A mais recente participação de uma seleção distrital da Associação de Futebol Setúbal traduziu-se na destacada conquista do título de Vice-Campeã, registado Fase Final – Liga de Ouro, da edição 2022 do Torneio Nacional Interassociações de Futebol 9 Feminino – Sub-16, evento que decorreu, entre os dias 15 e 17, na região da Guarda, com a participação das 22 seleções distritais e regionais de futebol.

Um desfecho que resultou de um assinalável percurso competitivo das jovens futebolistas que vestiram as cores da nossa região, que começou com o triunfo na Fase Zonal e que apenas ficou decidido no desempate, no último domingo, no jogo da Final da Liga de Ouro, grupo que esteve reservado às oito seleções mais bem classificadas da fase zonal, sendo que as demais ficaram distribuídas, de acordo com as respetivas classificações zonais, na Liga de Prata e Liga de Bronze.

Ao fazer um balanço da prestação alcançada, João Pedro Valente, selecionador distrital dos escalões de futebol formativo da AF Setúbal, não hesitou em considerar o resultado como “um feito que enaltece o futebol feminino do nosso distrito, o trabalho realizado pelos clubes no desenvolvimento e formação das atletas e que muito prestigia a Associação de Futebol de Setúbal”.

A edição 2022 do Interassociações sub-16, o primeiro na variante de futebol 9 em contraponto com a de 7, reafirmou um contexto competitivo “que reúne talento e competência, com um quadro competitivo bastante apelativo, que permite a todas as seleções sistritais manterem os índices de competitividade e motivação até ao último encontro”, avaliou o técnico distrital, salientando que “o facto de termos chegado, numa primeira instância, à Liga de Ouro e, posteriormente, à Final da prova, enche-nos a todos de orgulho”.

Ao recordar o trajeto competitivo nos três jogos da Fase Final, João Pedro Valente, assumiu que “a vitória sobre a congénere de Viseu, nos quartos de final, permitiu-nos ganhar confiança e instalar no grupo a convicção que estaríamos preparados para os desafios seguintes”.

“O jogo da semifinal com a AF Lisboa e a Final com AF Braga vieram comprovar não só o talento reconhecido das nossas atletas, mas também um elevado nível de competência nos comportamentos táticos e estratégicos definidos para cada encontro, que aliados a um constante sentido de colaboração e entreajuda, permitiu a realização dos jogos da Fase Zonal e Fase Final sem qualquer derrota ou golo sofrido durante o tempo regulamentar”, realçou.

Ainda no que respeita ao âmbito da competição, o jogo da Final ficou marcado pela exibição de cartões brancos, pela árbitra Bárbara Peixoto, aos selecionadores da AF Setúbal e da AF Braga, João Pedro Valente e Joana Carvalho, respetivamente, treinadores que, durante o intervalo do jogo, apelaram, em uníssono, para que os familiares e adeptos afetos às seleções finalistas acalmassem os ânimos, condição para que a segunda parte do encontro fosse realizada.

“Querer ganhar faz e fará sempre parte da essência do jogo, e é importante que os nossos jovens atletas sejam educados nesse sentido, mas sem nunca descurar os príncipios éticos e de Fair-Play, e neste sentido, e na sequência do cartão branco, na Final do Interassociações, que deixo o apelo a Treinadores, Dirigentes, Árbitros e Encarregados de Educação que são agentes no processo de formação de crianças e jovens, e na condução de princípios que orientam a prática desportiva, que o façam sempre numa perspetiva centrada no atleta. Eles são e serão sempre os protagonistas e os que mais precisam de bons exemplos para o seu crescimento pessoal e social”, vincou o técnico da AF Setúbal.

Instado a caraterizar o grupo que representou a nossa seleção, o técnico distrital apontou a palavra união, como sendo aquela que melhor define este grupo de atletas. “Para que o sonho se conjugue com realidade é preciso certeza, mesmo na adversidade, e elas foram excepcionais na resposta a momentos que testaram a nossa capacidade de superação”, elogiou.

João Pedro Valente, ao avaliar a importância do registo, lembrou que “foi uma jornada marcante para estas 15 jovens vice-campeãs que estiveram presentes na Fase Final, mas, igualmente, para as atletas Beatriz Marques, Nair Frias, Daniela Gonçalves, Nikol Teixeira e Soraia Cabá que também estiveram ligadas a esta campanha, com a respetiva participação no triunfo na Fase Zonal”.

As seleções distritais são um espaço cada vez mais relevante para a promoção dos jogadores e jogadoras tendo em conta o acesso às seleções nacionais. O selecionador da AF Setúbal reitera esta afirmação e acredita que “esta prestação coletiva, possa ‘abrir uma janela de oportunidade’ para que num futuro próximo, mais atletas possam vivenciar tamanha experiência”.

A cimentar as dinâmicas das seleções, os clubes e o trabalho formativo que desenvolvem estão na primeira linha, pelo que a relevância deste resultado para a evolução do futebol formativo no feminino na nossa região é encarada como factor de renovada motivação.

“Felizmente existem cada vez mais clubes a apostar no futebol feminino, e por consequente mais atletas a praticar esta modalidade, o que nos permite aumentar também de forma muito significativa o número de atletas observadas no Centro de Treinos. Que este resultado meritório, partilhado com os clubes, seus dirigentes e treinadores de formação, são eles que diariamente contribuem para a evolução e formação integral destes jovens, possa servir de motivação para uma aposta contínua, conjunta, estruturada e articulada na promoção e desenvolvimento do futebol feminino”, sublinhou, com especial reconhecimento, o técnico distrital.

Num remate final sobre aquilo a que apelidou de “viajem maravilhosa”, João Pedro Valente afirmou: “Foram para nós dias incríveis, de uma enorme riqueza de experiências, vividas e partilhadas com muita intensidade e repletas de momentos emotivos. Um agradecimento a todos os que fizeram esta viagem connosco”.