A Associação de Futebol de Setúbal comemora hoje, dia 5 de maio de 2022, 95 anos de História e gostaria de aproveitar esta oportunidade, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal, para deixar, desde já, uma saudação a todos os seus sócios, clubes, núcleos de árbitros e seus dirigentes, bem como a todos os elementos dos órgãos sociais, funcionários e colaboradores da instituição, árbitros, praticantes e a todos os demais agentes desportivos do Futebol Distrital.

Em primeiro lugar, importa recordar os treze clubes que fundaram a Associação de Futebol de Setúbal, dos quais apenas cinco continuam filiados: Luso Futebol Clube, Palmelense Futebol Clube, São Domingos Futebol Clube, União Futebol Comércio e Indústria e Vitória Futebol Clube.

Ainda assim, é justo que se recorde o nome dos restantes clubes fundadores: Bonfim Futebol Clube, Estrela Sporting Clube, Grupo Desportivo dos Empregados do Comércio, Grupo Desportivo Setubalense “Os Treze”, Racing Clube Setubalense, Sporting Clube de Setúbal “Os Miúdos”, Sporting Clube Setubalense “Os Frades” e União Futebol Avenida.

Ao saudar os dirigentes, árbitros e praticantes do presente, gostaria igualmente de saudar todos aqueles que, ao longo destes 95 anos de uma dinâmica associativa de referência, com uma enorme dedicação à causa do futebol, futsal e futebol de praia permitiram um contínuo crescimento das respetivas modalidades no nosso Distrito.

Igualmente uma palavra de apreço para todos os nossos funcionários, atuais e passados, porque sem o seu esforço e dedicação a Associação não conseguiria por certo ser aquilo que hoje representa.

Somos os herdeiros de um passado com uma riqueza enorme, recheado de feitos, de pessoas e de instituições que contribuíram para a História do futebol nacional e até internacional. Sem esquecer o passado, devemos continuar com os olhos postos no futuro e é com este espírito que devemos todos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

Todos conhecem bem as dificuldades com que os nossos filiados se debatem, em todas as variantes praticadas, Futebol de 11, de 9 ou de 7, Futsal ou Futebol de Praia, no Masculino e no Feminino.

Desde a exiguidade de infraestruturas em quantidade para dar resposta a todos os que pretendem praticar a modalidade, com a qualidade que permita fazer um trabalho com o nível que todos gostariam de atingir, passando pela cada vez maior dificuldade em encontrar dirigentes que de uma forma voluntária se disponham a trabalhar gratuitamente ao serviço dos seus emblemas, que pela sua natureza estão vocacionados para servir as populações, sem esquecer a cada vez maior exiguidade dos apoios disponibilizados aos clubes para que estes possam responder a todas as solicitações e aos desafios que se lhes colocam.

A própria Associação também se debate com muitas dessas dificuldades, nomeadamente a falta de apoios e o escasso número de árbitros para fazer face ao cada vez maior número de jogos e de praticantes.

Apesar do esforço efetuado no passado para dotar os serviços de instalações administrativas condignas e adequadas aos que lá trabalham, mas também para os que usufruem do espaço, continuam a existir dificuldades ao nível das instalações desportivas, para o trabalho das seleções e dos árbitros distritais, para os cursos de treinadores, sem esquecer a possibilidade de disponibilização desse espaço desportivo para a comunidade, educativa e/ou desportiva, para uma prática mais formal ou até informal, promovendo e incrementado uma prática desportiva salutar e que se deseja cada vez maior.

Por outro lado, o contexto pandémico que atravessámos, e as dificuldades que se colocaram no normal desenvolvimento do trabalho dos clubes, na prática desportiva e com a organização das provas, sem esquecer os impactos de natureza financeira, foi um duro teste à capacidade de resiliência de todos e que só foi possível ultrapassar, com bom senso, diálogo e trabalho, pelo que todos sem exceção, dirigentes, clubes e funcionários, estão de parabéns por todo o trabalho desenvolvido.

Hoje é um dia de celebração de mais um aniversário e gostaria de deixar uma mensagem de esperança porque, apesar destas dificuldades, temos de ser otimistas relativamente ao futuro, e acreditar que é possível com trabalho atingir os objetivos a que cada um de nós, atores desta realidade, nos propomos alcançar, pelo que não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para renovar a vontade de, em conjunto com todos os agentes desportivos, pugnar pela evolução e progresso do futebol Distrital e Nacional em todas as suas vertentes.

Naturalmente que gostaria igualmente de deixar uma mensagem de Fair Play, principalmente nesta altura das competições em que está em jogo o trabalho de uma época, e recordar que o Fair Play também se ensina e que o Fair Play defende o Futebol.

Obrigado.

VIVA A ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL!

VIVAM O FUTEBOL, O FUTSAL E O FUTEBOL DE PRAIA!

 

Saudações Desportivas

Joaquim Sousa Marques
Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal