A convite da instituição distrital, D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, visitou na manhã desta terça-feira, as instalações da sede da Associação de Futebol de Setúbal. Uma visita marcada pela afabilidade, boa-disposição e pelo interesse na dinâmica associativa demonstrado pelo novo líder da Diocese setubalense.

Francisco Cardoso, Presidente da Direção da AF Setúbal, deu as boas-vindas a D. Américo Aguiar e assumiu, acompanhado de elementos dos órgãos sociais da estrutura associativa, a condição de anfitrião de “uma visita muito especial e que muito honrou a nossa instituição”, como assinalou.

Depois de cumprimentar todos os funcionários, o Bispo de Setúbal conheceu os ‘cantos’ da casa do futebol distrital. Inteirou-se, com detalhe, do significado de troféus e de fotografias que marcam o historial, quase centenário, da Associação de Futebol de Setúbal.

Nesta sequência, já no Auditório da sede da instituição, D. Américo Aguiar ficou a conhecer alguns números demonstrativos da relevância da AF Setúbal no panorama da atividade desportiva no nosso distrito. Registos apresentados pelo presidente associativo, num momento de particular atenção evidenciada pelo Bispo de Setúbal, não hesitando em elogiar a representatividade expressiva da instituição, atualmente com mais de uma centena de emblemas filiados e a caminho dos 15 mil praticantes.

A visita de D. Américo Aguiar não terminou sem que o presidente da AF Setúbal assinalasse o honroso momento, com a oferta de um conjunto de lembranças institucionais, entre as quais duas camisolas da nossa seleção distrital, devidamente personalizadas.

D. Américo Aguiar foi presenteado pelo presidente associativo Francisco Cardoso com uma camisola da seleção distrital da AF Setúbal personalizada 

Ao afsetubal.pt, numa avaliação à visita, D. Américo Aguiar começou por vincar que “é muito importante que todos os agentes e forças vivas da cidade reconheçam o trabalho uns dos outros. E é muito importante que neste território da Diocese de Setúbal tenhamos consciência da importância do Desporto. Daquilo que é a educação dos jovens e uma educação integral, naquilo que é uma vida saudável fisicamente, desportivamente e também, aquilo que é a minha parte, espiritualmente, digamos, assim”.

O IV Bispo de Setúbal, que tomou posse canónica no dia 26 de outubro, afirmou que “a Associação de Futebol de Setúbal tem um trabalho muito importante”, representando “mais de uma centena de clubes que, diariamente, se entregam com muito sacrifico para proporcionar às mais diversas camadas etárias a prática do desporto. Se a isso associarmos também aquilo que é a representação do território, são coisas muito boas e positivas que devemos apoiar”, sublinhou.

D. Américo Aguiar, lembrando “o trabalho da Igreja com todos e para todos. Todos, todos, como diz o Papa Francisco”, não deixou de “enaltecer nesta visita a gratidão e homenagem por aquilo que é o trabalho da Associação de Futebol de Setúbal, já quase com 100 anos, em ajudar o nome de Setúbal, através da prática do futebol, do futsal e do futebol de praia de todos e de todas. E são tantas outras coisas que o futuro também guarda e que a Associação de Futebol de Setúbal está a trabalhar para concretizar”, frisou.

Juntado a voz aos apelos em nome da sã competitividade, o líder da Diocese de Setúbal não deixou de reforçar a necessidade de todos os agentes desportivos conviverem num clima de Fair Play.

“Vivemos num tempo em que os pais, os familiares, parecem provocar os mais jovens para ganhar, para serem os melhores e isso, às vezes, passa por cima de algo mais importante que é serem felizes, sérios, verdadeiros e transparentes”.

“O futebol e as modalidades desportivas também têm de ajudar a isso. O importante não é ganhar sempre, o importante é saber ganhar e respeitar o adversário, mas também saber perder. Quando, cegamente, só se tem cuidado pedagógico a tratar a vitória e ganhar, por cima de tudo e de todos, desrespeitando regras, desrespeitando tudo, as coisas acabam mal”, alertou D. Américo Aguiar.

Neste sentido, o Bispo de Setúbal apelou: “Temos de incutir no Desporto, em todas as modalidades, aquilo que é grandeza de saber ganhar, saber perder e respeitar esses sentimentos, quer da parte dos atletas, quer da parte dos adeptos, que nem sempre são fáceis de sensibilizar”.

O dia que marcou a visita de D. Américo Aguiar à Associação de Futebol de Setúbal foi vivida com emoção, entusiasmo e alegria institucional.

“Ficamos muito agradecidos e honrados com a presença do Bispo de Setúbal na nossa sede. O reconhecimento da importância institucional da AF Setúbal e do trabalho de todos os clubes foi assinalado em todos os momentos da presença de D. Américo Aguiar e é isso que quero, sobretudo, transmitir a todos os nossos filiados, como principal destaque desta relevante visita”, sublinhou o presidente associativo Francisco Cardoso.

Ao Bispo de Setúbal, Francisco Cardoso deixou uma certeza: “Poderá contar, sempre, connosco, para quaisquer iniciativas de ação social que a Diocese de Setúbal entenda promover em nome da nossa região”.

Refira-se que a acompanhar o presidente associativo, a Direção da AF Setúbal esteve representada pelos vice-presidentes Narciso Júnior e João Aires, bem como José Teixeira e Amândio de Jesus (diretores).

Luís Ramos e Armando Paixão, presidentes dos Conselhos de Arbitragem e Técnico, representaram os respetivos órgãos sociais.