Nunca em 42 anos de historial o desporto de competição do Grupo Desportivo de Alfarim viveu um dia como o 26 de agosto de 2018.
À quarta foi de vez! A equipa de futebol de praia do GD Alfarim assegurou a subida à Divisão de Elite da modalidade e venceu a Fase Final do Campeonato Nacional, depois de derrotar, por 6-5, no derradeiro jogo, o GD Sesimbra, sinónimo da conquista do prestigiado título federativo de campeão e de festejos ímpares no historial do clube.



Emoções vividas entre 24 e 26 de agosto, no areal do Estádio do Viveiro, na Nazaré, palco final de um percurso extraordinário do conjunto de Alfarim, que venceu a Fase Zonal – Sul da prova nacional (concorreram 27 equipas, nas três séries zonais), com a apenas um desaire, no desempate através de pontapés de penálti, no derradeiro desafio da etapa regular, precisamente diante do GD Sesimbra.
Resultados dos jogos da Fase Final
Dia 24 (quartos-de-final)
GD Alfarim, 9 – AD Buarcos, 8 (após pontapés de penálti)
Golos GD Alfarim: Ivo Mendes (3), André Pinto (2) e Paulo Vítor.

Dia 25 (meias-finais)
SC Salgueiros, 4 - GD Alfarim, 7
Golos GD Alfarim: Paulo Vítor (3), Ivo Mendes (2) e André Pinto (2).

Dia 26 (final)
GD Sesimbra, 5 – GD Alfarim 6
Golos GD Alfarim: Luís “Mantorras” (2), Paulo Vítor, Ivo Mendes, Gonçalo Quinta-feira e João Borralho.

“O que conquistamos foi algo de sublime. Para o clube, para a nossa terra e para o concelho de Sesimbra. Um desfecho glorioso que já perseguíamos há quatro anos, nomeadamente a promoção à Divisão de Elite, mas que atingimos com a conquista do título de campeões nacionais”, registou, com extraordinária satisfação, para começo de balanço, o presidente da Direção do GD Alfarim, José Fernando Dias.
“Já merecíamos este resultado. Clube, jogadores, técnicos e dirigentes por todo o trabalho desenvolvido nestes anos de envolvência na modalidade. Esta é uma conquista, inteiramente, merecida e justificada por tudo aquilo que demonstramos, dentro e fora do areal”, assegurou.
O dirigente do GD Alfarim confessou que há poucas palavras para descrever a emoção que ainda se vive e perdurará… “É inesquecível! Vai ficar na memória de todos. Erguemos bem alto uma taça nacional de enorme prestígio em nome de um concelho e de uma região. Estamos, todos, muito felizes e de parabéns”, partilhou.
José Fernando Dias reconheceu a relevância do feito para o futebol de praia do distrito e do universo associativo. “Que estas conquistas, nossa e do GD Sesimbra, a quem endereço publicamente os parabéns pela brilhante prestação e pelo título de vice-campeão, impulsionem a modalidade na nossa região e promova renovadas vitórias nacionais”.
Aliás, sobre o vizinho GD Sesimbra, José Fernando Dias enalteceu o adversário no plano competitivo e no comportamento do Fair Play que foi comum.
“Subiram, justamente, as duas equipas à Divisão de Elite, mas no jogo da final só uma podia ser campeã e considero que fomos justos vencedores e consagrados como a melhora equipa da prova, mas realço, com grande apreço, o cenário de exemplar Fair Play que ambas as equipas promoveram na Nazaré”.

“Foi fantástico presenciar o apoio de uma à outra, e a amizade numa envolvência competitiva entre dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos. Notável!” Vincou o dirigente.
A vitória do GD Alfarim e a brilhante prestação do GD Sesimbra a somar à presença do CF Trafaria na Fase Final marcaram pontos de destaque para a modalidade no seio do Universo AF Setúbal.
“Agradeço ao presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, pelo apoio institucional demonstrado e pela sua presença e incentivo constante nos jogos em que intervieram as equipas filiadas”, sublinhou o líder diretivo do emblema de Alfarim, sem esquecer o suporte “fundamental” das entidades locais.
“À Câmara Municipal de Sesimbra, na pessoa do presidente Francisco Jesus, Junta de Freguesia do Castelo, na pessoa da presidente Maria Manuel Gomes e aos nossos patrocinadores e amigos do clube, extensível às demais instituições concelhias, o nosso grato e muito obrigado por todo o apoio manifestado, que muito contribuiu para este sucesso”, assinalou.
“Esta é, igualmente, uma vitória que dedicamos ao saudoso presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, que muito apoiou o GD Alfarim, o desporto no concelho e contribuiu de forma decisiva para a evolução do futebol de praia com a criação de condições de excelência, como é o caso do campo da Paia do Ouro”.
O futuro para segurar com igual motivação
A entrada, na próxima época, na Divisão de Elite, “já começou a ser preparada”. “Vamos defrontar os melhores do mundo, mas avançamos com a mesma humildade, qualidade e ambição que nos caraterizou até agora”, garantiu José Fernando Dias, que deseja ver a equipa campeã defender o estatuto com a permanência no patamar primodivisionário, “representado dignamente o nosso distrito”.
“O conjunto de campeões é formado por atletas jovens, sendo mesmo um deles o mais jovem (ainda júnior) nesta fase final da prova e alguns mais experientes. Jogadores com grande potencial e a quem desejo uma oportunidade de chamada à Seleção Nacional”.

Uma equipa que foi liderada por Ricardo Dias, “treinador que tem alimentando a paixão pela modalidade e evoluído significativamente, e que construiu um grupo muito unido e de qualidade, como este título veio comprovar”, elogiou o presidente do clube, antes de fazer uma menção especial ao jogador Élson Marques, que por motivos profissionais, não pode atuar no jogo do título, “mas foi uma peça fundamental nesta conquista”.
Refira-se que a equipa campeã, ainda no dia da conquista, depois da chegada da Nazaré, festejou em caravana pelas freguesias do concelho a conquista nacional.
“Exibimos a taça, fomos aplaudidos por toda a gente e o dia histórico foi animadamente culminado com um jantar de celebração… em Alfarim”.
Declarações do treinador e capitão de equipa de futebol de praia do GD Alfarim
Ricardo Dias, treinador
“A equipa do GD Alfarim é campeã nacional, registo histórico que decorre do muito trabalho, união, amizade e qualidade dos jogadores envolvidos, bem como de toda a estrutura, que tiveram um desempenho, absolutamente, fantástico, ao longo de todo o campeonato”.

“Depois de uma fase regular em que já havíamos demostrado o valor do coletivo, a etapa decisiva comprovou a força da nossa competitividade, diante de adversários de reconhecida competência, que eliminamos. O jogo da final, com as duas equipas do concelho, meritoriamente, já promovidas, e que culminou em mais uma elogiável demonstração de Fair Play, acabou por ser uma festa que ambas desfrutaram. Fomos mais eficazes e vencemos”.
“A participação na Divisão de Elite vai ser muito difícil. Mas, vamos querer estar empenhados em fazer o nosso melhor, sabendo que, antemão, há duas equipas de valor à parte. A partir daí, lutaremos jogo a jogo pelo melhor desfecho possível e que isso represente a nossa manutenção no patamar maior do futebol de praia português”.
David Rodrigues, capitão de equipa
“Conseguimos, com inteiro mérito e muito trabalho, uma proeza que fica na história do clube, de Alfarim, do concelho de Sesimbra, mas sobretudo marcada nas nossas vidas. Estamos de parabéns”.

“Todo o grupo, constituído por jogadores de grande qualidade e que, com certeza merecem uma oportunidade, mais tarde ou mais cedo, no seio da Seleção Nacional, partilhou uma felicidade tremenda pelo que conquistamos, e colocando o nome do GD Alfarim entre os melhores. Simplesmente, espetacular!”.
“Vamos chegar à Divisão de Elite, com o firme compromisso de fazer o melhor possível. Sabemos que vamos competir com os melhores, mas também conscientes que temos capacidade e qualidade para ombrear pela permanência no escalão. Lutaremos por isso…”
Plantel e estrutura técnica e dirigente do GD Alfarim – Campeão Nacional de futebol de praia 2018
Jogadores:
David Rodrigues (GR)
Daniel (GR)
Paulo Vítor
Fernando Veríssimo
Élson Marques
Rui Cláudio
Miguel Mendonça
João Borralho
André Pinto
Gonçalo Quinta-feira
Bruno Correia
Rodrigo Marques
Ivo Mendes
Luís “Mantorras”
Equipa Técnica:
Ricardo Dias – Treinador
Dirigentes:
José Fernando Dias – Presidente
Vítor Lúcio Sousa – Diretor
A edição 2019 do Campeonato Nacional – Divisão de Elite vai contar com a participação das seguintes equipas:
SC Braga (campeão 2018)
Sporting CP
Casa Benfica de Loures
CD Nacional da Madeira
GR Amigos da Paz
SC Leixões
GD Alfarim
GD Sesimbra
Fotos: FPF e GD Alfarim