, nomeadamente ao nível logístico.

 

AF Setúbal elogia época

 

O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, na hora de avaliar a temporada oficial do futebol de praia, não hesitou em declarar que “o balanço é muito positivo”.

 

“Todas as equipas que representaram a AF Setúbal dignificaram os seus emblemas e a nossa região e por isso estão amplamente de parabéns. No plano competitivo, a nossa associação continua representada na Divisão Elite com o Vitória FC e a prestação meritória do GD Alfarim e do Barreiro Stara Zagora FC na fase final deixou-nos muito honrados”, elogiou.

 

Francisco Cardoso não esqueceu, além das já citadas, a participação das equipas do GD Sesimbra, Charneca de Caparica FC, GD Pescadores Costa da Caparica e ACRTU Zambujalense “clubes que cimentaram a sua condição de históricos na modalidade e que deixam antever um peso cada vez mais forte da AF Setúbal no plano competitivo nacional”.

 

O presidente associativo lembrou ainda que a AF Setúbal continuará a reforçar a implementação do futebol de praia e deu o exemplo mais recente.

 

“Este ano estreamos a Taça Distrital Sub-19, competição que vamos manter, convictos de que a próxima edição contará com um número bem mais alargado de equipas”, vincou.