Num jogo recheado de emoção, a seleção da AF Setúbal garantiu, este domingo, o apuramento para a Fase Final Nacional da edição 2023/2024 da Taça das Regiões da UEFA, depois de empatar, a um golo, frente à congénere do Algarve, partida a contar para a 3.ª e última jornada da Série 4 da Fase Zonal da prova.

A igualdade, numa partida em que dos dois golos obtidos por setubalense e algarvios, foram apontados para lá do minuto 90, valeu o primeiro lugar na classificação à AF Setúbal e a correspondente vaga de qualificação do respetivo grupo, onde, entre sexta-feira e este domingo, no Campo de Jogos Carolina Almodôvar Fernandes, em Penedo Gordo, competiu, igualmente, a seleção anfitriã de Beja.

FICHA DO JOGO AQUI

A seleção da AF Setúbal foi de uma entrega competitiva assinalável de princípio ao fim de uma partida em que acabou por justificar, com inteiro mérito, o resultado que abriu as portas da qualificação da Fase Final Nacional.

Em situação de inferioridade numérica, devido a cartão vermelho exibido, ainda numa fase precoce do jogo, a Miguel Pinéu, a seleção da AF Setúbal, liderada pelo selecionador Rui Fonseca, fez da força de um grupo de futebolistas valorosos, o argumento determinante para no final, conseguir o empate, com sabor a qualificação, afinal o principal objetivo.

Em campo, durante a esmagadora maioria do tempo, com 10 unidades, os nossos futebolistas exibiram-se sempre muito concentrados e, apesar de serem, naturalmente, submetidos a tarefas defensivas mais evidentes, nunca deixaram de visar a baliza algarvia.

Foi num desses momentos, já nos derradeiros instantes do desafio, que Afonso Oliveira, assistido por Tomás Dias, encheu o pé e fez um golo espetacular, de fora da área, sem hipóteses para o guardião algarvio.

A vencer, a AF Setúbal sabia que a qualificação estava mais perto, porque nos escassos minutos que restavam o Algarve tinha de dar a volta ao parcial. Na verdade, a formação adversária ainda conseguiu chegar ao empate, mas já não houve mais tempo ir mais longe.

Quatro notas, três individuais e uma coletiva, para:

- O guarda-redes Diogo Arreigota, que fez uma defesa tremenda, ainda na primeira parte a negar um golo cantado ao Algarve, ele que acabou o jogo em inferioridade física, mas foi determinante com a sua experiência na ajuda à equipa;

- Tiago Fernandes, ficou lesionado no nariz, na sequência de um choque num lance defensivo. Foi assistido no hospital, onde fez exames médicos, e teve alta médica (Força, Tiago!);

- Afonso Récio Oliveira, entrou na segunda parte, ajudou a equipa a defender em todos os terrenos e teve um momento de inspiração que resultou no golo mais bonito dos dois dias de prova;

- a seleção da AF Setúbal de futebol sénior masculino, que foi heroica! Sob a liderança de uma reconhecida equipa técnica, um grupo de 20 jogadores, representantes de 12 clubes vestiram as cores do futebol de toda uma região, com um compromisso assinalável e elogiável. Exibiram talento, foram amigos em todos os segundos e defenderam e dignificaram o futebol de todos os clubes do distrito.

A Direção da Associação de Futebol de Setúbal, que teve no presidente Francisco Cardoso, presença nos dois jogos, felicita, com especial entusiasmo, todos os elementos da comitiva que representou as cores da nossa instituição em Beja pelo destacado e muito meritório desempenho que registaram, bem como reitera uma vincada saudação a todos os clubes filiados que, pelo seu abnegado trabalho diário, continuam a fortalecer o nosso futebol e a evidenciar talento.

A Direção da AF Setúbal agradece à AF Beja pelo acolhimento e todo apoio prestado durante a prova.

A Fase Final Nacional decorre entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2024 e vai ser disputada pelas seguintes seleções distritais e regionais, entretanto, qualificadas: Braga, Viseu, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal e Madeira.

A AF Lisboa é a atual detentora do troféu.

O sorteio da fase final nacional será realizado oportunamente.

CLASSIFICAÇÕES DA FASE ZONAL AQUI