A equipa de futebol de praia do Grupo Desportivo de Sesimbra é vice-campeã nacional, feito ímpar alcançado na edição 2018 da prova federativa, cuja Fase Final, onde concorreram oito equipas, decorreu entre 24 e 26 de agosto, no Estádio do Viveiro, na Nazaré.

 

Dois anos depois daquela que foi a primeira presença na etapa decisiva da competição, o emblema sesimbrense passeou qualidade competitiva, demonstrou a força da união coletiva de uma equipa jovem e ‘à moda da casa’ e serviu uma lição de fair play.

 

Argumentos exibidos e reconhecidos que valeram a consagração com a medalha de prata e a subida ao escalão maior da modalidade (Divisão Elite) num dos momentos mais altos dos 71 anos de História do GD Sesimbra.



 


“Foi uma prestação altamente positiva e histórica. Desde o apuramento para a Fase Final, a presença na Nazaré, com o percurso competitivo realizado frente a grandes equipas e o desfecho notável conseguido. É extraordinário, marcante e que muito orgulha o clube, fruto do trabalho e dedicação dos jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos, mas igualmente o concelho de Sesimbra, que estão de parabéns”, começou por testemunhar, com entusiasmo, o presidente da Direção do GD Sesimbra, Sebastião Simões.

 

Resultados dos jogos da Fase Final

 

Dia 24 (quartos-de-final)

O Sotão, 3 - GD Sesimbra, 4 (após prolongamento)

Golos do GD Sesimbra: Eduardo Veríssimo (2); Rodrigo Pereira e Gonçalo Marques


Dia 25 (meias-finais)

GD Sesimbra, 5 - FC Chelas, 2

Golos do GD Sesimbra: Gonçalo Marques (4) e Rodrigo Pinhal



Dia 26 (final)

GD Sesimbra, 5 – GD Alfarim 6

Golos do GD Sesimbra: Eduardo Veríssimo (3); Rodrigo Pinhal e Gonçalo Marques


 

Recorde-se que as duas equipas, ambas sediadas no concelho de Sesimbra, pelo apuramento para a final, asseguram, desde logo, a subida à Divisão Elite.

O GD Alfarim sagrou-se campeão nacional.  

 

“A final foi mais um momento histórico e uma lição de Fair Play, reconhecido por todos. Um jogo recheado de emoção, com os adeptos a apoiar de forma fantástica as duas equipas do mesmo concelho e o triunfo a cair para quem foi mais eficaz. Parabéns ao GD Alfarim pela conquista do prestigiado título”, saudou Sebastião Simões.

 

O líder diretivo do GD Sesimbra afirmou que “este é igualmente um prémio para a AF Setúbal”. “O ex-presidente Sousa Marques deu grande impulso à modalidade e o atual presidente da Direção, Francisco Cardoso, tem reforçado esse apoio institucional e contribuído com a sua presença constante, a quem agradecemos”.



 

Reconhecimentos que Sebastião Simões estendeu, com igual gratidão à Câmara Municipal de Sesimbra, na pessoa do seu presidente Francisco Jesus, “por todo o apoio concedido”, e não esqueceu o saudoso edil sesimbrense, Augusto Pólvora, “que teve o grande mérito e visão de promover a construção do campo municipal de futebol de praia, na praia do Ouro, que muito contribuiu para estas nossas conquistas”. 

 

Feito conseguido com ‘prata’ da casa

   

O dirigente sesimbrense não hesitou em sublinhar “o grande campeonato que fez a equipa do GD Sesimbra” e a importância da prestação nas areias da Nazaré, liderada tecnicamente por um treinador sesimbrense, ex-internacional, titulado ao serviço da Equipa das Quinas de futebol de praia.



 

“O GD Sesimbra tem estado presente em todas as edições da prova e pautado a sua participação, à semelhança desde ano, com base num plantel constituído com atletas jovens formados no clube que, mais uma vez, exibiram qualidade superior e grande entusiasmo por uma modalidade que tem marca de tradição na nossa vila”.

 

Sebastião Simões reconhece que o vice-título e a subida à Elite do futebol de praia trouxe mais visibilidade ao clube e escreveu “uma página dourada nos 71 anos de historial” que deseja engrandecer.



 

“Demos um ‘safanão’ no futebol de praia nacional. No próximo ano, o concelho de Sesimbra vai estar representado por duas equipas na divisão maior, dois embaixadores da promoção concelhia. Vamos enfrentar os clubes de referência da modalidade, o que será uma honra. Mas, a ambição passa por demonstrar a nossa valia, com fair play. Imagem de marca que queremos reforçar”, apontou o dirigente do GD Sesimbra, admitindo que a preparação da nova época terá “mais alguns cuidados”, mas sem desviar da organização e essência do clube.   

 

Num remate final, Sebastião Simões reiterou agradecimentos às autarquias sesimbrenses, AF Setúbal, patrocinadores do clube, e a todos os adeptos que estiveram presentes e apoiaram incondicionalmente a equipa e deram uma lição de fair play durante os três dias, com marca histórica, vividos na Nazaré. 

 

Declarações do treinador e capitão de equipa de futebol de praia do GD Sesimbra

 




Durval Pinto, treinador

 

“Sempre trabalhamos para atingir este objetivo, que representa um orgulho imenso e difícil de explicar. A um começo menos positivo na primeira fase da competição, unimo-nos, reforçarmos o querer do coletivo e nunca deixamos de acreditar que era possível”.

 

“Temos um grupo de jogadores de grande qualidade, sesimbrenses, e a alegria espelhada por todos, de medalha de prata ao peito, símbolo de um feito inédito, a culminar uma jornada marcada por demonstração exemplar de fair-play, é inteiramente merecida e justificada e que jamais poderá ser desvalorizada”.

 

“Vamos ter tempo para preparar a nossa estreia na Divisão Elite, mas será uma grande honra poder medir forças com campeões mundiais, exibindo a nossa qualidade e alegria para continuar a jogar futebol de praia no escalão principal”.



 

Rodrigo Pinhal, capitão de equipa

 

“O que conquistamos é inesquecível e motivo de grande orgulho. Fizemos história em nome do clube que nos formou e do nosso concelho. É a concretização de um sonho”.

 

“Foi o resultado de uma prestação fantástica, na qual estivemos determinados e tivemos a oportunidade de demonstrar o nosso valor. A subida à Divisão de Elite foi o concretizar do objetivo".

 

“Na Divisão de Elite, em ano de estreia, sabemos que vamos enfrentar outras dificuldades, mas será muito gratificante disputar os jogos com grandes equipas. Vamos trabalhar para assegurar a manutenção”.   

 

 

Plantel e estrutura técnica e dirigente do GD Sesimbra – vice-campeões nacionais de futebol de praia/2018

 

Jogadores:

Sérgio Mata (GR)

Duarte Lima (GR)

Tsimafei Hrynevich (GR)

João Cabral

Bernardo Mata  

Bernardo Paulo

Pedro Fulgêncio        

Eduardo Veríssimo    

Gonçalo Marques      

Miguel Doutel    

Rodrigo Pinhal  

João Fonseca            

Rodrigo Pereira

 

Equipa Técnica:

Durval Pinto – Treinador

Nuno DuarteTreinador-adjunto

 

Dirigentes:

Sebastião Simões – Presidente

Carlos Graça – Vice-presidente

João Gatinho – Delegado

António Ramos - Delegado

        

        

A edição 2019 do Campeonato Nacional – Divisão de Elite vai contar com a participação das seguintes equipas:

 

SC Braga (campeão)

Sporting CP

Casa Benfica de Loures

CD Nacional da Madeira

GR Amigos da Paz

SC Leixões

GD Alfarim

GD Sesimbra


Fotos: FPF e GD Sesimbra