O Auditório dos Serviços da Câmara Municipal do Seixal foi, esta quinta-feira, o palco de excelência para a realização do quarto e último dia dedicado à Semana da Ética e Integridade, iniciativa organizada pela Associação de Futebol de Setúbal.

Depois das sessões dinamizadas em Santiago do Cacém, Pinhal Novo, Alcochete, coube ao Seixal fechar com chave-de-ouro uma jornada descentralizada de reconhecida importância, que motivou a presença de centenas de pessoas, entre convidados especiais, autarcas locais, dirigentes associativos e de clubes da região, técnicos, jogadores e encarregados de educação, que participaram num evento inédito com marca AF Setúbal e que decorreu no âmbito das comemorações do 97.º aniversário da nossa instituição, que foi assinalado no domingo (5).

A Ética no Desporto foi a temática que assumiu particular destaque no derradeiro dia do ciclo de sessões, a qual motivou uma dinâmica muito relevante na abordagem dos diversos assuntos relacionados perante uma atenta plateia composta por cerca de 120 pessoas que lotaram o auditório municipal.

Na sequência de um destacado agradecimento à Câmara do Seixal pela cedência do auditório municipal para a realização do evento, autarquia à qual reiterou o reconhecimento pela condição de parceiro institucional de especial relevância, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, realçou, com agrado, “a conclusão de um périplo pelo distrito, em que a realização Semana da Ética e da Integridade foi reconhecida como um evento de grande importância, tendo atingido os objetivos para os quais foi idealizada: contribuir para o esclarecimento e sensibilização do nosso universo associativo.

O presidente associativo deixou um vincado agradecimento a todos os clubes que participaram, numa importante mobilização, com os seus representantes nesta jornada, bem como aos convidados especiais por toda a colaboração e disponibilidade que muito prestigiou a realização dos eventos.

Na qualidade de representante da instituição anfitriã do quarto dia da Semana da Ética e Integridade, Isabel Costa, diretora da Divisão de Desporto da CM Seixal, felicitou os 97 anos de vida da AF Setúbal, saudou a presença de todos e manifestou orgulho institucional por acolher a realização da sessão, congratulando a instituição distrital pela promoção dos debates sobre temáticas de grande relevância em prol da formação e educação de atletas.

Aos dois momentos dedicados às apresentações temáticas pelo coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Lima, e por Hugo Rodrigues, presidente do Seixal C 1925, emblema que recebeu a Bandeira da Ética – Nível Entidade, seguiu-se a mesa-redonda com a moderação da jornalista Sandra Ferro, na qual participaram José Lima (PNED), José Luís Damas (professor), Vítor Augusto (presidente do UF Comércio e Indústria), Luana Ribeiro (treinadora), Lucas Werneck (futebolista) e Emília Libório (encarregada de educação). Todos saudaram e elogiaram a AF Setúbal pela dinamização do evento, realçando a importância da iniciativa.

Numa sessão em que a atenção evidenciada por todos os presentes a propósito de cada intervenção foi bem elucidativa da qualidade e importância das mensagens, contributos e partilhas transmitidas pelos convidados, resultando em mais extraordinário evento.

Algumas das declarações libertadas no âmbito do debate:

José Lima – “Esta partilha revela que o Desporto é uma atividade fantástica a nível da promoção dos valores, mas também uma atividade com um poder enorme para transformar. Acho que devemos agarrar esse poder, que todos os agentes desportivos têm, para promoção do bem e daquilo que queremos construir. Foi extraordinária a sintonia que se revelou neste evento”.

Vítor Augusto – “A Ética não tem clube. A Ética no Desporto será sempre uma utopia permanente e a perseguir, portanto, não deveremos deitar, nunca, a toalha ao chão. Os agentes prevaricadores provocam consequências muito penalizadoras para os clubes”.  A comunicação social deveria difundir mais os bons exemplos”.

José Luís Damas – “É ridículo haver episódios horríveis em provas de formação. As penalizações para os clubes por comportamentos totalmente desadequados por parte do público prejudicam muito os clubes que promovem a formação de atletas. A sociedade tem de mudar sob pena da prática desportiva entrar num vazio e tomar um rumo sem jeito”.

Luana Ribeiro – “A produtividade dos atletas está relacionada com o que se passa nas bancadas. Enquanto treinadores devemos promover a Ética no Desporto de forma natural, naquilo que são os valores da verdade, justiça, respeito pela arbitragem e pela própria atividade física. Temos de ser defensores das boas práticas”.

Lucas Werneck – “O futebol é um desporto apaixonante. Mas, é importante que todos tenham a cabeça no lugar. Sabemos que todos podemos errar, mas também devemos corrigir e aprender com os erros”.

Emília Líbório – “Ao ser mãe e herdeira de uma desportista transmiti aos meus filhos o gosto pelo desporto. Nós, pais, devemos transmitir o respeito entre todos, acima de tudo. Não devemos promover episódios geradores de confusão”.

Numa intervenção de encerramento, o presidente da Direção da AF Setúbal reiterou agradecimentos a todos os convidados e demais participantes pelo sucesso da iniciativa da Semana da Ética e Integridade e deixou o convite à presença nos quatro jogos das finais de taças AFS, em futsal, a realizar, no dia 18, em Sines.

Francisco Cardoso desejou, igualmente, que a época que está a terminar seja concluída da melhor forma, sinónimo da sã competitividade entre todos os agentes desportivos, honrando, assim, todos os participantes.