Carlos Alberto Silva Valente, antigo árbitro de futebol internacional, que pertenceu aos quadros da arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal e foi figura destacada do Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro, faleceu, esta quinta-feira, vítima de doença prolongada. Tinha 77 anos.
Carlos Valente foi árbitro FIFA entre 1984 e 1992, tendo participado nos Campeonatos do Mundo de 1986 (México) e de 1990 (Itália).
Ainda no plano internacional, entre atuações na taça dos campeões europeus e partidas de fase de qualificação de seleções nacionais, foi nomeado para o Campeonato da Europa de Futebol Feminino, em 1989, na Alemanha, tendo apitado o jogo da final.
Viria a exercer, mais tarde, a função de observador internacional.
Nas competições lusas, foi o árbitro que mais jogos da Supertaça Cândido Oliveira apitou, em quatro ocasiões.
Foi o árbitro da final da Taça de Portugal, em 1987, entre o SL Benfica e o Sporting CP.
Carlos Valente é, reconhecidamente, uma referência da arbitragem da nossa região.
Foi um dos elementos ligados à fundação do Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro, ao qual sempre deu relevantes contributos.
No âmbito federativo, Carlos Valente exerceu funções no seio do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
As cerimónias fúnebres decorrem, esta sexta-feira, a partir das 10 horas, na Capela de Alhos Vedros, com o funeral, às 14 horas, para o crematório de Setúbal.
Neste momento de pesar, e homenageando a memória do antigo árbitro internacional, a Associação de Futebol de Setúbal endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Carlos Valente e ao Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro.