A Associação de Futebol de Setúbal foi reconhecida, esta quarta-feira, em Palmela, no âmbito do projeto Liga-nos o Talento.

A iniciativa da Fundação do Futebol – Liga Portugal, com o apoio institucional da Missão Continente, contemplou a AF Setúbal com a oferta de 20 bolas e um apoio de 2 mil euros, num reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido com os jovens que serão os craques do futuro.

O presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, ao agradecer a ação institucional, elogiou o projeto Liga-nos o Talento, salientando que “é uma iniciativa de louvar por parte da Fundação do Futebol da Liga Portugal, ao lembrar-se do movimento associativo, porque o início do futebol é nas associações distritais regionais”, destacou, desejando que a iniciativa que “seja para continuar”.

No evento realizado no Continente, em Palmela, foi António Simões Senador da Fundação do Futebol, antigo futebolista internacional, que começou a despontar na nossa região, a fazer a entrega simbólica a Francisco Cardoso, presidente da Associação de Futebol de Setúbal. A iniciativa contou com a presença de Helena Pires, CEO da Liga Portugal, bem como de Narciso Júnior, vice-presidente da Direção da AF Setúbal, Maria João Camolas, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Palmela, e Cláudia Carvalho, da loja Continente Modelo Palmela, na condição de anfitriã e de representante da Missão Continente.

António Simões, um dos nossos “Magriços”, destacou a importância do projeto Liga-nos o Talento: “Está de parabéns a Liga com a criação da Fundação do Futebol. A Fundação tem um compromisso e uma missão que é dar a conhecer e promover ações desportivas, por um lado, mas com objetivo social enorme. É o que estamos aqui a fazer, com um parceiro. Isto é que é trazer cultura desportiva, primeiro, e depois dar a iniciação aos mais jovens que querem desfrutar do futebol. Se isto for combinado, estamos todos no caminho certo. Quero agradecer ao Continente esta disponibilidade para ser parceiro da Liga e, sobretudo, da Fundação do Futebol.”

Helena Pires, CEO da Liga Portugal, explicou o simbolismo deste roteiro agregador: “Antes de mais, quero agradecer a todos os que se juntaram a nós, nomeadamente o nosso parceiro Continente, através da Missão Continente, e também a Puma, que nos facultou as bolas. Esta é uma iniciativa pioneira de reconhecimento simbólico do papel das associações. É no futebol de base que nascem os jogadores, os treinadores, os árbitros, os dirigentes, e agora até mesmo os próprios delegados. É uma pequena ação simbólica, mas com um impacto muito grande dentro da articulação necessária, que entendemos que tem de existir entre o Futebol Profissional e Não-Profissional. Um bem-haja a todos. Tem sido muito interessante a envolvência que temos conseguido, com os elementos da Fundação do Futebol, e o impacto destas ações ao nível do Futebol Não-Profissional.”

Por sua vez, em nome da autarquia local, Maria João Camolas, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Palmela, afirmou: “Quero congratular a Fundação do Futebol – Liga Portugal e a Missão Continente pela iniciativa. De facto, o distrito de Setúbal e Palmela, em concreto, é um concelho que tem muito talento também no futebol e, por isso, tudo o que sejam parcerias que venham fortalecer este trabalho de cooperação entre todos são bem-vindas, por isso, muitos parabéns à Liga Portuguesa de Futebol Profissional.”

Cláudia Carvalho, do Continente Modelo Palmela, foi a anfitriã deste evento: “É para nós muito importante estarmos nestas parcerias. A Missão Continente faz 20 anos e temos todo o golo em participar nestas ações com o intuito de dinamizar a base do futebol, que são as associações distritais.”

Recorde-se que a Fundação do Futebol - Liga Portugal tem vindo a percorrer o País para celebrar junto das Associações Distritais e Regionais de Futebol as raízes do Talento que nos une, num roteiro que conta com o apoio institucional da Missão Continente.

Numa ação agregadora entre Futebol Profissional e Não-Profissional, a Fundação do Futebol – Liga Portugal junta-se às 22 Associações Distritais e Regionais e a todos os clubes que delas fazem parte, numa missão de reconhecimento do trabalho que levam a cabo, diariamente, com impacto positivo na vida de milhares de atletas.

c/LP