A Associação de Futebol de Setúbal registou um total de 36 entidades formadoras certificadas e/ou reconhecidas, em candidaturas individuais ou conjuntas, no âmbito da avaliação final da Federação Portuguesa de Futebol referente ao processo de Certificação de Entidades Formadoras 2021/2022.

Um valor assinalável e que é sinónimo de uma evolução de 44 por cento, quando em comparação com a avaliação da época anterior, na qual a AF Setúbal fechou 2020/2021 com um total de 25 entidades certificadas e/ou reconhecidas.

Refira-se que, no que respeita aos emblemas filiados na AF Setúbal, em 2021/2022 foram 61 as candidaturas avaliadas, mais 15 (32,6%) em comparação com a época transata.

Dados históricos que resultam do compromisso, dedicação e muito trabalho evidenciado pelos nossos clubes e sociedades desportivas, cujo mérito e reconhecimento é devido, e que espelham um aumento de qualidade e estatuto de diferenciação em nome do dinamismo da atividade formativa, no caso em prol do futebol e futsal, quer no masculino ou feminino.

Recorde-se que todas as condidaturas contaram com o devido acompanhamento por parte da Subcomissão de Certificação da AF Setúbal.

Eis as entidades formadoras filiadas na AF Setúbal certificadas em 2021/2022:

Futebol Masculino

(4 Estrelas)

Amora FC + Amora FC SAD
FC Barreirense
Vitória FC + Vitória FC SAD

 

(3 Estrelas)

AD Almada 2015
Beira Mar AC Almada
CD Cova da Piedade
CD Os Pelezinhos
CD Pinhalnovense
Charneca de Caparica FC
FC Alvaladense
GD Alcochetense
GD Alfarim
GD Fabril do Barreiro
GD Pescadores da Costa de Caparica
Monte de Caparica AC
Oriental Dragon FC
Seixal C 1925
Sonho XXI FC
UF Comércio e Indústria
UFC Moitense

 

(2 Estrelas)

CCD Brejos de Azeitão
CF Trafaria
GD Sesimbra

 

Futebol Feminino

(3 Estrelas)

Amora FC

 

 

Futsal Masculino

(3 Estrelas)

AC Benfica Charneca de Caparica
FC Barreirense

 

(2 Estrelas)

CDR Águias Unidas
GMD União e Progresso

 

(1 Estrela)

GDEB D. João I

 

Eis as entidades formadoras filiadas na AF Setúbal reconhecidas como Centros Básicos de Formação em 2021/2022:

Futebol Masculino

AF Colégio Atlântico
CR Instrução
GDEB D. João I

 

Futsal Masculino

CD Colégio Minerva
CR Sobredense
Portugal CR

 

Futsal Feminino

Futsal Feijó - ADLF

Assinala-se, em virtude da listagem, acima, exibida, a primeira entidade formadora filada na AF Setúbal com reconhecimento FPF, como é o caso do Futsal Feijó ADLF.

O processo de Certificação de Entidades Formadoras na FPF teve início em janeiro de 2015 com o objetivo de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, nomeadamente a inscrita na anterior Lei 28/98, de 26 junho, substituída pela Lei 54/2017, de 14 de julho, que deixa clarificado: “para efetuar o registo de Contratos de Formação Desportiva (CFD), na respetiva Federação, o clube tem que obter a Certificação como Entidade Formadora.” Para além do imperativo legal, a Certificação de Entidades Formadoras, pretende igualmente contribuir para a melhoria da qualidade do processo de formação dos jogadores nacionais.

Com o novo modelo de Certificação por Níveis, mais abrangente e inclusivo, com a colaboração e proximidade das Subcomissões de Certificação das Associações Distritais, o processo de Certificação é um instrumento cada vez mais forte e decisivo para a qualificação da formação dos praticantes e organização desportiva dos clubes e que ele terá um impacto muito relevante no futuro da formação, estabelecendo padrões mínimos de qualidade e facilitando a vida de pais e familiares dos praticantes.