Joana Silva, jogadora do RP Football Club, foi distinguida este sábado, (2), no Campo da Boa-Hora, em Arrentela, com o “Prémio Cartão Branco”, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, que contou com a colaboração institucional da Associação de Futebol de Setúbal.
A entrega do prémio a Joana Silva foi feita por José Teixeira, diretor da AF Setúbal, na presença do presidente do RP FC, Nuno Painço, nos instantes que antecederam o encontro RP FF – FC Ferreiras, partida a contar para a jornada 4.ª do Campeonato Nacional Feminino de Futebol Sub-19 da 2.ª Divisão – 1.ª Fase - Série G.
Recorde-se que a atribuição do referido prémio decorre do reconhecimento evidenciado no âmbito do jogo Guia FC – RP FC, do passado dia 5 de outubro, a contar para a 2.ª jornada Campeonato Nacional Feminino de Futebol Sub-19 da 2.ª Divisão – 1.ª Fase - Série G, realizado no Complexo Desportivo Arsénio Catuna – Campo n.º 2, por, de acordo com o relatório de jogo: “A jogadora da equipa RP FC, Joana Silva, adotou um comportamento exemplar ao mostrar-se imediatamente disponível para prestar auxílio a uma jogadora adversária quando, esta última, se encontrava no chão. A jogadora do Guia FC, acabou por ser substituída, em seguimento da situação supra descrita. Em simultâneo, Joana Silva, foi também alvo de substituição e apercebendo-se que a jogadora adversária ainda não se encontrava em condições para caminhar, carregou-a em suas costas até ao banco do Guia FC. Tal atitude foi de louvar, personificando verdadeiramente a expressão."
O Regulamento do Cartão Branco, recorde-se, visa promover o desportivismo e Fair Play, reconhecendo comportamentos eticamente relevantes, através da amostragem, pelo árbitro da partida, de um Cartão Branco a jogadores, oficiais de equipa e adeptos, e, consequentemente, pela atribuição de um prémio pela FPF.