GD Alcochetense sagrou-se vencedor da Taça AFS Joaquim José Sousa Marques
Final associativa foi disputada diante do GD Alfarim.
A equipa do Grupo Desportivo Alcochetense festejou, esta quinta-feira (8), no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade, a conquista da edição 2022/2023 da Taça AFS Joaquim José Sousa Marques, depois de vencer, por 3-1, o conjunto do Grupo Desportivo de Alfarim.

Na presença de centenas de adeptos, que foram incansáveis no apoio às equipas finalistas, o jogo da final da taça associativa dedicada ao futebol sénior masculino da nossa região foi muito bem disputado pelas duas formações que, no bem tratado relvado do estádio piedense, evidenciaram qualidade individual e coletiva, proporcionando uma partida agradável de seguir para quem esteve nas bancadas, mas também para todos quantos seguiram a transmissão streaming realizada pelo Canal 11.
Uma final para a qual foi nomeado o árbitro Duarte Arroja, que liderou a equipa de arbitragem igualmente composta por Hugo Morais e André Reis. Gonçalo Veríssimo assumiu a função de 4.º árbitro.
Ficha do jogo








Ao derradeiro apito do árbitro, jogadores, técnicos e árbitros voltaram a assumir especial destaque numa tarde de festa em nome do futebol do nosso distrito, protagonistas que não hesitaram em evidenciar o sempre desejado desportivismo, com os conjuntos a saudarem, num mesmo momento, perfilados no ‘Corredor do Fair Play’, a equipa de arbitragem e, depois à vez, mutuamente, aquando da entrega das medalhas de finalistas.
Momentos vincados pelos aplausos de todos os espetadores presentes, num reconhecimento pelos exemplos de sã competitividade demonstrados, que muito contribuíram para valorizar o prestigiado evento desportivo.








Coube a Joaquim Sousa Marques, histórico dirigente da AF Setúbal que dá o nome ao troféu, e que assume o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da entidade distrital, entregar a taça aos vencedores na Tribuna de Honra do estádio, local em que decorreu a cerimónia oficial de consagração, num instante partilhado pelos presidentes das câmaras municipais de Alcochete e de Sesimbra, Fernando Pinto e Francisco Jesus, respetivamente, os quais lideraram a representação autárquica dos respetivos concelhos.



O evento institucional contou igualmente com a presença dos presidentes dos clubes finalistas Nuno Reis (GD Alcochetense) e José Fernando Dias (GD Alfarim).
A Associação de Futebol de Setúbal, no âmbito da Direção, esteve representada por Francisco Cardoso (presidente), Narciso Júnior (vice-presidente) e pelos diretores Amadeu Mota, Amândio de Jesus e José Teixeira.
Armando Paixão, presidente do Conselho Técnico, Luís Ramos e Paulo Parreira, presidente e vice-presidente do Conselho de Arbitragem, respetivamente, marcaram, igualmente, presença institucional em nome dos respetivos órgãos sociais da AF Setúbal.
Paulo Veiga, presidente da Direção do CD Cova da Piedade, representou o emblema anfitrião da final.
A Direção da Associação de Futebol de Setúbal agradece a colaboração institucional do Clube Desportivo da Cova da Piedade e da Câmara Municipal de Almada no âmbito do apoio à organização que esteve a cargo da AF Setúbal, bem como à Escola de Dança The Future IZ US, cujas bailarinas abrilhantaram, com duas espetaculares atuações, a final.

A Direção da AF Setúbal felicita o Grupo Desportivo Alcochetense pela conquista da Taça AFS Joaquim José Sousa Marques 2022/2023 e saúda a meritória participação do Grupo Desportivo de Alfarim.


fotos: AFS/André Areias