Pedro Santos, 43 anos, é o mais recente reforço da estrutura técnica distrital da Associação de Futebol de Setúbal, asegurando o cargo de coordenador técnico. Ao afsetubal.pt o novo responsável libertou satisfação por abraçar este projeto, cujo “convite foi encarado com enorme honra e orgulho”, e apontou desafíos a concretizar em nome da instituição e do universo associativo.

Depois de nos últimos anos ter assumido funções ao serviço do GD Pescadores da Costa de Caparica, Pedro Santos, licenciado em Educação Física, Saúde e Desporto, considera o novo desafio um “reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, sustentado no investimento na capacitação e formação pessoal e profissional.

Sobre aquilo que o exercício da função institucional reserva, Pedro Santos não hesita em assumir que “representa uma responsabilidade enorme”. “Face à importância do cargo, tudo farei para não defraudar as expectativas de quem apostou em mim, mas ciente do grau de exigência dos dossiês que estão sob a responsabilidade de um coordenador técnico distrital”.

Pedro Santos deseja promover contato regular com os responsáveis técnicos dos clubes filiados

Motivado, a ambição de trabalhar em nome do universo associativo está bem presente e disso mesmo dá conta na hora de apontar objetivos.

“O desenvolvimento da qualidade do praticante de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, masculino e feminino, do Distrito de Setúbal; o aumento do número de clubes certificados pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidade Formadora Certificada; continuar a apostar na Formação de Treinadores de Futebol e Futsal, quer na dinamização de Cursos UEFA “C” e UEFA “B”, quer na formação contínua dos técnicos; retomar os encontros/convívios dos escalões informais (Petizes e Traquinas); estabelecer contactos regulares com os responsáveis técnicos dos emblemas filiados, de modo a conjuntamente analisarmos e avaliarmos algumas sugestões de melhoria de procedimentos ou eventuais alterações de quadros competitivos, nomeadamente nos escalões mais novos; visar o aumento do número de praticantes e aumento da taxa de retenção na modalidade, especialmente na transição para o escalão sénior”, são temas elencados por Pedro Santos, que ganham destaque.

O coordenador técnico não duvida de que “a razão de ser das associações distritais são os clubes seus filiados”. “Como tal, para que exista uma relação saudável e de entreajuda entre todas as partes envolvidas nesta atividade, é necessário um contato permanente, no sentido de conhecermos as necessidades e limitações de todos”, sublinha Pedro Santos, realçando “o objetivo de aumentarmos o nível de qualidade dos praticantes e o nível competitivo das equipas dos nossos filiados, tentando sempre arranjar soluções face aos problemas apresentados”.

No plano das seleções distritais, Pedro Santos, considera que “deverão espelhar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos clubes, e como tal, são uma montra para os praticantes poderem mostrar aos selecionadores nacionais o seu valor, e, por consequência disso, validar o processo de formação dos clubes formadores”.

Num remate final, Pedro Santos, no âmbito do desempenho do cargo, reitera a disponibilidade institucional para trabalhar junto dos emblemas filiados, sabendo que “quanto mais fortes estiverem os clubes, mais forte será a Associação de Futebol de Setúbal”.

Em nome da Associação de Futebol de Setúbal, o presidente da Direção, Francisco Cardoso, saudou o ingresso de Pedro Santos na estrutura associativa, desejando ao coordenador técnico distrital a “concretização de um grande trabalho que contribua para o fortalecimento do universo associativo”.