Sarilhos Pequenos festejou os 100 anos do seu clube!

No repleto salão do Ginásio-sede, foram mais de duas centenas, entre associados, dirigentes, atletas, representantes das autarquias e entidades locais, associações desportivas concelhias e distritais, que testemunharam o assinalar de um dia histórico marcado por um desfiar de memórias, sentidas com particular emoção, de um dos mais emblemáticos clubes do Universo AF Setúbal.
A marcha do 1.º de Maio Sarilhense, cantada em uníssono pelos sarilhenses e pontuada com calorosos aplausos, foi o ponto de partida para a entusiástica sessão solene comemorativa do centenário. Um momento que estendeu a passadeira para a abertura das intervenções institucionais encetado pelo presidente da Direção do clube, Orlando Santos.

“Estamos a celebrar uma data muito especial de um clube que serviu para unir as pessoas ao longo de 100 anos”, começou por enaltecer o dirigente.
“A identidade do 1.º de Maio sempre gerou uma atitude positiva e grandes momentos sociais e desportivos. Há novos desafios pela frente, mas o que desejo é que o clube continue a ser representativo de todos e que seja para todos”, declarou Orlando Santos, que já acumula 24 anos à frente dos destinos do clube, sendo os últimos 20 de forma consecutiva.

AF Setúbal com saudação a dobrar
O 1.º de Maio Sarilhense passa a ser o 7.º emblema filiado no atual Universo AF Setúbal - a par de Vitória FC, FC Barreirense, GMD União e Progresso, CRI Sobredense, CR Instrução e UF Comércio e Indústria, com estatuto de centenário.
Esta referência foi vincada pelo presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, que a convite do clube sarilhense, marcou presença no evento festivo.
“O 1.º de Maio é hoje uma instituição centenária e das mais recheadas de História no futebol da nossa região. São, nesta altura, poucos os emblemas que têm o privilégio de serem centenários e isso, é desde logo, marca muito relevante da vida de uma coletividade”, elogiou Francisco Cardoso.

O dirigente associativo desejou que o Campo do Brechão possa voltar a ser palco de muitas tardes de futebol com o entusiasmo que os sarilhenses sempre demonstraram.
“Que o Brechão ganhe a renovação desejada, para sustentar uma dinâmica mais forte no futebol, nomeadamente, na sua vertente formativa, para reforçar o dedicado trabalho que dirigentes e demais responsáveis do clube tem vindo a desenvolver”, vincou Francisco Cardoso, antes de saudar os 100 anos do 1.º de Maio Sarilhense, com a oferta de uma placa comemorativa em nome da AF Setúbal.

Num momento de particular solenidade, os dirigentes do 1.º de Maio Sarilhense não hesitaram em reconhecer e reforçar a ligação institucional à AF Setúbal.
Nesse sentido, Joaquim Sousa Marques, ex-presidente da Direção da instituição distrital, foi igualmente um dos convidados de honra do clube, o que considerou ser “motivo de grande orgulho e privilégio”.
“Ao longo dos anos em que assumiu a presidência da AF Setúbal creio que estive em todos os aniversários do 1.º de Maio, um clube com História e memória dos seus fundadores e de quem a ele se tem dedicado”, enalteceu Sousa Marques.

“Bem hajam as pessoas de Sarilhos Pequenos, porque o seu 1.º de Maio é um clube que ainda tem muito para dar”, saudou.
Refira-se que, por esta altura, o 1.º de Maio participa nas provas associativas com 35 atletas nos escalões de futebol de 7. Mas, há o desejo de voltar, tão rapidamente quanto possível, à competição com o futebol de 11.
População mais próxima
No concelho da Moita, a relevância da instituição 1.º Maio Sarilhense é inquestionável.
O presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, vincou isso mesmo no âmbito do seu discurso de saudação aos “100 anos de muitas glórias e dificuldades” do emblema sarilhense, o quarto mais antigo do concelho.

O edil moitense alertou para a necessidade da população local “continuar a apoiar e contribuir para o crescimento do clube”.
Rui Garcia desejou que “os próximos 100 anos sejam revestidos do mesmo brilhantismo histórico que o emblema reflete”, antes de elogiar o trabalho dos dirigentes.
Salão ganhou nome do presidente
Na tarde festiva do centenário do 1.º de Maio Sarilhense antigos futebolistas partilharam, com emoção, episódios marcantes da sua passagem pelo clube, recordaram-se, em imagens, antigas equipas e jogadores de futebol que atuaram e despontaram em Sarilhos para palcos nacionais, entre outros momentos marcantes da evolução da vida do clube até aos dias de hoje.

Uma cerimónia que distinguiu os jovens atletas sarilhenses e que culminou com uma homenagem ao presidente da Direção do 1.º de Maio, que viu, emocionado, o seu nome eternizado no edifício da sede do clube, naquele que passou a designar-se o Salão Nobre “Orlando Rodrigues Simões dos Santos”.
Recorde-se que o 1.º de Maio Futebol Clube Sarilhense foi fundado a 1 de maio de 1918.
Fotos: CMM