O futebol nacional perdeu esta quinta-feira um dos seus maiores protagonistas que começaram a despontar na nossa região. O antigo futebolista internacional e treinador Manuel Fernandes faleceu aos 73 anos.

Manuel José Tavares Fernandes, natural de Sarilhos Pequenos, Moita, começou a jogar, aos 16 anos no 1.º Maio FC Sarilhense, onde permaneceu duas épocas até entrar no Estádio Alfredo da Silva para representar a CUF, no Barreiro (1969/70 a 1974/75).

Da nossa região rumou a Lisboa para vestir a camisola do Sporting CP, o emblema pelo qual mais se destacou. Em Alvalade, foi jogador idolatrado. Ali, alinhou de verde e branco desde 1975/76 até 1986/87, tendo interrompido esse período, em duas ocasiões, para jogar nos Estados Unidos na América, em 1977 e 1979.

Foi o melhor marcador do campeonato na época 85/86.

Foi campeão nacional por duas vezes, venceu duas taças de Portugal e uma Supertaça Cândido Oliveira.

Em 1987 regressou ao nosso distrito para representar o Vitória FC, em 1987/88 e 1988/89.

Manuel Fernandes encetou, de seguida, a carreira de treinador ao serviço do emblema do Bonfim, onde liderou a formação vitoriana por quatro ocasiões.

O histórico avançado foi internacional A por 30 vezes, somou mais sete jogos em representação das seleções B e sub-21.

Manuel Fernandes será recordado com uma das maiores figuras do nosso futebol.

Neste momento de pesar, a Associação de Futebol de Setúbal, homenageando a memória do histórico jogador e destacado treinador, endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Manuel Fernandes, num sentimento extensível a todos os emblemas que representou, com uma palavra institucional de particular confortação ao 1.º Maio FC Sarilhense, GD Fabril do Barreiro e Vitória FC.

Foto: DR