A Cerimónia de Entrega de Diplomas e Placas às Entidades Formadoras Certificadas filiadas na Associação de Futebol de Setúbal (AF Setúbal), no âmbito do Processo de Certificação da Federação Portugesa de Futebol (FPF), referente à época 2020/21, reuniu, esta terça-feira, no Auditório Bocage, em Setúbal, cerca de uma centena de convidados em representação dos 28 clubes e sociedades desportivas distinguidos, autarquias da região e das estruturas dirigentes da FPF e AF Setúbal.

Um evento de particular reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos emblemas do nosso universo associativo em nome da qualidade formativa no que ao futebol e futsal respeita, que, assinale-se, registou a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, bem como por três presidentes (Barreiro, Moita e Sesimbra) dos nove municípios com entidades certificadas distinguidas, no decorrer de uma sessão festiva organizada pela Associação de Futebol de Setúbal, presidida por Francisco Cardoso.

“Agradecer a excelente escolha da Associação de Futebol de Setúbal para a realização desta cerimónia no Auditório Bocage”, salientou Luís de Matos, elemento do executivo da Junta de Freguesia de São Sebastião, proprietária do prestigiado espaço, no âmbito da intervenção institucional de boas-vindas, na qual congratulou todos os clubes que, pouco depois, seriam distinguidos.

Luís de Matos, executivo da Junta de Freguesia de São Sebastião

Neste seguimento, o presidente da Direção da AF Setúbal, ao saudar com “especial entusiasmo” todos os presentes numa   “cerimónia de reconhecimento aos nosso clubes e sociedades desportivas pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Certificação de Entidades Formadoras”, não hesitou, desde logo, em agradecer à Junta de Freguesia de São Sebastião, na pessoa do presidente, Nuno Costa, a cedência do magnifico espaço que é Auditório Bocage, para a realização do evento, refletindo um reforço da parceria institucional entre as duas instituições.

A presença do presidente da FPF e de responsáveis máximos por municípios e representantes de aqutarquias da nossa região foram igualmente assinaladas, de forma destacada, por Francisco Cardoso, com um agradecimento “muito particular”, ao líder federativo, a quem “é sempre um prazer receber no nosso distrito” e aos autarcas “o que muito nos honra e engrandece este momento de proximidade institucional alicerçado nos clubes que representamos”.

Francisco Cardoso, presidente da Associação de Futebol de Setúbal

“Este é um momento de afirmação dos clubes. Um momento em que prestamos o devido e justo reconhecimento por todo um trabalho e dedicação que têm vindo a evidenciar em nome do Processo de Certificação de Entidades Formadoras”, realçou o presidente da AF Setúbal, sobre um processo estruturante no âmbito federativo e cada vez mais mobilizador no seio das associações e nos clubes.

Ao felicitar todas as entidades distinguidas, Francisco Cardoso, não deixou de vincar, na ocasião, “uma palavra de particular agradecimento a todas as autarquias do nosso distrito, por todo o apoio dado nestes dois últimos anos de pandemia aos nossos clubes”. “Sem esse apoio, não tenho dúvidas que alguns clubes tinham ficado numa situação insustentável”.

“Todavia, também fruto desse amparo institucional, a dinâmica do nosso universo associativo está a recuperar, sendo o que neste momento estamos somente a cerca de 300 atletas de registarmos semelhante número de praticantes inscritos em relação à época anterior ao início do período pandémico, nomeadamente a de 2019/2020”, assinalou.

Sobre o processo de Certificação de Entidades Formadoras, no âmbito da AF Setúbal, Francisco Cardoso recordou um percurso com com poucos clubes envolvidos. “Mas, neste momento, já são cerca de 40 por cento, e o nosso objetivo é termos em 2024, cerca de 60 por cento dos nossos clubes certificados”.

O presidente da AF Setúbal agradeceu “todo o empenho e apoio aos clubes nesta jornada de acompanhamento pelos elementos que constituem a equipa da Subcomissão Distrital da Certificação”, entre os quais Fernanda Martins, que apresentou brilhantemente a cerimónia institucional.

“Parabéns a todos e votos de que reforcem a vossa certificação em nome de mais qualidade do nosso futebol e futsal”, concluiu.

A encerrar os momentos reservados aos discursos institucionais, o presidente da FPF não hesitou em libertar as primeiras palavras para assumir “o imenso prazer de estar na região de Setúbal e gosto em presenciar a cerimónia de reconhecimento às entidades formadoras filiadas na AF Setúbal”.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Reiterando elogios ao Auditório Bocage, Fernando Gomes saudou a a presença dos representantes dos municípios da região e reforçou a importância dos apoios institucionais cedidos pelas autarquias aos clubes em período de pandemia, evitando “amarguras muito piores”.

No que concerne à certificação das entidades formadoras, o líder federativo afirmou tratar-se de “um processo marcante na história da FPF”. “Incentiva o desenvolvimento e o alargamento da base e visa o aumento da prática desportiva, mas também da qualidade”.

Realçando o papel dinamizador da Comissão de Certificação da FPF, liderado pelo diretor Júlio Vieira, Fernando Gomes agradeceu e elogiou o trabalho de todos os clubes e da AF Setúbal pelo contributo em prol do processo certificativo.

De acordo com o presidente da FPF, a dimensão representativa da AF Setúbal “tem vindo a fazer um esforço acrescido”. “De 14, subiu para 16 e agora são 25 as entidades certificadas”, registou Fernando Gomes, concluindo a intervenção com renovados agradecimentos à AF Setúbal, aos clubes e às autarquias da nossa região.

O evento prosseguiu com a entrega dos diplomas e placas às entidades formadoras, que apresentamos, abaixo, numa cerimónia finalizada com todos os distinguidos e convidados institucionais reunidos no palco do Auditório Bocage.

 

O processo de Certificação de Entidades Formadoras na FPF, teve início em janeiro de 2015, com o objetivo de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, nomeadamente a inscrita na anterior Lei 28/98, de 26 junho, substituída pela Lei 54/2017, de 14 de julho, que deixa clarificado: “para efetuar o registo de Contratos de Formação Desportiva (CFD), na respetiva Federação, o clube tem que obter a Certificação como Entidade Formadora.” Para além do imperativo legal, a Certificação de Entidades Formadoras, pretende igualmente contribuir para a melhoria da qualidade do processo de formação dos jogadores nacionais.

Com o novo modelo de Certificação por Níveis, mais abrangente e inclusivo, com a colaboração e proximidade das Subcomissões de Certificação das Associações Distritais, o processo de Certificação é um instrumento cada vez mais forte e decisivo para a qualificação da formação dos praticantes e organização desportiva dos clubes e que ele terá um impacto muito relevante no futuro da formação, estabelecendo padrões mínimos de qualidade e facilitando a vida de pais e familiares dos praticantes.