Fernando Chalana, uma das grandes referências da História do futebol português e que começou por vestir a camisola do Futebol Clube Barreirense, faleceu esta quarta-feira, aos 63 anos.

Natural do Barreiro, Fernando Albino de Sousa Chalana, começou um percurso futebolístico assinalável ao fazer parte da equipa de juvenis do FC Barreirense, na qual apenas atuou na época 1973/1974, uma vez que o seu reconhecido talento lhe abriu portas no Sport Lisboa e Benfica, emblema que representou durante a maior parte das duas décadas em que exibiu o seu futebol-espetáculo pelos relvados nacionais e internacionais.

Chalana vestiu ainda as camisolas do Bordéus (França), Belenenses e Estrela da Amadora.

Em nome de Portugal, Fernando Chalana atuou ao serviço da nossa Seleção ("A", Sub-21 e Sub-18) por 42 vezes, sendo 27 ao serviço do conjunto principal, onde assinou dois golos, entre 1976 e 1988, tendo feito a sua despedida com a camisola das quinas no encontro entre Portugal e a Suécia (0-0), de preparação, a 12 de outubro de 1988.

Mereceu particular destaque a sua influência na equipa de Portugal que disputou a fase final do Campeonato da Europa de 1984, tendo inclusivamente integrado o melhor onze do torneio.

A Direção da Federação Portuguesa de Futebol determinou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória do antigo jogador Fernando Chalana, em todos os jogos das competições por si organizadas, entre 10 e 15 de agosto.

Neste momento de pesar, a Direção da Associação de Futebol de Setúbal, homenageando a memória do destacado antigo futebolista, endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Fernando Chalana e ao FC Barreirense.

C/FPF