“Voltamos a estar juntos, mais uma vez, dois anos depois de uma ausência imposta por uma pandemia que tudo e a todos afetou.

Voltamos a estar juntos para celebrar o Desporto, as conquistas coletivas e os méritos individuais que assumiram especial destaque no nosso futebol e futsal”, assim arrancou a apresentação da Festa de Encerramento das Atividades da Associação de Futebol de Setúbal - Época 2021/2022, evento que reuniu, esta sexta-feira (8), no Salão Nobre da Sociedade Democática União Barreirense “Os Franceses”, no Barreiro, a celebração da família associativa.

Na presença de cerca de 400 pessoas, entre dirigentes, técnicos, atletas e convidados institucionais, a tradicional cerimónia festiva com marca AF Setúbal, este ano apresentada pelo jornalista Pedro Gamito, que integra a redação da Sport TV, resultou num evento recheado de renovado entusiasmo, sentimento que sublinhou a entrega dos muitos troféus coletivos (torneios complementares e disciplina) e distinções individuais (cartão branco).

Na qualidade de apresentador o jornalista Pedro Gamito conduziu a cerimónia festiva

Na noite de celebração, a Direção da AF Setúbal reservou, igualmente, momentos de particular destaque para dois atletas que ganharam o estatuto internacional, assinalou subidas a patamares nacionais e homenageou um técnico setubalense que levou Portugal ao topo do Mundo.

Nos instantes que antecederam o início do desfilar das entregas dos troféus e dos demais reconhecimentos, houve lugar às intervenções institucionais, com o presidente da Sociedade Democática União Barreirense “Os Franceses”, Alexandre Nuno Teixeira, na qualidade de anfitrião, a testemunhar “a honra de receber a cerimónia” e o “orgulho por ver o salão cheio”. O dirigente da prestigiada coletividade barreirense, que vai assinalar, em agosto, 152 anos de historial, não hesitou em agradecer à Direção da AF Setúbal por escolher o distinto espaço para a realização do evento.

Alexandre Nuno Teixeira, presidente da SDUB "Os Franceses"

Alexandre Nuno Teixeira recebeu placa de reconhecimento institucional da AF Setúbal entregue pelo presidente Francisco Cardoso

No plano federativo, Rui Manhoso, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, realçou o facto da AF Setúbal ser reconhecida como uma “associação dedicada ao trabalho e à defesa do futebol”.

O dirigente da FPF, ao saudar a AF Setúbal e a família associativa, salientou a importância da realização da festa, desejando que o respeito e o Fair Play estejam sempre presentes em todas os recintos de jogo e em todas as provas”.

Rui Manhoso, diretor da FPF

Por sua vez, em representação da Câmara Municipal do Barreiro, a vederadora Arlete Cruz felicitou a AF Setúbal pela realização da cerimónia festiva, momento que sublinhou pelo entusiasmo e adesão, enaltecendo o papel dos dirigentes, técnicos e atletas, que contribuem de forma determinante para o dinamismo do Desporto no distrito.

A autarca barreirense saudou a celebração da atividade desportiva e não deixou de vincar o “percurso histórico da AF Setúbal que ao cabo de 95 anos de História continua a promomer os valores do respeito e do Fair Play na região de Setúbal”.

Arlete Cruz, vereadora da CM Barreiro

Coube ao presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, a conclusão do período de intervenções institucionais, com um um discurso do qual começou por agradecer, a disponibilidade da Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses para a realização da cerimónia no Salão Nobre da coletividade, “palco de excelência, muita tradição e de reconhecido significado para a Cultura do Barreiro e da nossa região”.

Saudando, com especial entusiasmo, todos os representantes dos clubes nossos filiados (dirigentes, técnicos e atletas) e os convidados institucionais que muito honraram com a respetiva presença, Francisco Cardoso felicitou todos quantos contribuíram para a conclusão de uma época desportiva “muito desgastante”, que decorreu na sequência de uma pandemia que obrigou a “enfrentar desafios acrescidos”, com paragens na atividade regular e uma série de constrangimentos.

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal

“A resiliência não é uma palavra vã para a família AF Setúbal. Todos foram e continuam a ser verdadeiros heróis no enfrentar dos obstáculos. Os Homens e as Mulheres do futebol, futsal e futebol de praia provaram, mais uma vez, com a disponibilidade e reconhecido trabalho, que são o alicerce da Associação e a força de uma dinâmica ímpar”, elogiou.

O líder diretivo realçou o “empenho e dedicação dos Clubes”, que através dos seus Dirigentes e demais representantes, “não só garantiram a sustentabilidade necessária, como muitos conseguiram reforçar a atividade”.

“Esse facto, assinalável, fez com que a AF Setúbal pudesse aumentar o número de praticantes em relação à época desportiva 2019/2020, motivo que nos deve orgulhar a todos”, destacou Francisco Cardoso, felicitando e agradecendo a todo o universo associativo.

Nesse sentido de crescimento, o presidente associativo relevou a evolução do futebol no feminino, desejando que esse cenário, que tem contado e vai continuar a contar com incentivos da AF Setúbal, possa ser reforçado e acompanhado no futsal.

No âmbito da organização das provas da época desportiva finda, Francisco Cardoso, evidenciou naturais dificuldades de preparação da mesma atendendo aos ‘timings’ decorrentes da realização do ato eleitoral associativo, cuja tomada de posse dos novos órgãos sociais aconteceu dois meses antes do início da época. Mas, o planeamento foi concretizado, apesar de tudo, de acordo com o estabelecido.

“Sabíamos que um Campeonato de Futebol da 1ª Distrital de Seniores Masculinos com 20 equipas envolvia muitas jornadas e as datas não iriam esticar. Os clubes optaram por fazer uma prova de 38 jornadas, sem datas para a nossa Taça da Associação denominada “Joaquim José Sousa Marques”, o que poderia fazer com que a AF Setúbal tivesse na época 2022/2023, menos um representante na Taça de Portugal.

Todavia, podemos informar, desde já, que a Federação Portuguesa de Futebol, autorizou que o nosso 3.º classificado do Campeonato pudesse utilizar essa vaga. Ou seja, vão à Taça de Portugal o UF Comércio e Indústria e o Clube Olímpico Montijo SAD”, anunciou.

Francisco Cardoso, ainda no âmbito do principal campeonato de futebol masculino, clarificou que, tal como foi aprovado pelos clubes, na época 2022/2023 a competição será composta por 18 clubes, sendo que em 2023/2024 serão, novamente, 16 clubes.

Noutro âmbito, a época agora finda também foi diferente das outras em resultado de uma “acrescida agitação nas redes sociais, no que a observações sobre a AF Setúbal respeita, nomeadamente manifestadas em diversos grupos organizados”.

“A Direção da AF Setúbal não foi, não é e nunca será instrumentalizada pelas redes sociais, onde muitas vezes os clubes e os seus dirigentes ficaram admirados com diversa, alegada, informação, somente para desestabilizar, e muitas vezes com insultos criminosos, provocações gratuitas e perfis falsos”.

“Garanto-vos, que tudo isso, fez com que a Direção da AF Setúbal e o seu Presidente ficassem mais fortes e mais determinados em continuar um trabalho por mais e melhores condições de atuação dos clubes”, assegurou Francisco Cardoso.

A concluir a intervenção, numa noite que celebrou as coisas boas, concretizadas por pessoas a bem do nosso futebol, futsal e futebol de praia, o presidente da AF Setúbal reforçou a importância da realização da Festa, enalteceu os que venceram e incentivou os que não venceram a renovar o trabalho para poderem estar mais fortes na próxima época desportiva e desejou que a nova a época desportiva comece com todo o entusiasmo e que seja diferente para melhor do que esta”, antes de aclamar:

Viva o Futebol, Futsal e Futebol de Praia do Distrito de Setúbal!

Viva a Associação de Futebol de Setúbal!”

Nesta sequência das intervenções institucionais e entre o recordar em imagens das dezenas de cerimónias de entregas de troféus de campeões e vencedores de taças no plano distrital, realizadas nos recintos dos nossos clubes, foi promovido o reconhecimento institucional da Direção da AF Setúbal, as mais recentes atletas internacionais por clubes da nossa região, no caso a futsalista Inês Padinha Silva (Futsal Feijó-ADLF) e o futebolista Rodrigo Grenha (Vitória FC).

A Inês Padinha Silva ganhou o estatuto de internacional no dia 11 de março de 2020, no jogo Portugal-Rússia, ao serviço da Seleção Nacional Sub-17.

Inês Padinha Silva recebeu a distinção das mãos dos presidentes Francisco Cardoso (Direção) e Joaquim Sousa Marques (Mesa da Assembleia Geral)

O Rodrigo Grenha viu oficializada a sua primeira internacionalização pela Equipa das Quinas, no dia 22 de novembro de 2019, num Portugal-Itália, entre seleções nacionais sub-15.

Rodrigo Grenha no momento em que exibe a placa de distinção da AF Setúbal entregue por Francisco Cardoso e Joaquim Sousa Marques

Ambos os atletas refiraram-se ao momento da estreia com a camisola de Portugal como um dia de grande orgulho e enorme satisfação.

No âmbito das distinções individuais, a Direção da AF Setúbal reservou um momento de especial homenagem a uma personalidade que pertence à nossa famíla associativa, a saber:

“Nasceu no Bairro Santos Nicolau, em Setúbal, a 4 de dezembro de 1953.
Queria ser engenheiro químico, mas a vida fez-lhe a primeira finta logo muito cedo e veio parar ao futebol depois de se formar em Educação Física.
Chegou a profissional do Vitória FC pelas mãos de José Maria Pedroto.
Foi colega de equipa de Jorge Jesus e de Jaime Graça e chegou mesmo a defrontar Eusébio, em várias ocasiões.
Depois de pendurar as chuteiras, tornou-se adjunto, durante muitos anos, de Quinito.
Enquanto técnico principal esteve no banco do Sporting de Espinho, U. Leiria, Marítimo, Portimonense e claro do Vitória FC.
E foi também na sua terra natal que se apaixonou pelo Futebol de Praia.
Foi bicampeão com o Vitória FC e ao sucesso que granjeou com os sadinos seguiu-se o leme da Seleção Nacional de futebol de praia em 2013.
Das muitas conquistas que alcançou com a equipa das Quinas destacam-se: 4 Mundialitos, 4 Ligas Europeias e os 2 títulos de Campeão Mundial de Futebol de Praia”.
 

Foi com esta apresentação de Pedro Gamito que Mário Narciso subiu ao palco e recebeu os fortes aplausos de todos os presentes na Festa da AF Setúbal.

Mário Narciso foi distinguido com o troféu de homenagem da AF Setúbal pelo presidente Francisco Cardoso

“Obrigado a todos pelo vosso carinho. Permitam-me agradecer esta homenagem a todos os jogadores, que durante estes dez anos que eu levo à frente da Seleção, têm feiro parte dos trabalhos da Equipa Nacional”.

“Podemos ser grandes treinadores, muito interessados na matéria, mas se não tivermos jogadores não ganhamos. Pelo que este pémio é dedicado a eles”.

“E, naturalemente, agradeço, de forma muito particular, à Direção da AF Setúbal, que está atenta ao meu trabalho, por esta prestigiada distinção. Muito obrigado”, registou, Mário Narciso, selecionador nacional de futebol de praia.

Seguindo com destaques no coletivo, naquilo que são conquistas sempre de grande relevância para os clubes, a AF Setúbal promoveu o reconhecimento às equipas que garantiram subidas aos patamares nacionais na época 2022/2023, no caso, ambas em representação do FC Barreirense:

- pela Subida ao Campeonato Nacional Feminino de Futebol Sénior da 2.ª Divisão;

- pela Subida ao Campeonato Nacional Masculino de Futsal Sub-19.

Refira-se que ao longo das cerca de duas horas de evento, no qual foi ainda destacado um momento para entrega dos diplomas aos formandos que concluíram com aprovação o Curso de Formação de Diretores das Entidades Formadoras, a Direção da Associação de Futebol de Setúbal, além do presidente Francisco Cardoso, esteve representada pelo vice-presidente Narciso Júnior e pelos diretores, Amadeu Mota e Amândio de Jesus.

Os presidentes da Mesa da Assembleia Geral, Joaquim Sousa Marques, e do Conselho de Arbitragem, José Manuel Esteves, bem como Joaquim Magina (secretário da MAG), marcam igualmente presença na cerimónia, brilhantemente apresentada por Pedro Gamito, e que se revestiu de muita alegria partilhada pelas cerca de 400 pessoas que, dois anos depois, voltaram a festejar em nome da família da AF Setúbal.

Parabéns, a todos!

Galeria de fotos